Você sabe a procedência da carne que vai parar na sua mesa?

Você sabia que as carnes vendidas em nossos açougues, além de apresentar ótima qualidade, também contemplam aspectos sociais e ambientais?

Nossos compromissos:

Temos como compromisso não só oferecer aos nossos clientes produtos de boa qualidade com preços justos, mas também provenientes de fornecedores que respeitem o meio ambiente, as pessoas e o bem-estar animal. Saiba como monitoramos a procedência da carne que vai parar na sua mesa.

Por meio do Programa Qualidade desde a Origem (QDO), incentivamos a promoção do mais alto padrão de qualidade no desenvolvimento da cadeia produtiva, por meio de um rigoroso programa de avaliação recorrente dos fornecedores. Para isso, realizamos auditorias com critérios de qualidade, socioambientais e de bem-estar animal e priorizamos a compra de produtos dos fornecedores com melhor desempenho. Tudo isso para garantir que nossos produtos e serviços estejam sempre alinhados com o que há de melhor e satisfazer as necessidades de nossos clientes.

 

Bem-Estar Animal

O GPA foi o primeiro varejista alimentar brasileiro a firmar, em 2017, um compromisso pelo bem-estar animal. Em 2021, lançamos nossa Política de Bem-estar Animal, a qual estabelece diretrizes para toda a nossa operação e orienta sobre as relações existentes entre o GPA e os fornecedores nas cadeias de ovos, frangos, bovinos e suínos, sendo condição obrigatória para o abastecimento. Temos como compromisso alcançar, até 2028, 100% da carne de frango (marcas exclusivas) e da carne suína (todas as marcas) disponibilizada em nossas lojas proveniente de fornecedores que contemplem o bem-estar animal, considerando a boa saúde dos animais, com condições físicas e psicológicas adequadas e o respeito ao seu comportamento natural. Além disso, até 2025, 100% dos nossos fornecedores de carne bovina deverão estar comprometidos publicamente com o bem-estar animal.

Critérios Socioambientais

No caso dos fornecedores de carne bovina, eles também devem cumprir integralmente os critérios da Política Socioambiental de Compras de Carne Bovina. Criada em 2016, a política visa garantir a transparência da cadeia produtiva e de fornecimento, abrangendo detalhes de percurso e origem, desde a fazenda até o abate, para checagem de que o gado não tenha sido criado em áreas de desmatamento, além de outros critérios. Para isso, possuímos um processo específico para homologar fornecedores, além do monitoramento constante, para garantir que os critérios definidos na política estejam sendo cumpridos, checados por meio de sistemas de rastreabilidade e geomonitoramento. Além disso, reanalisamos todos os lotes de compra do Grupo das fazendas originárias, verificando se estão em conformidade com os critérios estabelecidos.

Reafirmando nossos compromissos, trabalhamos de forma setorial em conjunto com governos, instituições fiscalizadoras e ONGs na implementação e na evolução de melhores práticas socioambientais para essas cadeias.

Você se preocupa com a origem da carne que consome? Quer saber mais?

Acesse os links:

https://www.gpabr.com/sustentabilidade/cadeia-de-valor/

https://www.gpabr.com/wp-content/uploads/2021/08/Pol%C3%ADtica-de-Bem-estar-Animal-do-GPA.pdf

https://www.gpabr.com/wp-content/uploads/2021/07/Pol%C3%ADtica-Socioambiental-de-Compras-de-Carne-Bovina.pdf

https://www.gpabr.com/pt/qualidade-desde-a-origem/