Você sabia que a baixa imunidade do seu organismo pode acarretar não apenas doenças, como gripes e resfriados, mas também influenciar o aparecimento de outros distúrbios no dia a dia? Cansaço, queda de cabelo, unhas fracas, entre outras manifestações são alguns dos sintomas que podem ser identificados. Então que tal conferir dicas para aumentar sua imunidade e fortalecer o sistema imunológico contra agentes externos?

aumentar a imunidade estilo de vida

Os benefícios de uma rotina balanceada

A imunidade nada mais é do que o mecanismo de defesa do seu organismo contra micro-organismos e substâncias estranhas. Portanto, quanto mais baixa a sua imunidade, menor a proteção do seu corpo e, consequentemente, maiores as chances desses agentes externos causarem inflamações e infecções.

Além do acompanhamento médico ser necessário, também existem outras formas de você cuidar da sua saúde. Investir em uma rotina saudável e equilibrada, por exemplo, pode ajudar o seu corpo a aumentar a imunidade, auxiliando no combate e prevenção de eventuais patologias.

Embora a inclusão desses novos hábitos no dia a dia englobe alguns aspectos, de forma geral, ela pode se basear em três pilares:

  • Se alimentar saudavelmente;
  • Ter uma boa noite de sono;
  • Praticar exercícios físicos regularmente.

aumentar a imunidade atividade física

Aposte em uma alimentação equilibrada e nutritiva

Uma alimentação saudável é essencial para o fortalecimento do seu sistema imunológico. Afinal, com o organismo tendo os nutrientes que precisa, a invasão de inimigos externos pode ser enfraquecida. Mas não se esqueça de visitar o seu nutricionista para definirem, juntos, a melhor dieta para você, ok?

Ainda assim, existem bons hábitos alimentares que são indicados para uma melhor qualidade de vida. Reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura e sal, assim como a ingestão de ingredientes com conservantes e industrializados, são práticas sugeridas. Em contrapartida, comidas naturais e fontes de nutrientes são muito bem-vindas, como os ricos em:

Ácido fólico (vitamina B9)

Cogumelos (shiitake, shimeji), fígado bovino, frutas (caju, laranja), leguminosas (feijão), leite, oleaginosas (amêndoa, amendoim, avelã), vegetais verde-escuros (brócolis, couve, espinafre, rúcula).

Ômega 3

Leguminosas (ervilha, feijão, grão-de-bico), oleaginosas (amêndoas nozes, pistache), peixes de água fria (atum, salmão, sardinha, truta), sementes (cânhamo, chia, linhaça).

Probióticos

Iogurte natural, leite fermentado, queijos.

Sais minerais (cobre, magnésio, selênio, zinco)

Camarão, carne vermelha, frango, grãos integrais (arroz, gérmen de trigo), leguminosas (feijão, lentilha), leite, oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes), ostra, peixes, queijos, sementes de girassol, tubérculos (beterraba, cenoura, inhame).

aumentar a imunidade alimentos

Vitamina A

Alho, frutas (mamão, melão), legumes e verduras (abóbora, batata-doce, brócolis, cenoura, couve, espinafre, pimentão vermelho), leite, ovo.

Vitamina B (B2, B6)

Carne vermelha, frango, grutas (abacate, banana), legumes e verduras (acelga, batata, couve, nabo, vagem), leite, ovo, peixes de água fria (atum, salmão), sementes de girassol.

Vitamina C

Frutas cítricas (abacaxi, kiwi, laranja, limão, melancia, morango, tangerina), geleia real, gengibre, legumes e verduras (alho, brócolis, tomate, pimentão).

Vitamina D

Fígado bovino, gema de ovo, queijos, peixes de água fria (atum, sardinha).

Vitamina E

Azeite de oliva, grãos integrais (chia, gérmen de trigo, linhaça), leite de cabra, oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes), óleos vegetais (canola, gérmen de trigo, girassol, milho), sementes de girassol.

aumentar a imunidade comida

Busque o sono dos deuses

Dormir bem é outro fator que pode ajudar você a aumentar a imunidade, já que um sono de qualidade pode colaborar para o bom funcionamento do organismo, além de melhorar a sua qualidade de vida.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% da população mundial tem algum problema para dormir ou enquanto dorme. Essa insônia, que é responsável pela sensação de cansaço e sonolência ao longo do dia, também contribui com eventuais intercorrências que podem acontecer quando alguém não está descansado o suficiente, como problemas de concentração e memória, alteração no humor e, claro, baixa imunidade.

Por isso, para conseguir ter um sono de qualidade, é essencial que você tente descansar em um ambiente adequado e alcance a quantidade de horas que seu corpo precisa. Assim, a produção dos “hormônios do sono” poderá acontecer naturalmente e seu organismo conseguirá se recuperar dos desgastes do dia.

aumentar a imunidade sono

Mantenha-se ativo regularmente

Que o sedentarismo pode aumentar as chances do aparecimento de doenças não é segredo para ninguém. Agora, o que talvez você não saiba, é que não é preciso muito para cuidar da sua saúde e, de quebra, ainda aumentar a imunidade.

Também de acordo com a OMS, a recomendação para a prática de exercícios é de, no mínimo, 1h15 de atividade intensa ou 2h30 de atividade moderada por semana. Ou seja, apenas 30 minutos diários de quaisquer exercícios podem oferecer benefícios ao seu organismo, como:

  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Bom funcionamento dos sistemas cardiorrespiratório e digestivo;
  • Melhora do condicionamento físico;
  • Mais disposição para realizar tarefas do cotidiano.

Lembre-se, apenas, de procurar um profissional da saúde antes de dar início às atividades físicas, combinado?

aumentar a imunidade exercícios

Práticas variadas para aumentar a imunidade

O tripé alimentação saudável/sono de qualidade/exercícios físicos regulares é fundamental para quem busca aumentar a imunidade. Porém, existem outros hábitos que também podem contribuir positivamente para um mecanismo de defesa forte e eficiente:

  • Não fume ou use quaisquer tipos de substâncias tóxicas;
  • Evite bebidas alcoólicas em excesso;
  • Consuma medicamentos apenas com indicação médica;
  • Beba dois litros de água todos os dias;
  • Controle o estresse;
  • Mantenha suas vacinas e exames de saúde em dia.

aumentar a imunidade vacina

Quais desses hábitos você já adota no seu dia a dia para aumentar a imunidade? Tem sugestão de outros? Confira também outras dicas saudáveis que já publicamos aqui no Blog do Pão!