Quando você olha para um abacaxi, pensa que sua casca dará um suco perfeito? E quando pega uma beterraba, separa suas folhas para compor a salada? Esses são só alguns exemplos de partes de alimentos que costumam ser descartados, mas podem ser facilmente incorporados na dieta.
Privilegiar alimentos in natura e usá-los integralmente é um hábito de consumo consciente: adotar essa prática leva a uma alimentação mais saudável, rica em nutrientes, ao mesmo tempo em que diminui a quantidade de resíduos gerados, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
No caminho da alimentação saudável
Muitas vezes, a correria do dia a dia faz a alimentação ficar em segundo plano. No entanto, ter refeições balanceadas e você cozinhar ao menos uma parte delas pode ajudar a saúde, evitando doenças crônicas como as cardiovasculares, a diabetes e a hipertensão arterial. Quem vai para a cozinha, conhece melhor os ingredientes que tem à disposição e consegue escolher quais utilizar, de forma a manter uma dieta equilibrada em termos nutricionais.
O hábito de cozinhar a sua própria comida também desperta a curiosidade sobre os alimentos in natura: é melhor usar a polpa? As sementes, os talos e as folhas podem ser consumidor? Será que são nutritivos?
A resposta, quase sempre, é sim. Esses alimentos são nutritivos e podem ser utilizados em receitas bastante saborosas. Cada grama de casca do abacaxi, por exemplo, contém o dobro de proteínas que a fruta em si. Já a casca da banana é riquíssima em fibras prebióticas, que aumentam as bactérias boas no intestino. As sementes da abóbora, por sua vez, têm fibras, vitaminas e minerais.
Saiba quais cascas, talos, folhas e sementes usar
Ao buscar informações sobre os alimentos in natura, descobre-se que quase todas as suas partes podem ser aproveitadas na cozinha. Ou seja, cascas, talos, folhas e sementes comumente descartados são, na verdade, fontes de nutrientes, e merecem ganhar espaço no cardápio de quem busca uma alimentação mais saudável.
Das saladas às receitas de sopas, sucos e geleias, alguns dos ingredientes que podem ser aproveitados no dia a dia são:
- Folhas de abóbora, batata-doce, beterraba, brócolis, cenoura, couve-flor, nabo e rabanete;
- Cascas de abacaxi, abóbora, banana, batata-inglesa, beterraba, goiaba, laranja, maçã, mamão, manga, maracujá, melão e tangerina;
- Talos de agrião, beterraba, brócolis, couve-flor e espinafre;
- Entrecascas de mandioca, maracujá, melancia e melão;
- Sementes de abóbora, jaca e melão.
Outra dica importante é para evitar descartar alimentos “mais feios”, como frutas e verduras um pouco machucados ou com formatos diferentes do usual. Apesar da aparência, eles são tão nutritivos quanto os “mais bonitos”.
O saudável também pode ser sustentável
O desperdício de alimentos é um dos problemas mais graves no mundo e no Brasil. Segundo a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, uma família descarta cerca de 130 kg de alimentos por ano. No total, são 26,3 milhões de toneladas jogadas no lixo, enquanto 14 milhões de brasileiros passam fome. Esse montante desperdiçado poderia satisfazer as necessidades nutricionais de 11 milhões de pessoas, de acordo com a FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura).
O uso integral dos alimentos in natura também é uma forma de contribuir para a mudança desse cenário. Toda vez que se utiliza uma casca, um talo, uma folha ou sementes, por exemplo, deixa-se de gerar resíduo orgânico, que muitas vezes acabaria nos lixões e aterros sanitários emitindo gases de efeito estufa durante seu processo de decomposição.
Além disso, o consumo de alimentos in natura diminui também a geração de resíduos sólidos, os recicláveis, pois eles necessitam de pouca ou até mesmo de nenhuma embalagem para sua conservação, uma vez que não sofrem alteração depois de deixarem a natureza.
–
Uma alimentação mais saudável e sustentável pode estar ao seu alcance. Que tal começar a priorizar os alimentos in natura em suas refeições e tentar incluir talos, cascas e folhas nas próximas receitas? A sua saúde agradece — e o meio ambiente também! Confira também outros posts sobre ações sustentáveis que já publicamos aqui no Blog do Pão!
junho 5, 2020
Verdade. Folhas dos alimentos podem virar deliciosos bolinhos, assim como a casca do abacaxi também pode gerar uma gelatina deliciosa.
junho 8, 2020
É isso mesmo, Solange 🙂
junho 6, 2020
Obrigada achei o máximo, sempre bom aprender mais e mais a cada dia
junho 8, 2020
Oi, Rita! Obrigada pela mensagem 🙂