Mais Mu logo estresseVocê já deve ter percebido que é bastante habitual as pessoas comerem sem sentir fome, certo? Essa situação é mais comum do que se imagina, e pode estar ligada à relação entre estresse e alimentação. Um dia que não esteja sendo tão bom para uma pessoa, por exemplo, pode fazer com que ela acabe descontando sua ansiedade na comida.

Além disso, também é importante lembrar que, muitas vezes, sob pressão e estresse, as escolhas por alimentos menos nutritivos, com grandes quantidades de açúcares e gorduras, são mais frequentes do que por ingredientes saudáveis.

Então que tal descobrir como dar fim a esse ciclo, conhecer alguns hábitos diários que podem contribuir para a diminuição da ansiedade, e descobrir alimentos que podem ajudar a reduzir ou aumentar o estresse?

estresse intro

Alimentos que podem ser benéficos ao organismo

Abacate

O abacate é rico em gorduras boas que podem agir como antioxidante para o sistema cardiovascular. Por isso, pelo fato de o estresse promover uma sobrecarga da funcionalidade do coração, uma alimentação saudável com esse ingrediente pode favorecer a redução dos níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse.

estresse abacate

Iogurte natural

Os iogurtes naturais são repletos de probióticos, ou seja, bactérias benéficas que ajudam o intestino a absorver melhor os nutrientes e também a liberar substâncias que auxiliam a reduzir o estresse. Uma dessas substâncias é o triptofano, aminoácido que aumenta a produção de serotonina, responsável por proporcionar sensação de bem-estar e prazer, reduzindo a possibilidade de desenvolver estresse.

estresse iogurte

Ovo

O ovo é um alimento composto por enxofre e por vitaminas do complexo B, que podem ajudar a diminuir o estresse. Além disso, ele é também fonte de proteínas, as quais podem auxiliar a reduzir a vontade de comer doces e também a diminuir o hábito de comer fora de hora.

estresse ovo

Salmão

O salmão é rico em ômega 3, vitamina D e selênio, nutrientes que ajudam a produzir hormônios anti-inflamatórios e desintoxicantes. Nesse sentido, o peixe pode colaborar para que o organismo elimine toxinas e se desinflame, diminuindo os quadros de estresse.

estresse salmão

Alimentos que podem ser prejudiciais à saúde

Alimentos picantes

Para quem sofre de ansiedade, é indicado evitar o consumo de alimentos feitos à base de pimentas e ingredientes artificiais que realçam esse sabor. Isso porque, quando o organismo recebe esse tipo de comida, há uma interferência na produção normal da atividade do estômago, o que pode causar refluxo ácido e gerar bastante desconforto e estresse.

estresse pimenta

Batata frita

Uma das queridinhas das refeições de muitos brasileiros, a batata frita pode ser uma vilã quando o assunto é estresse. Afinal, sua versão industrializada contém grandes níveis de gordura e sódio, o que pode aumentar o estresse e possibilitar o desenvolvimento da hipertensão.

estresse batata

Energéticos

As bebidas energéticas e os refrigerantes apresentam altas taxas de cafeína e açúcar, o que pode ajudar a agravar o estresse. Nesse grupo, também estão incluídos aquele cafezinho diário e os chás pretos. Portanto, lembre-se de ter cuidado na dosagem desses tipos de bebidas.

estresse café

Hábitos saudáveis que podem ajudar a reduzir o estresse

Faça atividades físicas

Manter o corpo em movimento é uma das maneiras para evitar o estresse. Ao realizar uma atividade física, o organismo libera substâncias que aumentam a sensação de bem-estar. Com isso, o estresse pode ser reduzido. Vale a pena investir na prática de qualquer exercício, como yoga, meditação, corrida ou ginástica.

estresse exerício

Pratique o mindful eating

O mindful eating significa comer com atenção plena. Ou seja, trata-se de aproveitar melhor a experiência proporcionada pela comida em vez de simplesmente ingerir alimentos de forma rápida, sem saboreá-los em sua totalidade.

Alguns hábitos dessa prática são comer em um lugar tranquilo, respirar fundo antes de começar a se alimentar, e se desconectar do celular durante a refeição. O resultado pode ser sinônimo de uma alimentação mais saborosa e também da redução do estresse.

Tenha uma boa noite de sono

Não é raro ver que pessoas que não dormem bem à noite sofrem com o estresse. Afinal, uma boa noite de sono pode ajudar a regular os principais hormônios de bem-estar do organismo, além de trazer descanso para a mente e para o corpo.

Uma das dicas mais importantes que ajudam a qualidade do sono e contribuem para uma noite mais tranquila é evitar ingerir alimentos pesados e que exigem muita energia do organismo durante o processo digestivo. Por isso, dê preferência para alimentos mais leves e de fácil digestão.

estresse sono

Essas foram algumas informações sobre estresse e alimentação. No entanto, não se esqueça de que a inclusão de alimentos na sua dieta e a prática de atividade física devem sempre ser feitos com o acompanhamento de um profissional da saúde.

Você conhecia todas essas opções que podem ajudar a diminuir o estresse? O que você faz para sentir mais prazer e bem-estar no dia a dia? Confira também outros posts sobre saudabilidade que já fizemos aqui no Blog do Pão!

mais mu banner estresse