Quando você vai escolher uma cerveja para consumir, quais são as informações que costuma observar no rótulo para levar a bebida ideal? Estilo, teor alcoólico e até harmonização são algumas das informações que a grande maioria das pessoas procura ao escolher a cerveja perfeita. Mas você sabia que existe ali no rótulo uma característica dessa bebida que pode ser ainda mais útil para encontrar o que você procura?

A resposta para essa pergunta está em três letras: IBU. Você sabe o que é isso?

O que é IBU?

o que é ibu - lupulo

IBU é uma sigla que em inglês significa International Bitterness Unit. Se traduzirmos, pode ser chamada de Unidade Internacional de Amargor. Em outras palavras, é o IBU que mede a sensação de amargor que uma cerveja pode oferecer.

Um dos ingredientes que mais interfere na produção de amargor na cerveja é o lúpulo e, por isso, o IBU também é utilizado por especialistas para determinar se uma bebida é mais ou menos “lupulada” (e é por isso também que você sempre vai ver o ícone de lúpulo ao lado dessa medida).

As cervejas mais tradicionais e populares não costumam revelar seu IBU no rótulo, mas com o crescimento do movimento cervejeiro no país – e com o interesse em novos estilos e sabores – essa é uma informação muito valorizada nas cervejas especiais e artesanais.

Como avaliar o IBU de uma cerveja?

o que é ibu - texto

O IBU é obtido a partir de um cálculo feito na fabricação da bebida, que identifica a maior presença de compostos responsáveis por amargor no sabor (iso-alfa-ácidos). É possível ter uma noção de como o ele modifica o sabor de uma cerveja com algumas simples comparações com as bebidas que já conhecemos.

Uma cerveja tradicional, como as premium que estamos habituados a consumir no Brasil, podem ter entre 8 e 15 IBU.  Uma lager clássica, por sua vez, pode ter entre 15 e 20 IBU, enquanto uma Pilsen (como as boas tchecas) podem chegar a 45 IBU. As IPAs, que tem se tornado um estilo muito popular no Brasil, apresentam números que variam entre 40 a 120 IBU, enquanto as Pale Ales oscilam entre 30 e 45 IBU.

O IBU alto define uma cerveja amarga?

o que é ibu - degustação

De maneira geral, podemos dizer que quanto maior o IBU, mais amarga será a sua cerveja. Mas é claro que esse não é o único fator que influencia no sabor da bebida que você vai escolher. A concentração de malte e de outros ingredientes – caso sejam utilizados na produção – também podem influenciar na sensação de doçura e amargor.

Por isso, mesmo que o número de IBU no rótulo da sua cerveja seja surpreendentemente alto, você pode encontrar bebidas com uma boa combinação de malte e lúpulo, que trabalham bem a sensação de amargor.

Uma boa dica para saber se você está consumindo uma bebida mais adocicada ou mais amarga é observar a coloração da cerveja. De maneira geral, cervejas mais escuras contam com mais açúcar em sua composição – podendo deixar um IBU alto mais suave – enquanto as mais claras podem ser mais amargas.

Mas, como essa não é uma regra para todas as cervejas, é sempre a degustação dos diferentes estilos de bebida que vão lhe ensinar mais sobre suas características de sabor e aroma. Portanto, se você gosta de uma boa cerveja, esteja sempre aberto para viver novas experiências ao saborear essa bebida.

Você costuma avaliar o IBU na hora de escolher sua cerveja? Quais outras características considera importante nessa análise da bebida? Conte para a gente!