O dia 25 de janeiro é de muita festa para os paulistanos: a data marca o aniversário da capital paulista. A sexta maior cidade do mundo é um lugar que abriga pessoas vindas não só de outras cidades e estados do Brasil, mas também de vários cantos do globo. Exatamente devido a essa característica pluricultural é que São Paulo se tornou uma referência gastronômica mundial, repleta das mais diversas opções culinárias.
São várias as influências que os pratos produzidos por aqui receberam das populações que compõem a capital. Por isso, para celebrar o aniversário de São Paulo, apresentamos para você alguns dos pratos mais tradicionais preparados em terras paulistanas. Confira!
A feijoada é uma herança dos portugueses e cariocas
A deliciosa feijoada, de origem portuguesa mas com toque carioca, é muito querida pelos paulistanos. Alguns historiadores afirmam que a primeira receita de feijoada foi criada na Europa, baseada em pratos similares da culinária local, como os cozidos e o cassoulet.
Ao chegar ao Brasil, a receita ganhou características únicas, transformando-se no prato que é um sucesso não somente em São Paulo, como em todo o país. Uma feijoada tradicional é feita com feijão-preto, linguiça, cortes de carne de porco (costelinha, pé, orelha, rabo) e carne-seca – ingredientes apreciados pela população portuguesa que colonizou o Brasil. Ela sempre deve ser servida com farofa, couve e laranja em fatias como acompanhamento. O molho de pimenta também pode dar um sabor especial a esse prato.
A feijoada é tão importante para o paulistano que tem dias reservados nos cardápios dos restaurantes de toda a cidade: sempre às quartas-feiras e aos sábados.
A caipirinha tem seu lugar no coração dos paulistanos
A caipirinha de limão, que acompanha boa parte dos pratos tradicionais brasileiros, é uma bebida tipicamente paulistana. A caipirinha foi criada no início do século XX como uma receita de xarope para tratar a gripe espanhola. A bebida era preparada com limão, alho, mel e um pouco de cachaça, visto que se acreditava que o álcool potencializava os efeitos do medicamento.
Quando alguém teve a ideia de trocar o alho e o mel por açúcar, a bebida caiu no gosto popular e se tornou um sucesso em todo o país. Hoje é impossível falar de drinques brasileiros sem citar a saborosa caipirinha.
Os pratos nordestinos também fazem sucesso por aqui
As regiões Norte e Nordeste do Brasil também se fazem bastante presentes na cultura paulistana, especialmente com sua culinária tradicional. Graças à intensa migração da população para a região Sudeste do país, São Paulo ganhou o escondidinho. O alimento de origem portuguesa tornou-se tipicamente brasileiro quando passou a ser feito com ingredientes tradicionalmente utilizados pela população nordestina: carne-seca desfiada, cheiro-verde, purê de mandioca e queijo gratinado.
O escondidinho faz tanto sucesso – não somente em terras paulistanas, como em todo o país – que ganhou variações de sua receita, preparada com outros ingredientes como carne de frango, de porco e frutos do mar, além do purê de batata ou de cenoura. Esse prato, inclusive, pode ser uma ótima pedida para comemorar o aniversário de São Paulo.
Os alimentos do litoral também são facilmente encontrados em Sampa
Os peixes são itens essenciais no cardápio semanal do paulistano, graças à proximidade da capital com várias cidades do litoral brasileiro.
Tradicionalmente, os restaurantes de toda a cidade preparam pelo menos um prato à base de peixe (geralmente usando filé de pescada ou de tilápia). A tradição é uma herança do costume católico de não comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa. Como boa parte da população de São Paulo é de origem portuguesa ou italiana, esse hábito prevaleceu, mesmo com a chegada de novas práticas religiosas e culturais.
O virado à paulista é um prato 100% local
Se você vive em São Paulo ou já visitou a capital paulista, provavelmente já se deparou com o virado à paulista nos cardápios dos restaurantes tradicionais da cidade. O virado, como é popularmente conhecido, é um prato considerado 100% paulistano, visto que foi criado pelos bandeirantes, que precisavam de refeições reforçadas para enfrentar suas longas expedições pelo país.
Essa refeição, preparada com feijão, farinha de milho, carne-seca e toucinho, era carregada em farnéis enormes, que chacoalhavam durante as longas caminhadas e no lombo dos cavalos; assim, chegava completamente revirada no local de destino. O nome “virado”, portanto, acabou se popularizando.
Hoje o virado é tradicionalmente preparado com feijão, farinha de milho (ou de mandioca), bisteca suína, linguiça, banana empanada, torresmo, couve refogada, arroz e um belo ovo estrelado.
Vale a pena comemorar o aniversário de São Paulo com uma boa pizza
Você provavelmente já ouviu falar que São Paulo é considerada a cidade das pizzas. A capital é um dos destinos que mais consomem pizzas no mundo, ficando apenas atrás de Nova York nesse ranking. A razão da paixão por essa receita é simples de entender: São Paulo é a cidade brasileira com uma das maiores colônias italianas fora da Itália e, por isso, muitos dos hábitos culinários dessa população se instalaram e permaneceram por ali.
Comer uma boa pizza em São Paulo não é uma tarefa difícil, mesmo que você queira preparar a sua própria receita em casa. A genética italiana da população local parece influenciar positivamente o sabor desse prato, que já pode ser considerado típico da capital. Por isso, a pizza é uma excelente pedida gastronômica para comemorar o aniversário de São Paulo!
Esses são apenas alguns exemplos de como a pluralidade da cultura paulistana influenciou significativamente sua culinária típica. Qual desses pratos que apresentamos acima você vai escolher para celebrar o aniversário de São Paulo? Tem alguma receita favorita que não citamos aqui? Conte para nós!
janeiro 20, 2017
Mto bom
fevereiro 17, 2017
Ficamos felizes que tenha gostado, Roberto! Acompanhe nosso blog!