Você encontrou um QR Code na embalagem da sua carne e ficou curioso para saber o que tem por trás daquele corte? Ótimo sinal. Isso mostra que você se importa com o que consome, com a sua saúde e com o impacto das suas escolhas. E é justamente para isso que estamos aqui: para contar tudo o que está por trás da carne bovina do Pão de Açúcar.

Mais do que uma tendência, essa carne de origem responsável do Pão de Açúcar representa uma mudança concreta no jeito como nos relacionamos com a alimentação. Quando você escolhe um produto que respeita o meio ambiente, as pessoas e os animais, também escolhe participar de uma cadeia mais ética, segura e consciente.

E para te mostrar exatamente o que significa tudo isso, vamos mergulhar juntos nessa história, mostrando o que é uma carne de origem responsável, quais são as práticas que seguimos para garantir qualidade e como tudo isso se conecta com nosso compromisso de construção de uma sociedade mais sustentável.

Vamos lá?

Nossos compromissos

Vista aérea de gado em pastagem, simbolizando compromissos com a sustentabilidade na produção de carne.

Para oferecer um produto com responsabilidade socioambiental, não basta olhar para o fim da cadeia. O cuidado com a qualidade e o processo produtivo começa lá no campo, com os animais.

Diretrizes para o bem-estar dos bovinos

Desde a criação, aplicamos diretrizes rigorosas conectadas aos princípios da ética social e ambiental dentro e fora do Pão. Todos os fornecedores parceiros seguem normas que garantem um ambiente adequado, acesso a alimento e água, espaço suficiente para expressar seus comportamentos naturais e possuem acompanhamento constante dos animais.

A saúde dos animais também é prioridade, todos os fornecedores fazem uso consciente de medicamentos, sempre seguindo as orientações técnicas e feito apenas quando necessário. Os animais recebem acompanhamento veterinário, com cuidados que seguem orientações técnicas, respeitando todas as etapas do processo, da fazenda ao abate.

Eles também precisam seguir rigorosamente as condutas de manejo mais seguras e livres de estresse. O respeito está presente em todos os passos e não deixa de existir no momento do abate. Para garantir esse cuidado, os processos seguem protocolos rigorosos que reduzem o sofrimento animal, com estrutura física e métodos que evitam dor ou estresse. Essa é uma forma de proteger a saúde dos bovinos, e garantir a segurança dos alimentos, levando o melhor para sua mesa.

Boas práticas ambientais

Além disso, os fornecedores sempre precisam respeitar as legislações e normas ambientais, como as áreas de proteção ambiental, não atuar em regiões embargadas e estar em conformidade com o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Tudo, vale reforçar, fiscalizado por equipes técnicas e órgãos federais que seguem as diretrizes nacionais e internacionais de qualidade, meio ambiente e bem-estar.

vaca e seus bezerros bem estar animal

Alinhamento com os ODS

Todas essas práticas estão conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), especialmente aos temas de consumo consciente, produção sustentável, bem-estar animal e trabalho digno. Mais do que seguir diretrizes globais, buscamos fazer parte ativa de uma transformação positiva na forma como a carne é produzida no Brasil.

Transparência com Qualidade Desde a Origem

Quando você compra uma carne Pão de Açúcar, seja para o seu churrasco, para aquela mega ocasião especial ou simplesmente para aquele almoço do dia a dia, pode ter a tranquilidade de estar comprando uma carne de qualidade e com responsabilidade. Por isso, você sempre poderá conferir essas informações de forma clara.

Produzir carne com responsabilidade socioambiental desde a origem pode ser um desafio, e sabemos desse ponto. Por isso, o caminho que escolhemos passa por tecnologia, rastreabilidade e boas-práticas no campo.

Confira quais são as práticas adotadas na cadeia de produção das nossas carnes.

Rastreabilidade da carne

Investimos em tecnologia para assegurar que a carne Pão de Açúcar chegue à sua casa com mais rastreabilidade e menos impacto. Entre os recursos usados estão soluções digitais que permitem o monitoramento da origem dos animais, a conformidade aos critérios socioambientais, o tipo de criação e a rota percorrida até o frigorífico, centros de distribuição e lojas.

Esse rastreamento contribui para que o produto não esteja associado a irregularidades ambientais ou sociais, como desmatamento, embargos, invasões às terras indígenas, quilombolas e unidades de conservação, e trabalho análogo ao escravo. E mais: permite que você escolha com tranquilidade, sabendo exatamente a procedência da carne que você está colocando à mesa para sua família.

Práticas éticas

O trabalho com fornecedores é pautado por regras claras: não aceitamos quem descumpre leis ambientais, promove desmatamento, utiliza trabalho ilegal ou não segue normas de bem-estar animal. Também exigimos transparência nos processos e o cumprimento das metas de monitoramento definidas nas nossas políticas.

Escolhas conscientes fazem bem para você e para o planeta

A carne de origem responsável do Pão de Açúcar reúne bem-estar animal, manejo responsável, uso de tecnologia, rastreabilidade e compromisso socioambiental. E esse QR Code existe justamente para te mostrar, de forma transparente, a atenção dada em cada etapa que essa carne percorreu — da fazenda até a sua mesa.

Quando você opta por esse caminho, fortalece uma cadeia que valoriza a sustentabilidade. Ao escolher uma carne que respeita o meio ambiente, os animais e as pessoas, estamos juntos expressando cuidado com você, com quem está à sua volta e com o nosso planeta.

Se você gostou de saber sobre a carne de origem responsável, acompanhe outros conteúdos do Blog do Pão que podem ser interessantes, como esse sobre as melhores carnes para churrasco ou este sobre melhores cortes de carne suína. Aqui, sempre tem muitas dicas, ideias e informações para quem quer viver uma vida mais gostosa, prática e feliz.

Até a próxima!