Quando o assunto é alimentação saudável, há um ingrediente que é presença indispensável no cardápio. Podendo ser encontrada nas versões de farelo, farinha, e flocos finos e grossos, a aveia é um alimento bastante nutritivo que pode oferecer importantes benefícios ao seu organismo. Que tal saber tudo sobre ela?
Cultivo do alimento no mundo
De forma geral, em se tratando de botânica, a aveia é uma planta que conta com cerca de 450 espécies, embora a mais conhecida e utilizada seja a aveia branca.
Os primeiros registros do aparecimento do cereal remetem a 1000 a.C. no Oriente Médio. Porém, atualmente ele pode ser encontrado em larga escala em países de todo o mundo, como Rússia, Canadá e Polônia, que são os três principais produtores do alimento.
Preferindo climas mais frios e úmidos para se desenvolver, a aveia apresenta uma casca fibrosa, firme e não comestível. Após seu processo de produção, o resultado é um ingrediente torrado com traços de amêndoa, rico em nutrientes, e que pode ser ingerido na forma de farelo, farinha e flocos de acordo com o seu processamento.
Incluindo a aveia na sua alimentação
Enquanto o farelo de aveia é produzido a partir das cascas dos grãos, a farinha de aveia se origina a partir da moagem do conteúdo que tem dentro dos grãos. Já os flocos de aveia, por sua vez, são feitos com a prensa dos grãos, por isso existe a variação de flocos finos e grossos.
De qualquer forma, todas essas opções são utilizadas com frequência na culinária, em receitas variadas e ocasiões diversas.
Um café da manhã com frutas acompanhadas de aveia em flocos, por exemplo, é uma escolha saudável para começar o dia. Já bolos, tortas e até mesmo vitaminas para aquele lanchinho da tarde recebem muito bem o farelo de aveia na massa e conteúdo. E que tal substituir a farinha branca por farinha de aveia nas suas receitas? As opções para adicionar o cereal no cardápio são muitas, mas independentemente das suas escolhas, lembre-se de consultar um nutricionista antes de incluir o alimento no seu dia a dia.
Ingrediente aliado à saúde do organismo
Pelo fato de aveia passar por processamentos que a aproveitam em sua totalidade, ela carrega alto valor nutricional.
Famoso por ser fonte de fibras, especialmente as solúveis beta-glucanas, o ingrediente também é rico em antioxidantes, carboidratos, proteínas, vitaminas E e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio e zinco.
Por isso, em uma alimentação balanceada e com hábitos saudáveis, as propriedades nutricionais da aveia a tornam benéfica à saúde, já que ela pode:
- Ser aliada da saúde do intestino, contribuindo para um funcionamento regular, prevenindo a prisão de ventre, melhorando a absorção dos nutrientes e eliminando toxinas que podem causar doenças, como o câncer;
- Colaborar para a saúde cardiovascular, reduzindo a pressão arterial, auxiliando a circulação do sangue e diminuindo os riscos de doenças, como as nos vasos sanguíneos do coração;
- Equilibrar os níveis de colesterol e açúcar no sangue, auxiliando no controle de doenças crônicas, como a insuficiência cardíaca e o diabetes;
- Atuar diretamente no sistema digestivo, facilitando o processo de digestão, proporcionando sensação de saciedade e cooperando para a manutenção do peso;
- Fornecer energia e sensação de prazer e bem-estar, diminuindo a fadiga e o cansaço, promovendo mais disposição especialmente para a prática de exercícios físicos, melhorando o humor e ajudando no combate à depressão;
- Contribuir para a recuperação dos músculos após atividades físicas e o ganho de massa muscular;
- Proteger a pele, ajudando na renovação das células, melhorando a aparência e fazendo papel de calmante ao aliviar coceiras e irritações.
–
De que forma você consome aveia no seu dia a dia? Qual a versão que mais utiliza do cereal? Confira também outros posts com dicas saudáveis que já publicamos aqui no Blog do Pão!