O consumo de carne vermelha é uma das práticas alimentares mais importantes para a manutenção da saúde humana. Esse alimento, rico em proteínas, vitaminas e minerais essenciais para o organismo do homem deve, sempre que possível, fazer parte do prato que vai para a mesa do brasileiro.

Essa mesma carne é centro de muitas atenções quando o assunto é alimentação saudável, visto que sua alta concentração de gordura saturada ainda é motivo para incentivar maior controle em seu consumo. Por isso, é incentivada a procura por versões mais “magras” de carne para garantir sua ingestão diária recomendada.

Nesse cenário de busca por opções de carne vermelha com perfil nutricional diferenciado é que surgiu a Rubia Gallega. Você conhece essa carne?

rubia-gallega-texto

Consumo de carne vermelha e qualidade de vida

Consumir carne vermelha é uma prática incentivada por profissionais da área da saúde, como os nutricionistas e os médicos, mas que deve ser realizada com muita atenção. A alta ingestão de gordura saturada na dieta é apontada, por muitos estudos científicos, como um dos motivos que levam ao maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis  (DCNT) – especialmente as cardiovasculares.

Optar por carnes com perfil mais “magro”, portanto, é uma maneira eficiente de garantir os benefícios do consumo deste alimento, reduzindo os riscos oferecidos por sua alta concentração de gordura saturada –contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.

Origem da Rubia Gallega

A raça Rubia Gallega tem sua origem de produção na Europa Central. Em todo o continente europeu, a Rubia Gallega é reconhecida por sua qualidade genética.

Características como o tipo de solo em que é criada, a qualidade de sua alimentação e até mesmo o melhoramento genético da espécie, permitem que esse bovino tenha características nutricionais consideradas muito interessantes para a saúde humana.

Características nutricionais da Rubia Gallega

Um estudo recente, desenvolvido por profissionais do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP, avaliou as características nutricionais do terneiro de Rubia Gallega. Neste estudo, foi constatado que a carne vermelha deste animal apresenta perfil “menos aterogênico” após a ingestão, quando comparada com uma carne bovina tradicional. Em resumo, ela pode ser considerada menos prejudicial para o sistema cardiovascular do que uma carne vermelha convencional.

Este mesmo mostra que a carne proveniente dos bovinos Rubia Gallega conta com 20% mais proteínas, 46% menos sódio, 58% menos gorduras saturadas e 30% menos calorias do que uma carne convencional.

Produção controlada

Um dos motivos para a Rubia Gallega fornecer uma carne mais saudável e segura para consumo humano é sua produção controlada aqui no Brasil.

As carnes fornecidas nos supermercados Pão de Açúcar, passam por critérios socioambientais e de segurança alimentar, que garantem a qualidade do produto que chega à mesa do consumidor. Cada pedaço de carne Rubia Gallega conta com um processo de rastreabilidade que garante a qualidade e segurança relacionadas com essa carne.

Que tal provar seu primeiro pedaço de Rubia Gallega? Você encontra esse tipo de carne no Pão de Açúcar mais perto de você!

Confira também uma receita de bife de chorizo e outra de costela preparadas com carnes de Rubia Gallega!