Uma das características mais marcantes da moda masculina moderna é a barba. Hoje é possível ver vários tipos de cortes e estilos de barba pelas ruas das grandes e pequenas cidades do país, em homens de qualquer idade. Ela é, inclusive, uma das características mais marcantes da imagem masculina e, por isso, pode ajudar a criar um visual mais comportado ou descolado, de acordo com a necessidade e vontade de cada um.

Deixar crescer uma barba é fácil, o difícil pode ser mantê-la com o visual bonito como você deseja. Por isso, existem algumas regras básicas de cuidados com a barba que são simples de adicionar na sua rotina. Separamos, abaixo, as principais para você “cultivar” uma barba sempre bonita e cheirosa!

Limpe sua barba diariamente

cuidados com a barba higiene

Você deve cuidar da sua barba, da mesma maneira que cuida dos cabelos. Por isso é tão importante criar o hábito de limpá-la diariamente. Além de lavar e enxaguar os fios durante o banho, você pode também complementar essa limpeza ao longo do dia. Atente-se a limpar a barba preferencialmente após as refeições – para evitar que restos de alimentos se acumulem na região – e ao final do dia, para remover as impurezas.

Existem produtos específicos de cuidados com a barba que podem lhe ajudar a manter esse hábito de maneira prática e saudável.

Hidrate seu rosto e os fios

cuidados com a barba coçar

Hidratar o rosto e os fios também é um cuidado importante que você deve ter para garantir uma barba mais bonita. Mesmo que você tenha todo o cuidado no momento de se barbear e, principalmente, de usar os produtos pré e pós barba, alguns fios ainda podem se comportar de uma maneira indesejada.

A hidratação do rosto pode lhe ajudar a evitar irritações na região da barba, como fios encravados, que podem incomodar e prejudicar seu visual. Alguns outros produtos, como óleos, ceras e pomadas específicas para a barba podem, por sua vez, ajudar a controlar os fios e modelá-los de maneira diferente todos os dias.

Aprenda a técnica certa para barbear

cuidados com a barba barbear

Nenhum assunto é tão polêmico no tema cuidados com a barba quanto a melhor técnica para se barbear. Existem especialistas que afirmam que o ideal é passar a lâmina no sentido contrário dos fios, para ajudar a fortalecer e forçar o crescimento dos mesmos. Entretanto, muitos ainda afirmam que seguir o sentido do pelo pode ser mais interessante para evitar fios encravados.

Independentemente da sua técnica favorita, o ideal é que você sempre opte por fazer a barba com os pelos bem umedecidos com a ajuda de água morna, para que os poros estejam bem abertos no momento do corte. Pode ser interessante, nesses casos, consultar um barbeiro e encontrar, junto com esse especialista, a melhor técnica para o seu tipo de barba!

A mesma regra se aplica para a frequência do ato de barbear. Como a velocidade de crescimento varia muito de um homem para outro, o ideal é observar como a sua barba se comporta e estabelecer, a partir dai, uma frequência para o seu objetivo final. Consultar um barbeiro pode ser uma alternativa para entender como os seus fios se comportam.

Evite coçar demais a região

cuidados com a barba produtos

Um dos hábitos adquiridos por quem deixa a barba crescer é frequentemente passar a mão nos fios ou coçar a região. Apesar de parecer irresistível fazer isso, é importante evitar essa prática, já que pode estimular a formação de fios encravados – por atrapalhar a direção de crescimento dos mesmos.

Para reduzir a coceira e o desconforto, produtos de cuidados com a barba – tanto no pré, quanto no pós barbear – podem ajudar a melhorar a sensação nessa região do rosto.

Mantenha bons hábitos de vida

cuidados com a barba hábitos

Para que sua barba cresça sempre bonita e forte, é importante também garantir bons hábitos de vida. Além de se alimentar bem, garantindo a ingestão de vitaminas e proteínas essenciais para o crescimento dos fios, praticar exercícios físicos e descansar bem também são cuidados indispensáveis.

Os exercícios ajudam a aumentar a produção de testosterona pelo organismo, hormônio que estimula o crescimento do pelo, assim como os períodos de descanso permitem que o organismo use parte da energia obtida no desenvolvimento dos fios.

Visite seu dermatologista regularmente

cuidados com a barba dermato

Se você vem apresentando dificuldades para deixar a barba crescer ou ganhar maior volume, talvez uma boa ideia seja marcar uma consulta com um dermatologista, para conhecer melhor seu perfil e características. Esse profissional também pode recomendar tratamentos e outros cuidados que vão melhorar, significativamente, o aspecto da sua barba.

 

Quais dos hábitos acima você mantém regularmente para cuidar da sua barba? Tem outra técnica que aplica na sua rotina? Compartilhe com a gente suas opiniões! Não deixe de conferir também a linha de produtos para barba disponível no site do Pão de Açúcar 😉