logo akatu certificaçãoA busca por uma alimentação mais balanceada pode estar diretamente ligada ao hábito de leitura dos rótulos dos alimentos que se consome. Afinal, ele é a comunicação entre o produto e o consumidor, pois lá estão suas informações nutricionais e os ingredientes contidos. Às vezes, até, eles vão além, e trazem avisos complementares que são exibidos na forma de selos de certificações. Que tal descobrir como eles podem contribuir para você fazer escolhas ainda mais saudáveis e sustentáveis?

certificação alimento

Entenda o que as certificações informam

As certificações são uma maneira adicional de comunicação entre o produto e o consumidor. Por abordarem aspectos de sua cadeia produtiva, elas entregam informações que não se restringem apenas aos ingredientes do produto, oferecendo a oportunidade de analisar os atributos de saudabilidade e sustentabilidade de um alimento de maneira transversal.

As certificações podem informar, entre outras coisas, sob quais condições o alimento foi produzido ou processado, destacando práticas e princípios seguidos pelo fabricante e sua cadeia de fornecedores.

Normalmente, essas práticas e princípios diferenciam o alimento em relação aos convencionais justamente por serem mais sustentáveis, reduzirem os impactos negativos ou causarem impactos positivos ao meio ambiente — contribuindo, por exemplo, para a preservação dos recursos hídricos, solo e biodiversidade local.

As certificações são exibidas na forma de selos que podem ser expostos nas embalagens dos produtos, de modo a facilitar o acesso do consumidor a esses dados. Elas podem, ainda, indicar a ausência de determinadas técnicas ou ingredientes na cadeia produtiva do alimento (como o não uso de agrotóxicos ou adubos químicos no caso da produção de alimentos orgânicos certificados, e a ausência de ingredientes de origem animal na composição e no processo de fabricação de alimentos veganos certificados).

certificação entenda

Conheça algumas certificações

Se você deseja fazer escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis, comece a prestar atenção em algumas certificações e priorizar os produtos que contenham seus respectivos selos.

Uma das mais conhecidas, a certificação de produtos orgânicos pode ser identificada por um selo no rótulo de alimentos in natura e também processados, como sucos, geleias, laticínios, biscoitos, carnes, entre outros. Só possuem essa certificação os alimentos provenientes de uma produção agrícola que não utiliza agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes sintéticos. Por esses motivos, é uma produção mais sustentável, que conserva recursos naturais, recupera a fertilidade do solo e promove maior qualidade de vida aos produtores, uma vez que eles não têm contato com adubos químicos.

Esses aspectos também refletem em benefícios para a saúde do consumidor, pois o processo de produção orgânica resulta em alimentos mais saudáveis e saborosos. Não por acaso, o consumo deles está crescendo no país. A mais recente Pesquisa Akatu identificou que a porcentagem de consumidores que compram orgânicos saltou de 23%, em 2012, para 48% em 2018.

Criado em 2013, o certificado Produto Vegano SVB é concedido a diferentes tipos de alimentos e também outros produtos. Ele atesta que o produto não possui ingredientes de origem animal, que não é testado em animais, e que os fabricantes fornecedores de ingredientes e matérias-primas também não fazem testes em animais. Um produto com um dos selos dessa certificação, portanto, pode satisfazer quem busca um estilo de vida mais saudável e sustentável, e quem possui restrições quanto à ingestão de ingredientes de origem animal, como por exemplo, a lactose.

Outra certificação que tem ganhado destaque no Brasil é a que atesta a ausência de glúten em um produto. Isso porque há um aumento no número de pessoas diagnosticadas com intolerância a ele, além do fato de os consumidores perceberem que alimentos sem glúten podem ofereecr benefícios ao organismo, dependendo das condições de saúde de cada um. A principal norma dessa certificação é a quantidade máxima de glúten (10ppm) que o produto final e seus ingredientes podem conter.

certificações conheça

Descubra por que confiar nas certificações

Você pode se perguntar: por que devo confiar que o produto que exibe um selo de fato cumpre as normas exigidas pela certificação?

Como as características da cadeia produtiva de um alimento não podem ser observadas nos próprios produtos no momento da compra, é mesmo necessária uma terceira parte garantindo ao consumidor que elas são reais. Por isso, um ator independente (não vinculado nem ao produtor do alimento nem à organização criadora da certificação) é quem assegura a veracidade da informação que uma certificação informa. Dessa forma, vale saber que os envolvidos no processo são:

  1. Organização criadora da certificação: determina os padrões de produção e/ou processamento que ela atesta;
  2. Fabricante de alimentos: solicita a certificação para um determinado produto;
  3. Organização certificadora independente: avalia se o produto em questão e/ou sua cadeia produtiva atendem aos padrões exigidos pela certificação.

O processo de certificação pode ser longo e composto de várias etapas, como auditorias da cadeia produtiva e coleta e análise de amostras do alimento. Apenas quando todos os resultados são positivos é que o produto pode, então, passar a expressá-la, exibindo seu selo no rótulo.

Vale ressaltar que nem todo selo encontrado em um rótulo representa uma certificação. Há selos que são simples menções, ou seja, afirmações de atributos de sustentabilidade do produto feitas pela própria marca. Ao contrário das certificações, as menções não cumprem normas preestabelecidas, não são avaliadas por terceiros e nem informadas a partir de um selo único e padronizado. Se um produto tiver um selo e você ficar em dúvida, pesquise nos sites do fabricante e da certificadora para ter certeza se se trata de uma menção ou de uma certificação.

certificações confie

Para fazer escolhas melhores, mais saudáveis e sustentáveis, considere as certificações como aliadas! Assim, procurar por selos de certificações nos rótulos dos alimentos que deseja consumir ajudará você a eliminar ou, pelo menos, reduzir incertezas com relação às características dos produtos.

Você já conhecia as certificações em alimentos? Sabia sobre suas funções? Confira também outros posts sobre saudabilidade que já publicamos aqui no Blog do Pão!