Uma das sobremesas mais clássicas do Natal, a rabanada é um doce histórico e cheio de tradição. A receita é feita à base de fatias grossas de pão amanhecido umedecidas com leite, passadas em ovos batidos e fritas em óleo. Geralmente, sua composição leva açúcar e canela, mas também existem outras versões, como as com frutas e cremes. Quer saber mais curiosidades sobre o que é rabanada?
Alimento para nutrir e evitar desperdícios
A origem da rabanada não é sabida ao certo, mas os primeiros indícios da sua aparição na culinária remontam ao século XV, quando a receita apareceu pela primeira vez como um prato sugerido para alimentação pós-parto. Na época, a composição levava apenas mel, ovos e pães.
Quatro séculos depois, a presença do prato era constante nas tabernas de Madrid. Portanto, a rabanada era comumente servida com vinho.
Além disso, com o passar dos séculos, a rabanada começou a ser relacionada à Páscoa e Quaresma. Afinal, como o pão é um alimento considerado sagrado para quem celebra a data, e também com o não consumo de carnes no período, a receita era uma forma das pessoas se alimentarem e, consequentemente, reaproveitarem o alimento que seria descartado.
Sobremesa encontrada em diversos países
Pelo fato de a rabanada ser um prato bastante consumido em Portugal, muito se fala sobre a sua influência às mesas brasileiras, especialmente em época natalina. Aliás, é importante saber que, em terras portuguesas, a receita também é conhecida como “fatia dourada”, “fatias de ovos” e “fatias de parida”.
Da mesma forma, vale dizer que a rabanada pode ser encontrada com outros nomes, como:
- Eggy bread (Inglaterra);
- French toast (Estados Unidos, Japão e outros países de língua inglesa);
- Pain perdu (França);
- Pan francés (México);
- Torrejas (Argentina e Uruguai);
- Torrijas (Espanha);
- Tostadas a la francesa (Guatemala);
- Tostadas francesas (Chile, Colômbia e Equador).
Receita tradicional, mas com ingredientes variados
Mas o que é rabanada exatamente? Embora ela seja uma receita comumente feita com pão amanhecido, leite, ovos, açúcar e canela, não é raro encontrar variações em sua composição. Inclusive, podem existir alternativas de alimentos até mesmo para esses ingredientes, como tipos diversos de leite, a utilização de vinho no lugar do leite, e o emprego de farinha em vez de ovo.
Caso a preferência seja por incrementar a sobremesa, por exemplo, algumas opções são o uso do leite condensado após a fritura, o polvilhamento com caldas ou xaropes variados, e a adição de essências, temperos e outros ingredientes que podem dar um toque especial no sabor, como raspas de limão.
Preparar uma rabanada não é uma tarefa complexa, e o tempo de preparo dela vai depender dos ingredientes que você deseja adicionar.
Preparo simples, fácil e rápido
Quando for fazer a sua rabanada, primeiro você precisa decidir qual pão irá usar na receita, já que existe a possibilidade de comprar o tipo indicado em algum estabelecimento ou também aproveitar aquele pãozinho firme e amanhecido que tem na sua casa. Após esse processo, corte fatias com um dedo de largura e faça alguns furos na massa com palito de dente.
Depois, em uma tigela, coloque um pouco de leite, vinho ou outro ingrediente para umedecer as fatias. Submerja-as cuidadosamente, deixe escorrer por alguns segundos e retire o excesso de líquido apertando com os dedos.
Em um recipiente separado, bata as gemas dos ovos. Elas serão as responsáveis pelo aspecto dourado da sobremesa. Com um pincel ou garfo, deposite o conteúdo sobre as fatias. Só cuidado para não exagerar na quantidade, combinado?
Por fim, na hora de fritar, lembre-se de deixar o óleo bem quente. Coloque as fatias na panela e vá virando os lados para que ambos fritem igualmente. Quando estiverem com a aparência dourada, retire e deixe escorrer com a ajuda de um papel-toalha. Finalize com açúcar, canela, leite condensado, mel ou quaisquer outros ingredientes de que gosta!
–
Você sabia o que é rabanada? Gosta e tem alguma outra dica para preparar essa receita? Confira também outras sobremesas que já publicamos aqui no Blog do Pão!
dezembro 18, 2019
Hummm !!! Que delícia ! Adoro rabanadas, mas não tinha conhecimento de tanta variedade no preparo. Certamente farei para experimentar. 😉
janeiro 6, 2020
É isso mesmo, Solange! Rabanadas podem ter vários sabores 🙂
junho 6, 2020
AMO RABANADAS! DESDE CRIANÇA SOUBE APRECIAR ESTÁ DELICIA! FIQUEI FELIZ EM SABER A VERDADEIRA ORIGEM DESTA DELÍCIA! SÓ TENHO QUE AGRADECER GRATA!
junho 8, 2020
Oi, Nancy! Tudo bem? Ahh, que legal!! Nós é que ficamos felizes 🙂