Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 6 porções
Introdução
O bacalhau espiritual é um prato que surgiu como uma alternativa ao bacalhau de forno, por render mais e ser ideal para alimentar um volume maior de pessoas.
Além da fartura, o bacalhau espiritual é um prato bonito, colorido e muito saboroso, conquistando até mesmo quem não é muito fã desse tipo de peixe.
Bebida do cozinheiro
Comece o preparo do seu bacalhau espiritual acompanhado de uma refrescante limonada, que combina perfeitamente com a leveza do prato.
Playlist do cozinheiro
Ingredientes
- 800g bacalhau;
- ½ pão de forma;
- 250mL de leite;
- 150mL de azeite;
- 1 colher de sopa de sal;
- 400g de cebola;
- 4 dentes de alho;
- 2 folhas de louro;
- 200g de cenoura ralada;
- 500mL de molho bechamel;
- Pimenta do reino a gosto;
- 200g de queijo ralado.
Modo de preparo
Em uma panela, comece a cozinhar o bacalhau com 2,5 litros de água, a folha de louro, sal e pimenta. Quando estiver cozido, retire os espinhos, a pele e pique o peixe em lascas. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.
Mergulhe o pão de forma no leite, deixando que ele absorva bastante o conteúdo ao ponto de se desfazer e, em seguida, escorra o volume de líquido que restou. Reserve.
Em uma outra panela, coloque o azeite e refogue a cebola (que deverá estar cortada em meia lua), o alho, a cenoura ralada e mais uma folha de louro. Deixe cozinhar até que a cenoura perca um pouco de sua cor. Em seguida, adicione as lascas de bacalhau e deixe refogar. Retire a folha de louro e adicione o pão. Agora deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.
Em seguida, acrescente o molho bechamel e misture bem, para que fique bem integrado.
Separe um refratário ou tabuleiro que possa ir ao forno, coloque o bacalhau sobre ele e salpique o queijo parmesão. Leve para gratinar no forno por cerca de 10 minutos, até que a crosta fique bem dourada. Sirva quente!
Harmonização
Todo bom bacalhau combina com vinhos tradicionalmente Portugueses. Que tal saborear esse delicado bacalhau espiritual com uma taça de vinho verde?
–
Confira outras receitas que já publicamos aqui no Blog do Pão!