Mais Mu constipação intestinal Só quem tem dificuldade de fazer suas necessidades sabe o quanto a constipação intestinal pode ser incômoda, não é mesmo? Dores, inchaço e fisgadas na barriga, por exemplo, podem ser alguns dos sintomas dessa condição. Mas você sabia que dá para melhorar essa situação e ajudar a regular o trânsito intestinal? Com apenas alguns bons hábitos, é possível contribuir para que o seu intestino funcione melhor.

constipação intestinal hábitos

Como saber se o seu intestino é preso?

De forma geral, não existe um número certo de vezes ao dia ou na semana que uma pessoa deve ir ao banheiro. Afinal, cada organismo funciona de uma forma. No entanto, fazer suas necessidades menos do que duas vezes por semana pode ser um sinal de alerta.

Por isso, é importante procurar uma ajuda profissional se você suspeita de que pode ter prisão de ventre. Ainda assim, também é válido conhecer alguns dos sintomas mais comuns que quem sofre com intestino preso pode ter, como por exemplo:

  • Desconforto e distensão abdominal;
  • Mal-estar, irritação e mau humor;
  • Gases e dificuldade com a digestão;
  • Necessidade de fazer muita força durante o processo de evacuação;
  • Sensação de inchaço mesmo após a ida ao banheiro.

constipação intestinal desconforto

Quais são as causas da prisão de ventre?

Na maioria das vezes, a constipação intestinal pode ser causada por maus hábitos de vida. Afinal, a rotina agitada, sedentária e com má alimentação interfere diretamente na saúde do seu organismo.

Consumir muita proteína animal e alimentos ultraprocessados, por exemplo, é outro fator que pode prejudicar o trânsito intestinal. Além disso, a ingestão de medicamentos, suplementos vitamínicos e laxantes também pode causar a prisão de ventre, assim como a presença de problemas emocionais, como estresse, ansiedade, depressão etc.

constipação intestinal dor

Como resolver a constipação intestinal?

Adotar um estilo de vida mais saudável pode ser o primeiro passo para ajudar no funcionamento do seu intestino.

Consuma mais fibras

As fibras alimentares são nutrientes que dão volume ao bolo fecal, o que estimula o intestino a trabalhar. Além disso, juntas à água, elas deixam as fezes mais macias, ajudando no processo de evacuação.

Elas estão presentes em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, sementes e leguminosas. Sendo assim, esses alimentos devem ser incluídos na dieta com o acompanhamento de um profissional para colaborar para um trânsito intestinal regular.

constipação intestinal fibras

Beba mais água

Beber água é um dos passos mais importantes na prevenção da constipação intestinal. Isso acontece porque, quando o organismo está desidratado, ele absorve mais água do bolo fecal, fazendo com que as fezes fiquem ressecadas e duras, e, consequentemente, dificultando a evacuação.

Por isso, é preciso beber as quantidades adequadas de água para o seu organismo. E lembre-se: não valem refrigerante, café e nem bebidas alcoólicas.

constipação intestinal água

Evite ultraprocessados, gorduras e açúcares

O excesso de alimentos ultraprocessados e ricos em açúcares e gorduras pode prejudicar o trânsito intestinal. Portanto, tente evitá-los na sua alimentação do dia a dia, deixando-os para consumi-los em momentos fora da rotina.

constipação intestinal açúcar

Pratique atividades físicas regularmente

Praticar atividades físicas regularmente é fundamental para a boa saúde e também para ajudar no tratamento e prevenção da constipação intestinal. Afinal, ao se exercitar, você faz com que todo o seu organismo funcione melhor, incluindo o intestino.

constipação intestinal exercício

Coma alimentos probióticos

Os alimentos probióticos são aqueles que contêm bactérias do bem semelhantes às encontradas no intestino. Dessa maneira, eles repõem a flora intestinal e ainda auxiliam na regulação do funcionamento do órgão.

Iogurtes, leite fermentado, kombuchá, chucrute e kefir são alguns dos exemplos desse tipo de alimento.

constipação intestinal probióticos

A mudança de hábitos no dia a dia pode ser uma grande aliada na prevenção da constipação intestinal. Que tal conferir também outros posts sobre saúde que já publicamos aqui no Blog do Pão?

mais mu banner constipação intestinal