Ir para a cozinha na Páscoa é uma das tradições da grande maioria das famílias brasileiras nessa data. Mas colocar a mão na massa para fazer pratos gostosos pode resultar em um aumento da produção de resíduos orgânicos na sua cozinha, já que estamos habituados a não usar todo o alimento nas nossas receitas.
Para poder cozinhar sem desperdício e ainda conseguir elaborar receitas saborosas nessa Páscoa, que tal conferir essas dicas de pratos que usam integralmente o alimento (ou sobras de outros) que podem encaixar bem no seu cardápio e ainda deixá-lo mais sustentável?
Batatas ao murro
As batatas ao murro são acompanhamentos simples e saborosos, que garantem o uso desse alimento por completo na receita, sem a geração de nenhum resíduo!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Higienize as batatas e leve-as para cozinhar em uma panela com água, com a casca, em fogo alto. Quando a fervura começar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 ou 30 minutos, deixando-as cozidas mas firmes, para que você possa executar o “murro”.
Quando estiverem prontas, coloque as batatas cozidas e quentes sob uma superfície seca e limpa e, levemente, dê um pequeno murro para que elas achatem (com cuidado para não pressionar demais).
Aqueça o forno em temperatura média. Pegue uma assadeira e unte com azeite. Coloque nessas assadeiras as batatas já após o murro, tempere com a erva de sua escolha, mais azeite e sal. Leve para assar por cerca de 30 a 40 minutos, até que fiquem douradas e crocantes. Sirva acompanhando peixes, carnes leves e até mesmo carnes vermelhas.
Bolinho de peixe
Preparou um peixe nessa Páscoa, mas sobraram pedaços que usualmente não comemos (como o rabo, a carcaça ou outra parte)?. Você pode preparar bolinhos de peixe saborosos para servir como petisco.
Ingredientes:
- 250g de sobras de peixe;
- 1 colher de chá de sal;
- 2 colheres de sopa de água;
- 1 xícara de chá de arroz já cozido (que você pode aproveitar do arroz que preparar para sua refeição de Páscoa);
- Uma gema de ovo (use a clara para bater em neve em uma receita que vai fazer no mesmo dia ou faça “claras mexidas” com um pouco de azeite e sal para petiscar enquanto cozinha!);
- 2 colheres de sopa de óleo;
- ½ xícara de chá de farinha de rosca;
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo.
Modo de preparo:
Em uma tigela grande adicione o peixe e o sal, deixando reservado por cerca de uma hora. Depois, adicione água em uma panela e coloque o peixe para cozinhar até que a água evapore.
Em outra tigela adicione o peixe e o arroz e amasse tudo bem, com a ajuda de um garfo ou com as mãos, até obter uma pasta. Coloque a gema, o óleo, o sal e a farinha de trigo e continue incorporando. Quando finalizar, faça bolinhos com as mãos e passe pela farinha de rosca antes de levar para fritar.
Aqueça óleo quente em uma panela e coloque os bolinhos para dourar.
Nhoque de legumes
Sobraram cascas de legumes após a preparação de uma receita de Páscoa? Que tal fazer um delicioso nhoque com ele para servir como prato principal no almoço ou no dia seguinte?
Ingredientes:
- 300g de cascas de legumes picadinhas;
- 1 xícara de chá de leite;
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 1 dente de alho picado;
- 1 cebola picada em pedaços pequenos;
- Sal, salsa e orégano a gosto.
Modo de preparo:
Higienize bem as cascas de legumes e, com a ajuda de um liquidificador, bata todas bem com os temperos e o azeite. Adicione em seguida o leite e a farinha, batendo até conseguir uma massa consistente. Tire o conteúdo do liquidificador e continue a sova em uma tigela a parte, mexendo bem até que a massa comece a desgrudar das mãos e do recipiente.
Ainda com as mãos modele os nhoques e coloque para cozinhar em uma panela com água e sal. Quando começarem a boiar, retire da água e coloque em uma tábua para assar. Leve ao forno para dourar. Sirva com o molho de sua preferência ou com um pouco de azeite ou manteiga e sálvia.
–
Quais dessas receitas você vai testar para deixar sua Páscoa mais sustentável? Conte para a gente!