Você provavelmente já ouviu falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, certo? Exatamente por isso, pular essa refeição – simplesmente por não sentir tanta fome pela manhã – pode ser um hábito que não faz tão bem para a sua saúde.

Independentemente do seu estilo de vida, que tal entender por que pode ser interessante voltar a priorizar o café da manhã na sua rotina?

café da manhã leve

Benefícios para a saúde comprovados cientificamente

Alguns estudos científicos já provaram que o consumo de um café da manhã balanceado pode promover benefícios para a saúde. Alguns deles são a perda de peso, controle do apetite, níveis baixos de insulina e colesterol e, é claro, maior disposição e energia ao longo do dia.

Prefira alimentos leves e energéticos para manhãs agitadas

Muitas pessoas preferem o horário da manhã para se exercitar e começar o dia com as atividades mais “desafiantes”. Para essas pessoas, o café da manhã deve ser rico em energia proveniente de alimentos leves. Dessa maneira, seu corpo estará abastecido para as atividades e também não estará perdendo tempo absorvendo alimentos muito pesados.

Prefira frutas, pães, barras de cereais, sucos e outros alimentos de fácil digestão e ricos em energia. Evite fibras alimentares, alimentos muito proteicos e muito gordurosos se você vai ter uma manhã de exercícios ou de atividades mentais muito pesadas.

O café ou o chá, para quem já está habituado a consumir esses produtos, podem ser ótimos para também dar aquele gás que você precisa.

Faça um café reforçado no seu dia de repouso

Para quem não vai fazer nenhum exercício físico (está no dia de descanso) ou vai ter uma manhã de trabalho ou estudos mais tranquila, o café da manhã pode ser uma refeição mais reforçada.

Inclua, nesses momentos, opções proteicas e gorduras saudáveis para abastecer o organismo com esses nutrientes importantes para a saúde. Queijos, leite, iogurtes, granola, cereais, ovos, pasta de amendoim, vitaminas e muitos outros alimentos combinam bastante com o desjejum.

Não se esqueça, entretanto, de manter o foco no consumo de alimentos que são fonte de energia, como os pães integrais, as frutas, geleias, tapioca e outros que já descrevemos no tópico anterior.

café da manhã - variado

Converse com um nutricionista sobre o assunto

Para montar o café da manhã perfeito para sua saúde é importante conversar com um nutricionista sobre o assunto. Assim, ele irá adequar a sua refeição de acordo com as necessidades nutricionais de cada dia.

Como é a sua relação com o café da manhã? O que você tem feito para melhorar a qualidade dessa refeição tão importante para a sua saúde? Conte para a gente!