Festas de final de ano como o Natal e o Réveillon são sempre lembradas por seus pratos clássicos, como a bacalhoada, o Tender e o Peru de Natal.

Os doces também são presença garantida no prato nessa época do ano, como o Panetone, certo? Mas, assim como as sobras das ceias das festas, o Panetone que ninguém comeu também pode sobrar na sua despensa ou geladeira. E o que fazer com ele?

sobras de panetone - texto

Separamos quatro receitas com sobras de Panetone que vão lhe ajudar a dar outra cara pra esse prato que é o favorito de muita gente nessa época do ano!

Bombom de Panetone

Ingredientes

Modo de Preparo

Em uma panela a parte, derreta o chocolate branco em banho-maria. Vá adicionando o creme de leite e o conhaque, misturando bem, para depois tirar do fogo. Coloque em seguida o panetone na panela, bem esfarelado e misture até conseguir uma massa consistente. Leve o preparo para a geladeira e deixe lá por duas horas.

Quando o prazo terminar, retire a massa e modele as bolinhas do bombom, colocando tudo de volta na geladeira. Enquanto isso, comece a derreter as barras de chocolate meio amargo também em banho maria e deixe esfriar. Coloque em um saco de confeiteiro (se tiver) ou use uma colher para espalhar a calda sobre toda a superfície das bolinhas que estão esperando na geladeira.

Ao finalizar a cobertura, leve de volta o bombom para a geladeira por até 30 minutos, para secar. Depois é só servir!

sobras de panetone - bombom

Bruschetta Doce

Ingredientes

  • 1 panetone;
  • Frutas picadas a gosto;
  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • 3 claras de ovo;
  • 1 lata de creme de leite.

Modo de preparo

Fatie o panetone normalmente, em tirar para formar a base da bruschetta. Leve ao forno para assar por cerca de 10 minutos, para que ele fique um pouco torrado.

Enquanto isso prepare a cobertura. Em uma panela coloque o açúcar e mexa até ele derreter. Em seguida, leve para a batedeira e bata bem, até conseguir que o volume praticamente dobre. Essa é a hora de adicionar o creme de leite, já com a batedeira desligada. Misture com uma colher e reserve na geladeira.

Para montar a bruschetta, pegue as fatias torradas de panetone, coloque as suas frutas picadas e finalize com a cobertura de açúcar.

Cheesecake de panetone

Ingredientes

Modo de preparo

Use uma frigideira, sem óleo nem nada, para selar as fatias do seu panetone e reserve. Em seguida, use uma forma de bolo com fundo falso (aquela que se solta das laterais) e forre tudo com as fatias de panetone. Reserve novamente.

Com a ajuda de uma batedeira, bata o cream cheese e o açúcar até fazer um creme. Adicione em seguida o creme de leite fresco, as gemas e a gelatina sem sabor, ligando sempre a batedeira a cada adição. Ao desligar a batedeira, adicione as claras em neve e misture o conteúdo, só que dessa vez com a ajuda de uma colher.

Coloque esse creme dentro da forma coberta com os panetones e leve à geladeira por 4 horas. Se tiver restado pedaços de panetones torrados, corte em cubos e coloque sobre o creme. Enquanto isso, leve a geleia de morango e a água para uma panela aquecida em fogo baixo, para produzir a calda. Após as 4 horas, coloque a calda sobre o creme e sirva, retirando da forma com fundo falso.

sobras de panetone - cheesecake

Biscoito de Panetone

Ingredientes

Modo de preparo

Comece a receita fatiando o seu panetone e, em seguida, cortando as fatias nas formas que você deseja dar aos biscoitos (triangular, circular, estrelas, etc). Depois que fizer isso, prepare a cobertura do biscoito, misturando o açúcar e a clara até fazer uma pasta bem branca e lisa. Adicione em seguida o suco de limão e misture.

Pegue as fatias de panetone e acrescente sobre elas, uma a uma, a pasta. Quando terminar, decore com os pedacinhos de pistache e leve ao forno para assar até que fiquem douradas.

Você costuma usar as sobras de Panetone de outra maneira? Conte para a gente!