Mais Mu logo ansiedadeA ansiedade, sem sombra de dúvidas, é uma das maiores vilãs da vida moderna. As cobranças nos âmbitos profissional e pessoal, por exemplo, que são um dos principais fatores que contribuem para a intensificação desse transtorno, têm aumentado com o passar do tempo. Por isso, buscas por maneiras de combater essa sensação de angústia são cada vez mais frequentes.

Uma possibilidade de ajuda é o consumo de determinados alimentos que, além de auxiliarem na luta contra a ansiedade, ainda podem dar um up na alimentação por serem uma alternativa saudável e fácil de ser adotada!

Ou seja, os hábitos alimentares têm uma relação bem próxima com a qualidade de vida. Então se pretende driblar a ansiedade, precisa prestar muita atenção aos alimentos que ingere!

ansiedade chocolate

Quais contra a ansiedade podem ser incluídos no seu cardápio?

Banana

A banana é rica em potássio, mineral que estimula o processo de relaxamento dos músculos. Além disso, ela contém um aminoácido chamado triptofano, que é essencial para a produção de serotonina, um regulador natural do humor. Assim, quando garantimos a presença de serotonina em nossa corrente sanguínea em níveis ideais, os episódios de ansiedade têm menos chance de ocorrer.

ansiedade banana

Camomila

Consumida geralmente sob a forma de chá, a camomila é rica em flavonoides, que são capazes de neutralizar os radicais livres presentes no nosso organismo. Isso significa que eles inibem o envelhecimento das células e têm propriedades antioxidantes. Dessa forma, ao agirem sobre as células cerebrais, contribuem para a contenção da ansiedade.

ansiedade camomila

Espinafre

Já existe comprovação científica de que a baixa concentração de magnésio no organismo pode possibilitar a ocorrência de ansiedade e depressão. Logo, por ser fonte desse mineral, o espinafre coopera para a estabilização do humor e produção de sensação de serenidade e bem-estar.

ansiedade espinafre

Frutas cítricas

O cortisol é um hormônio produzido pelo nosso organismo para nos ajudar a enfrentar situações de estresse. Com grande concentração de vitamina C, que inibe a produção de cortisol, as frutas cítricas são mais um dos alimentos que ajudam a diminuir a ansiedade.

ansiedade frutas cítricas

Quais alimentos devem ser evitados por pessoas ansiosas?

Arroz, açúcar e farinha de trigo

Ricos em carboidratos, esses alimentos quando consumidos em suas formas refinadas promovem uma satisfação quase instantânea, mas por um curto período de tempo. Portanto, passada a sensação de saciedade, a pessoa sente necessidade de ingerir mais carboidratos, podendo favorecer episódios de ansiedade.

ansiedade farinha

Bebidas alcoólicas

O álcool, muitas vezes, pode ser usado para relaxar e afastar a inibição. No entanto, depois de ser processado pelo organismo, pode favorecer o retorno dos sintomas de ansiedade em níveis ainda mais elevados. Além disso, a presença da bebida também interfere na maneira como a serotonina interage com os neurotransmissores, aumentando a ansiedade.

ansiedade bebida

Café e alguns tipos de chás

A cafeína está presente no café e nos chás preto, mate e verde. Ela estimula o sistema nervoso central, aumentando a atenção e a capacidade de concentração, e também inibindo o sono e fornecendo mais disposição. Contudo, se consumida em excesso ou por uma pessoa que já sofre de ansiedade, pode agravar esse quadro.

ansiedade chá

Vale a pena controlar a alimentação para combater a ansiedade?

A cada refeição existe uma nova oportunidade para começar a controlar os níveis de ansiedade. Para isso, muitas vezes é preciso abrir mão de velhos hábitos alimentares e abraçar outros que talvez ainda não façam parte da sua rotina. No entanto, os benefícios certamente compensarão a iniciativa.

Além disso, para obter resultados ainda melhores e de forma mais rápida, é aconselhável associar as adaptações na alimentação com a prática de exercícios físicos. Lembre-se apenas de consultar profissionais da saúde antes de fazer essas mudanças, combinado?

ansiedade hábitos

Você já sabia que existem alimentos que podem ajudar contra a ansiedade? Confira também nossos posts sobre alimentação saudável que já publicamos aqui no Blog do Pão!

“A Mais Mu tem a missão de mostrar que ninguém precisa ser bitolado pra ser saudável, e pra isso trabalhamos com alimentos gostosos e saudáveis, nessa ordem sempre! Conhecida por conquistar seus consumidores como o #wheydagarrafinha, hoje a empresa entrega diferentes snacks proteicos e saudáveis, como chocolates, pronto para beber e cremes. Além disso, também tem a opção de produtos para aqueles que querem arrasar no treino, como whey protein, proteína vegetal e suplementos, e também para quem busca cuidados pessoais.”