Famiglia Zonin. Fruto do Zonin1821, um dos grupos produtores mais importantes da Itália, a vinícola faz história no universo do vinho há quase dois séculos.

Com rótulos fascinantes DOC (Denominação de Origem Controlada) e DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), a azienda apresenta ao mundo o que de melhor as terras do Vêneto têm oferecer! Fique por dentro de tudo sobre a Famiglia Zonin.

zonin entrada

Zonin1821: referência vinícola a nível mundial

“Cada região tem suas próprias tradições, cada região tem seus próprios vinhos.” É com essa filosofia que o maior grupo produtor de vinhos da Itália opera dia após dia para conquistar fãs em todo o mundo.

Suas 11 propriedades, que são responsáveis por produzir rótulos incríveis, estão localizadas nas sete regiões vinícolas mais aclamadas do país: Apúlia, Friuli, Lombardia, Piemonte, Sicília, Toscana e Vêneto. Além disso, o Zonin1821 também possui na Virgínia, no sudeste dos Estados Unidos, a vinícola Barboursville Vineyards.

Abrangendo mais de 4000 hectares nas terras italianas, sendo 2000 destinados ao cultivo de videiras, e 500 estadunidenses, com 90 repletos de vinhedos, o grupo tem sua sede no território de Gambellara, no Vêneto.

Com a proposta de revelar identidades diferentes de maneira poderosa em cada vinho que produz, o Zonin1821 se beneficia de terroirs excelentes e da experiência de sua equipe, que conta com enólogos e engenheiros agrônomos.

zonin1821

Meio milênio de Famiglia Zonin

É nas colinas de Gambellara, nos anos de 1500, que se inicia a história da família Zonin. Mas foi apenas três séculos depois, no começo do século XIX, que o vinho passou a ser parte do dia a dia dela.

Século XIX

No início de 1800, o cultivo de vinhedos ganhou força e, a partir de então, começou um processo de desenvolvimento no universo da viticultura. Em 1821, com paisagens tomadas por videiras e trepadeiras a perder de vista, os Zonin decidiram investir na região para torná-la a terra natal de sua azienda.

Em 1899 nasce Domenico Zonin que, 20 anos mais tarde, começa sua jornada no mundo dos vinhos ao produzir e vender rótulos exclusivos para territórios vizinhos. Mesmo em período de pós-guerra, o negócio continua em ascensão e, com o passar dos anos, passa a ter participação de outros integrantes da família, como Cantine e Gianni.

zonin domenico, gianni

Século XX

Na década de 1960, com o consumo de vinho em evolução e novas leis acerca de DOC e DOCG decretadas, os Zonin decidem aprimorar sua produção. Portanto, são incluídos processos ainda mais meticulosos, controlados e que atendam às expectativas do público sobre vinhos de qualidade.

Pouco antes dos anos de 1970, a janela para o mundo foi aberta e a Famiglia Zonin passou a ser reconhecida não apenas na Itália. Alemanha, Bélgica, Estados Unidos e Suíça foram os pioneiros ao também certificarem a excelência da azienda. Porém, somente em meados de 1980/1990 o mercado mundial verdadeiramente se abriu para a família.

zonin videiras

Século XXI

Atualmente, a vinícola tem fama em todo o mundo em virtude de rótulos acessíveis e belissimamente elaborados. Sua reputação é indiscutível e se comprova nos mais de 100 países onde são comercializados exemplares carregados de história e tradição.

Na sétima geração da família, a azienda conta com a expertise de Domenico, Francesco e Michele Zonin, filhos de Gianni Zonin, que têm o desafio de continuar a jornada de sucesso com uma visão jovem, inovadora e contemporânea.

zonin irmãos

Infraestrutura de realeza

Mesmo com as transformações passadas ao longo dos anos, os Zonin nunca perderam os valores fundamentais da tradição. Por isso, com paixão, empenho, esforço e dedicação para realizar o sonho da produção vinícola, a família construiu um verdadeiro império.

Nos dias atuais, por exemplo, a azienda oferece aos visitantes que desejam explorar de perto sua história a chance de imergirem em séculos de vida.

Além de abrigar uma pousada em suas famosas terras, ela também conta com passeios exclusivos. Neles, é possível, por exemplo, fazer degustações e visitar instalações, como as adegas com tonéis, barricas e barris de carvalho francês e eslavo, que são responsáveis pelos processos de envelhecimento e refinamento dos vinhos.

Também ficou impressionado com a jornada da Famiglia Zonin? No Pão de Açúcar Adega, você encontra uma seleção de vinhos incríveis produzidos por ela! Veja também outros posts de vinho e histórias de vinícolas que já publicamos aqui no Blog do Pão!

grandes vinícolas famiglia zonin