Que tal celebrar o final de ano com bons vinhos à mesa? É essa a oportunidade que a seleção de Dezembro do Pão de Açúcar Viva Vinhos lhe oferece. Confira os rótulos cuidadosamente escolhidos por nossos especialistas para você aproveitar no mês mais festivo do ano!
Essencial
Seduce Merlot
Esse vinho chileno produzido pela vinícola Carmen é um autêntico Merlot produzido com 100% de uvas dessa cepa. A região produtora é o Vale Central do país, localizada aos pés dos Andes, com boa oscilação térmica, solo úmido e com características vulcânicas.
Para a produção do Seduce Merlot a colheita das uvas é feita manualmente no mês de Abril. Elas são desmatadas e suavemente moídas, para passarem por um processo de fermentação em temperaturas que alcançam os 26°C. Após a fermentação alcoólica, 20% do vinho é envelhecido em barricas de carvalho francês por até 8 meses, para aumentar a complexidade de sabores e adoçar a bebida.
Sua coloração tem tons de Violeta e seu aroma é frutado, que remete a frutas vermelhas, flores, baunilha e tabaco. Sirva em temperatura entre 16 e 18°C e harmonize com salmão, macarrão ou carne vermelha.
Alma Serena Cosecha
Um rótulo espanhol produzido pela Bodegas Peñafiel, o Alma Serena Cosecha é um vinho refinado produzido na Ribeira de Duero – uma das mais prestigiadas regiões de vinhos da Espanha e do Mundo.
A Bodega é conhecida por seguir um protocolo de fabricação criteriosa, que resulta em vinhos refinados e complexos, mas de singular beleza e elegância.
Esse vinho é produzido com 100% das uvas Tinta Fina (Tempranillo) e sua colheita é feita a noite, para preservar ao máximo o frescor da fruta. Em seguida, é fermentada por 14 dias a uma temperatura máxima de 24ºC em depósitos cônicos de 17.000kg de capacidade. Realiza-se uma pré-maceração a frio por 72 horas para realçar as notas de frutas. Durante 20 dias permanece em repouso junto às borras realizando uma suave battonage para aumentar seu volume de boca.
Na taça é um vinho com toques profundos com roxo e violeta, vivas e brilhantes. Tem aroma fresco e intenso, típicos da cepa Tempranillo, que remetem a frutos vermelhos e groselha. Na boca é equilibrado e bem redondo.
Sirva entre 15 a 17°C e harmonize com carnes de caça, massas com molho de tomate suave e queijos menos intensos.
Suprema
Lebres Reserva Branco
O Lebres Reserva Branco é um vinho português produzido pela Paulo Laureano Vinus. A empresa produz vinhos em terroirs de eleição, desenhados exclusivamente com uvas portuguesas.
Esse rótulo é produzido na Vidigueira, uma sub-região do Alentejo com caracteristicas diferenciadas em termos de solo, clima, relevo e nas uvas tradicionais que caracterizam a região.
As uvas utilizadas para produção do Lebres Reserva Branco são as portuguesas Antão Vaz, Arinto e Verdelho. Após colhidas, fermentaram em barricas de carvalho francês de 300L por quatro meses, com uma tosta especial para vinhos brancos e batonnage nos primeiros dois.
Na taça sua coloração é citrina. Seu aroma é cítrico com notas tropicais, toque floral e grande complexidade. Ao saborear você vai perceber maciez na entrada mas uma estrutura marcada, que demonstra frescor e excelente equilíbrio.
Sirva a 12°C e harmonize com queijos de pasta mole, peixes no forno, carnes brancas e pratos de bacalhau.
Alma Serena Roble
Esse rótulo da Bodegas Peñafiel, produzido na região de Ribeira de Duero, é preparo com 85% das cepas Tinta Fina (Tempranillo), 10% Merlot e 5% Cabernet Sauvignon.
As uvas são colhidas na maturidade ideal e coletadas em caixas no período da noite por colheitadeiras mecânicas. Fermentam por 11 dias a uma temperatura controlada entre 24°C-26°C em tanques cônicos de 17.000kg de capacidade. Em seguida é feita uma pré-maceração a frio por 48 horas para extrair fruta aromática da uva. Repousa 26 semanas em Barricas de Carvalho Francês.
Na taça observa-se uma coloração cereja vermelha com roxo. Seu aroma é fresco e remete a frutos silvestres, pimentas vermelhas e um fundo discreto de café, por conta de sua passagem suave em carvalho francês. Na boca é redondo, com ligeira adstringência.
Sirva entre 16 e 18°C e harmonize com carnes mais suculentas, massas e aves silvestres.
Ainda não faz parte do Clube de Vinhos do Pão? Assine agora e receba em casa o melhor do mundo dos vinhos, selecionado por nossos especialistas!