A medicina Ayurveda é praticada há, pelo menos, 5 milênios, período durante o qual elevou a qualidade de vida de inúmeras gerações.
Ela surgiu na região que, hoje, corresponde à Índia, e todos os seus fundamentos estão registrados em sânscrito, língua na qual essa técnica medicinal foi batizada. O prefixo “ayur” significa vida, enquanto “veda”, conhecimento. Logo, Ayurveda pode ser traduzido como “conhecimento da vida”.
Muito embora a civilização ocidental privilegie de forma geral a medicina tradicional, a busca por alternativas para alcançar o bem-estar cresceu significativamente nas últimas décadas. Assim, é cada vez mais comum encontrar pessoas que passaram a adotar os princípios da medicina Ayurveda no cotidiano, sobretudo no que diz respeito à alimentação.
Em que consiste a medicina Ayurveda?
Trata-se de um conjunto de técnicas de massagens, nutrição e fitoterapia que visam a prevenir, a diagnosticar e a curar enfermidades.
Segundo os conceitos da medicina Ayurveda, há energia em nosso corpo, em mente e alma. Sendo assim, quando há qualquer desarmonia entre essas energias, ficamos sujeitos a doenças. Isso pode ocorrer, por exemplo, em razão de hábitos alimentares ruins, poucas horas de sono e problemas físicos ou emocionais.
Como a Ayurveda pode melhorar a nossa alimentação?
Para a medicina Ayurveda, tudo o que ingerimos interfere diretamente não somente no nosso bem-estar físico, mas também no emocional. Portanto, a nutrição tem um papel fundamental na busca pelo tão desejado equilíbrio.
Mesmo que você não pretenda seguir fielmente a filosofia da medicina Ayurveda, incorporar alguns dos seus princípios ao dia a dia pode ser benéfico à sua saúde. E o mesmo vale para outras práticas e terapias capazes de proporcionar uma vida mais equilibrada e plena. Só não se esqueça de consultar um profissional da saúde para ver o que melhor se adapta à sua rotina, ok?
Sendo assim, é importante saber que, ao longo dos séculos, a Ayurveda desenvolveu alguns “mandamentos” que podem ser capazes de melhorar a digestão, além de aproveitar ao máximo o valor nutritivo dos alimentos.
1. Coma somente quando sentir fome
Não é raro encontrar quem combata a ansiedade, o estresse ou, até mesmo, o tédio ingerindo alimentos. Quando isso ocorre, a tendência é que, em médio e longo prazo, possam surgir problemas de saúde relacionados ao sobrepeso. Assim, saber diferenciar o vazio do estômago do vazio emocional é importantíssimo.
2. Nunca coma em excesso
Se alcançar e manter o equilíbrio é uma das principais metas da medicina Ayurveda, naturalmente, não faz sentido alimentar-se mais do que o necessário. Dessa forma, para evitar que isso aconteça, é recomendado estipular intervalos de, no máximo, 4 horas entre cada refeição. Assim, a sensação de fome nunca será suficientemente intensa para ensejar um descontrole.
3. Desfrute plenamente de cada refeição
Evite comer de maneira apressada, automática, sem apreciar o alimento ingerido, ou enquanto realiza outras atividades. Concentre-se apenas na sua refeição, prestando atenção ao sabor dos alimentos, e mastigando e engolindo sem pressa. Além de o processo de digestão poder ser mais eficiente quando se adota essa prática, a sensação de saciedade também é maior.
–
Você já tinha ouvido falar na medicina Ayurveda? Tem o hábito de adotar algum dos seus princípios no dia a dia? Confira também outros conteúdos com dicas saudáveis que já publicamos aqui no Blog do Pão!