Além do sal comum (de cozinha), provavelmente você conhece também o sal rosa (do Himalaia) e o sal grosso (sal marinho). Mas e a flor de sal, já ouviu falar? Ingrediente mais comumente utilizado como finalizador em receitas da culinária gourmet, ele revela por meio da sua personalidade única o porquê de ser considerado um dos temperos mais apreciados por chefs de todo o mundo. Que tal saber tudo sobre esse condimento?

flor de sal colher

Extração de cristais de sal marinho puros

A flor de sal tem o início de sua origem em salinas, ou seja, reservatórios grandes e rasos de argila, após águas do oceano Atlântico serem coletadas e armazenadas expostas a condições climáticas favoráveis.

Sob a influência de clima seco, sol abundante e ventos frequentes, a água passa pelo processo de evaporação, que é o responsável por derivar pequenos cristais de sal.

Esses cristais, até então úmidos e sem terem tido qualquer contato com o fundo do tanque, são encontrados em camadas finas na superfície após a água evaporar. Delicados, frágeis e com formato de flor – por isso o nome flor de sal -, eles demandam cuidado e delicadeza durante a sua coleta, já que não podem quebrar ou se partir.

Após o procedimento manual, realizado com uma espécie de rodo, os cristais são colocados para secarem ao sol. Assim, grudam uns nos outros e adquirem ainda um caráter cristalino e crocante.

flor de sal cristais

Fonte natural de minerais

Conhecida como “Caviar dos Sais Marinhos”, a flor de sal é um tipo de sal marinho. Portanto, não passa por qualquer método de refinamento, processamento ou adição de componentes químicos e artificiais durante o seu processo de produção.

Além de conter menos sódio se comparada a outros sais, ela ainda figura como um dos tipos mais puros e saudáveis que existem. Também vale saber que, junto com uma dieta balanceada e hábitos equilibrados, a flor de sal pode ser benéfica ao organismo por ser fonte natural de alguns minerais, como:

  • Cálcio;
  • Cobre;
  • Ferro;
  • Flúor;
  • Iodo;
  • Manganês;
  • Potássio;
  • Zinco.

flor de sal aproximada

Textura crocante e sabores acentuados

A flor de sal tem cristais brancos e delicados de formato irregular, consistência crocante e sabor único. Por isso, ela é indicada para ser usada como tempero finalizador de pratos, e não durante o preparo deles – caso contrário, se levado ao forno ou fogo, por exemplo, o ingrediente perde as suas características singulares e que dão um sabor especial às receitas.

Geralmente adicionada aos pratos como um complemento decorativo, a flor de sal oferece um toque de beleza, elegância e sofisticação. Por também ter como particularidade a demora no derretimento dos cristais em boca, ela proporciona sabores concentrados e harmoniosos.

Podendo ser usado tanto para realçar a culinária salgada quanto a doce, o condimento ajuda a revelar um caráter intenso e complexo em cada receita. Muitas vezes aparecendo em pequenas quantidades polvilhadas para finalizar saladas, carnes, ovos, sobremesas com chocolate ou caramelo, entre outros, a flor de sal pode promover uma experiência de degustação diferenciada para quem está acostumado com o uso do sal de cozinha.

flor de sal prato

Ingrediente refinado com coleta manual

Originário da França, o processo de produção da flor de sal se difundiu pela Europa, especialmente Portugal, e hoje também pode ser encontrado no Brasil.

Pelo fato de ser um método artesanal, trabalhoso e com baixo rendimento, já que para cada 1 quilo de flor de sal são produzidos 80 quilos de sal marinho, todo o custo do processo é mais elevado do que outros tipos de sal, como o comum. Ainda assim, a experiência que o tempero promove em boca pode ser surpreendente e envolvente.

flor de sal pote

Você usa a flor de sal no seu dia a dia? Tem dicas de pratos para ela ser usada? Aproveite e confira uma receita com ela que já publicamos aqui no Blog do Pão!