A corrida de rua é uma tendência que só cresce no universo das atividades físicas. Cada vez mais pessoas aderem às provas, que estão tomando as cidades de todo o país.

Corridas de rua são, de maneira geral, provas para jovens e adultos. Entretanto, essa tendência finalmente está chegando ao público infantil. As corridas de rua para crianças são uma divertida maneira de incentivar a prática de esportes e a qualidade de vida na rotina de seus filhos.

Se você já inscreveu seu filho em uma corrida de rua (ou pretende inscrever), já sabe como fazer para prepará-lo para essa divertida atividade? Separei algumas dicas para te ajudar nessa tarefa!

corrida de rua para crianças - cuidados

Por que incentivar uma corrida de rua para crianças?

Para quem nunca inscreveu seu filho em uma corrida de rua, a iniciativa pode parecer um pouco fora do padrão para esse público. Mas, a prática de corrida de rua para crianças pode garantir muitos benefícios para essa faixa etária, como:

  • Estimular a concentração;
  • Melhorar a coordenação motora e o equilíbrio;
  • Aumentar a força física;
  • Incentivar o gasto energético;
  • Se divertir com outras crianças;
  • Aprender mais sobre a importância de participar de atividades em grupo.

Existe contraindicação dessa prática para crianças?

Apesar de muitos pais se sentirem inseguros com o risco de ver seus filhos se machucando durante a corrida (tropeçando ou caindo no chão por conta de suas limitações de coordenação motora), não podemos esquecer que correr é a base da maior parte das brincadeiras nessa idade.

Crianças correm nas brincadeiras de rua, nos esportes e até mesmo nas atividades na escola e em casa. Por isso, incentivar a prática da corrida de rua para crianças não é algo que foge do padrão dos exercícios realizados nessa idade.

Mas é importante lembrar que essa não é uma prática indicada para crianças diagnosticadas com problemas cardíacos, quadros de bronquite ou asma, por conta do esforço demandado.

corrida de rua para crianças - indicação

Com qual idade uma criança pode começar a correr?

A corrida não é um esporte tão divertido quanto um jogo de basquete, uma queimada ou um pega-pega. Existe todo um trabalho de concentração e foco para ser feito durante a sua prática – e esse é um dos grandes benefícios dessa atividade para qualquer pessoa.

Vale lembrar também que a musculatura da criança é excelente para atividades que demandam rapidez e explosão, mas ainda não é resistente o suficiente para atividades físicas de longa duração.

Exatamente por isso, para começar a correr sozinha, a criança precisa já ter uma capacidade de começar a trabalhar esses aspectos psicológicos e fisiológicos da prática.

Isso não significa que ela não pode começar a dar alguns passos ainda na primeira infância:

  • Para as crianças até 6 anos, pequenos desafios de corrida, sem meta definida e sem estimular a competição, são uma ótima maneira de começar a tomar gosto pela prática;
  • Acima de 6 anos, já é interessante ir um pouco além, estimulando corridas recreativas de até um quilômetro;
  • A partir dos 10 anos, treinamentos leves de corrida (de 30 minutos) já podem ser incluídos pelo menos três vezes na semana. É importante, entretanto, respeitar sempre o limite de cansaço do jovem;
  • As primeiras provas de cinco quilômetros são indicadas apenas para jovens acima dos 16 anos, associadas a uma rotina de fortalecimento da musculatura dos membros inferiores e do core.

Mesmo com as recomendações apresentadas acima, é sempre importante conversar com o médico responsável pelo acompanhamento da criança para entender como essa prática pode ser adicionada, de maneira saudável, na rotina do seu filho.

As corridas de rua para crianças, entretanto, seguem todas as recomendações de cuidado com atividades físicas para cada faixa etária. Você já inscreveu seu filho em alguma?

descrição márcio atalla