O Vinho do Porto é um tipo diferente de bebida. Com teor alcoólico mais elevado (entre 19 e 22%) esse é um vinho que, ao contrário dos outros, passa por um processo de fermentação incompleta e uma adição de um aguardente especial, que o deixa com o sabor mais adocicado – e mais forte.

Essa é uma bebida elegante e muito importante para compor a sua adega, visto que pode ser servido em várias ocasiões especiais.

Escolher o Vinho do Porto para levar para a casa, entretanto, pode ser um desafio para quem não conhece o universo dessa bebida. Que tal aprender a selecionar o seu favorito?

tipos de vinho do porto - texto 1

Ruby

Ruby é um vinho do porto com sabor mais intenso e doce, característico das uvas utilizadas em sua produção. Além da cor vermelha escura (responsável pelo nome Ruby), esse é um vinho envelhecido em barris por dois ou três anos.

Tawny

Feito com o mesmo tipo de uva do Vinho do Porto Ruby, o Tawny é uma bebida que passa por um período de envelhecimento maior. Depois do envelhecimento tradicional do Ruby, o Tawny é transferido para tonéis menores para permitir ainda mais contato com madeira e ar. Dessa maneira, esse vinho fica com um vermelho mais claro e seu aroma e sabor tem mais características do carvalho.

Existem também os Tawnys envelhecidos, que passam de 10 a 40 anos envelhecendo em tonéis.

tipos de vinho do porto - texto 2

Branco

Produzido com uvas brancas ao invés de tintas, o Vinho do Porto branco é uma bebida bastante frutada e, é claro, jovem. São brevemente envelhecidos em tanques e engarrafados para comercialização.

Alguns mais valorizados passam por barricas de carvalho e podem se dividir em dois tipos: o Lágrima, que é doce, o meio seco e o dry.

Reserva

Um Vinho do Porto reserva é aquele produzido com uma safra selecionada e de qualidade. Exatamente por isso, ele pode ser do tipo branco ou tinto. O produtor responsável vai definir o processo de envelhecimento da bebida, que precisa ser maior do que sete anos em barril.

Vintage

Esse é o tipo mais nobre de Vinho do Porto produzido. São vinhos especiais, produzidos a partir de safras de altíssima qualidade, nos melhores anos e pelas melhores vinícolas.

Passam por um período de envelhecimento em barril por dois anos e, em seguida, por um período de envelhecimento na garrafa – que é a sua principal característica.

São bebidas intensas, com muito tanino, aromas florais e frutadas.

Você já provou algum desses Vinhos do Porto? Tem algum em casa? Tem o favorito? Conte para a gente!