Um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, o arroz é a base da alimentação de muita gente – e também o ingrediente favorito para várias receitas.

Se você não abre mão de comer arroz no seu dia a dia, muito provavelmente deve saber que existem diferentes tipos disponíveis para consumo. Para quem fica sempre na dúvida de qual levar para a casa, fizemos esse pequeno guia com os diferentes tipos de arroz disponíveis no mercado. Confira!

Arroz agulhinha

tipos de arroz - polido

Também conhecido como arroz polido – ou simplesmente arroz branco – esse é o tipo mais tradicional de arroz consumido em todo o mundo. Seu grão passa por um processo de remoção da casca, para deixá-lo completamente branco e mais fácil para cozinhar.

A retirada da casca reduz seu valor nutricional (já que alguns nutrientes são encontrados nessa parte do alimento), mas torna esse tipo de arroz mais fácil de preparar e usar em receitas. Ele também tem como ponto positivo o seu preço, que geralmente é o mais acessível do mercado.

Arroz integral

tipos de arroz - integral

O arroz integral, ao contrário do polido, é um cereal que não passa pelo processo tradicional de remoção de sua casca. Isso significa que, além de mais nutrientes em sua composição, ele também conta com maior concentração de fibras em suas porções.

Por contar com a casca, seu tempo de cocção é maior e seu sabor é um pouquinho diferente do que estamos acostumados a encontrar no arroz branco. Sua cor também é um diferencial: ele tem coloração próxima do marrom.

Arroz parboilizado

tipos de arroz - parboilizado

O arroz parboilizado é um tipo de cereal que chega ao consumidor já pré-cozido. Ele passa por um processo hidrotérmico, que consiste em cozinhar o grão com a casca (para que seu interior absorva os nutrientes que ficam na parte externa), para depois removê-la.

Por isso, apesar de branco como o arroz polido, o arroz parboilizado é mais nutritivo.

Arroz Cateto

tipos de arroz - japonês

Esse tipo de arroz é também popularmente conhecido como “arroz japonês”, por ser o tipo escolhido como base para os pratos da culinária do Japão. Seus grãos são curtos, mais transparentes e curvos, além de contar com uma concentração elevada de amido (característica que permite que ele fique mais cremoso e macio após a cocção).

É possível encontrar o arroz cateto também em sua versão integral, que é mais nutritiva do que a versão “polida”.

Arroz negro

tipos de arroz - negro

Cereal com sabor marcante e único, o arroz negro (também chamado de arroz selvagem) é um poderoso alimento, rico em proteínas, minerais e fibras, sendo considerado ainda mais nutritivo do que o arroz integral. Entretanto, seu tempo de cocção é ainda maior, por conta de sua “casca” mais resistente.

Esse é um tipo de arroz sofisticado, que tem sido cada vez mais explorado no mercado brasileiro. Seus grãos são escuros, longos e firmes, garantindo uma experiência diferente no seu consumo,

Arroz arbóreo

tipos de arroz - arbório

O famoso arroz para risotos! O arbóreo conta com grãos menores e mais redondinhos, recheados de amido – que garantem a deliciosa cremosidade do prato tipicamente italiano.

Em termos nutricionais, o arroz arbóreo é igual ao arroz branco, mas ele conta com uma capacidade maior de absorver o tempero das receitas e deixar os pratos ainda mais saborosos.

Arroz vermelho

tipos de arroz - vermelho

Um tipo de arroz que tem chegado ao mercado brasileiro com o aumento da busca por “alimentos saudáveis”. Esse é um grão de coloração vermelha, comercializado com sua casca que é rica em ferro, zinco e fibras.

Seu preparo é semelhante ao de qualquer outro arroz, porém ele conta com um sabor característico, muito parecido com o de grãos integrais e do arroz negro.

Arroz basmati

tipos de arroz - basmati

Esse tipo de arroz é mais comumente encontrado nas culinárias asiáticas, como a tailandesa e a indiana. Seu sabor é mais adocicado e ele é incrivelmente aromático, combinando bem com os pratos dessa região e dispensando o uso de muitos condimentos em seu preparo.

Os grãos desse tipo de arroz são longos e tem uma grande capacidade de reter água, porém sem ficar grudento e cremoso. Seu valor nutricional também é semelhante ao do arroz branco.

 

Arroz glutinoso

arroz glutinoso

O arroz glutinoso, também conhecido como mochigome, é outro que aparece na lista dos mais tradicionais em países asiáticos.

É um tipo de grão curto e textura pegajosa após o cozimento. Tem cor branca, preta ou rosa, e pode ser usado com ou sem casca. Além disso, é consumido em grão ou farinha (após ser moído).

Você deve encontrá-lo, por exemplo, em receitas japonesas feitas com Mochi (moti), o famoso bolinho da sorte.

Cansou do tradicional arroz branco no seu prato? Qual dos tipos de arroz que apresentamos nesse artigo vai ser o seu favorito para fugir da rotina na hora de consumir esse alimento?