Uma tigela pequena e funda recheada com frutas frescas, vegetais, uma porção de peixe e uma opção de carboidratos. Essa descrição caracteriza um prato que tem se tornado cada vez mais popular pelas ruas das grandes cidades brasileiras: o Poke. Você já ouviu falar nele?

poke - refrescante

Prato havaiano que carrega diversas tradições

À primeira vista, o Poke pode parecer um prato da culinária oriental (por conta de sua apresentação, ingredientes e modo de consumo) mas ele foi criado no Havaí como uma alternativa para os dias quentes.

O nome Poke é uma palavra havaiana, que tem como significado o ato de cortar ou fatiar. Os pratos de Poke, portanto, são recheados de ingredientes bem cortadinhos e fatiados, fáceis e rápidos para consumir.

Por contar com uma grande influência da gastronomia de diversos lugares do mundo – em especial a japonesa – é possível perceber que o Poke conta com vários ingredientes de receitas tradicionais de outros países.

Sucesso na Califórnia e no resto do mundo

O Poke virou um verdadeiro sucesso na Califórnia por conta de suas características perfeitas para o verão e os dias de sol. Ele é um prato fresco, bem geladinho, leve e cheio de sabores e cores. Perfeito para consumir na hora do almoço ou para fazer um jantar mais leve.

O sucesso nas cidades mais quentes dos Estados Unidos foi tanto que o Poke é consumido até mesmo nas cidades de clima mais frio. O motivo? Ele também é uma opção saudável para suas principais refeições do dia.

Não é nenhuma surpresa ver o Poke fazendo sucesso no Brasil e na América Latina. Como algumas de suas preparações se assemelham muito a pratos – como o ceviche peruano – o paladar dos brasileiros e latinos se adaptou muito bem a esse estilo de alimentação.

poke - havai

Receita básica de um Poke

A receita básica de uma tigela de Poke é preparada com:

  • Uma porção de peixe em cubos (preferencialmente cru ou marinado);
  • Vegetais fatiados (como cebola, pepino e algas marinhas);
  • Arroz japonês;
  • Frutas (como abacate ou manga);
  • Ovas de peixe;
  • Molho (limão, shoyo, wasabi ou tarê).

Muitas outras receitas foram criadas a partir dessa, variando o tipo de carboidrato, proteína e os outros ingredientes que os acompanham. Vale lembrar também que tudo deve ser preparado na hora de consumir. O importante é garantir o frescor, a variação de sabores e a praticidade. Ah, e nada de usar garfo e faca: o talher do poke é o hashi.

Receitas com Poke

O Poke pode ser preparado de várias maneiras diferentes, desde que mantenha suas premissas apresentadas no tópico anterior. Quer conferir algumas sugestões de receita para fazer o seu? Veja nossas ideias nesse post!

O Poke é uma tendência que parece que veio para ficar nos países tropicais. Você já provou essa delícia antes? Conte para a gente sua experiência!