Escovar os dentes é um hábito tão importante para a nossa saúde quanto cuidar da alimentação ou fazer um check-up médico com regularidade. Apesar disso, quantas vezes você já ouviu seu dentista lhe dizer que o seu método de escovação pode estar errado?

Mesmo com o hábito de escovar os dentes duas a três vezes por dia, é comum esquecer-se de aplicar técnicas simples e eficientes para uma higiene bucal perfeita.

Você vai ver, entretanto, que não existe nada de complicado em aprender a fazer a limpeza dos dentes do jeito certo. Confira abaixo o passo a passo da higiene bucal perfeita que preparamos para você!

1º passo: Busque a escova de dente e o creme dental ideal

higiene-bucal-escova

A escolha da escova de dente e do creme dental é, provavelmente, um dos passos mais importantes do cuidado com a higiene bucal. Afinal, uma escovação eficiente e prática começa com bons produtos em mãos.

Existem diversos tipos de escovas de dente, de tamanhos, cerdas e objetivos diferentes. A escolha da escova ideal para você depende intimamente de características individuais de sua arcada e comportamento da saúde bucal. Por isso é que existem escovas ideais para quem, por exemplo, acumula mais tártaro ou tem dentes menores.

O modelo certo pode facilitar o processo de remoção dos resíduos alimentares e reduzir o risco de formação de placas bacterianas na arcada. Consulte seu dentista para escolher a escova perfeita para o seu tipo de arcada.

A escolha do creme dental também é importante para uma boa escovação e depende de características individuais de cada pessoa. Existem cremes para dentes sensíveis, para quem acumula muita placa bacteriana ou até mesmo para quem precisa de um tratamento gengival específico. Com a ajuda do seu dentista, é possível escolher o tipo ideal para a sua higiene bucal.

2º passo: Enxague a cavidade oral antes de iniciar a higiene bucal

higiene bucal bochecho

Com escova e creme dental em mãos, é hora de começar a cuidar da higiene oral. Para isso, é preciso preparar seus dentes para uma escovação mais eficiente.

O recomendado, portanto, é fazer um bochecho rápido com água pura, para conseguir remover um volume importante de resíduos de alimentos antes da escovação.

Dessa maneira, a escova poderá ter maior contato com a superfície dos dentes que precisa ser higienizada no momento da higiene bucal.

3º passo: Use a técnica certa de escovação

higiene bucal escovação

Uma escovação ideal começa sempre com movimentos circulares, que permitem que as cerdas da escova acompanhem a anatomia gengival, evitando risco de retrações. Depois siga a seguinte ordem:

  1. Escove as laterais dos dentes superiores mais próximos à bochecha;
  2. Prossiga para as laterais dos dentes inferiores mais próximos à bochecha;
  3. Vá para as superfícies de mastigação dos dentes superiores;
  4. Escove depois as superfícies de mastigação inferiores;
  5. Finalize a escovação dando atenção à língua. Use sua escova para remover o excesso de resíduos e evitar o acúmulo de bactérias, garantindo um hálito mais puro.

4º passo: Não se esqueça do fio dental

higiene bucal fio dental

O uso do fio dental é tão importante quanto o processo de higienização como um todo. Esse pequeno detalhe é que vai lhe ajudar a remover os possíveis resíduos alimentares acumulados entre os dentes, além de reduzir significativamente o acúmulo de tártaro nessas regiões.

Essencial para lhe ajudar a prevenir vários tipos de doenças orais, o uso do fio dental ao final da escovação deve ser valorizado sempre para garantir uma limpeza completa.

5º passo: Use enxaguantes bucais, se necessário

higiene bucal enxaguante

Os enxaguantes bucais são antissépticos que podem ter seu uso solicitado pelo dentista em determinadas situações. Em muitos casos, a escovação e o uso do fio dental são suficientes para garantir uma higiene bucal adequada, entretanto, para alguns pacientes o uso do enxaguante bucal pode ser necessário por algum tempo.

Somente priorize o uso dos enxaguantes bucais caso seu dentista solicite, ok?

6º passo: Visite seu dentista regularmente

higiene bucal dentista

A visita ao dentista é essencial para você garantir que toda a sua técnica de escovação para uma higiene bucal ideal não seja feita em vão – e até mesmo para avaliar se você está aplicando esse aprendizado direitinho.

É na consulta com o dentista que você vai completar esse cuidado, fazendo uma limpeza mais profunda para remover possíveis placas bacterianas e tártaros que se desenvolvem ao longo do tempo.

Por isso, para completar a tarefa de garantir uma higiene bucal perfeita, lembre-se de marcar uma consulta regular com o seu dentista de confiança!

Depois de conferir esse passo a passo, você sabe dizer se escova os dentes da maneira certa ou não? Compartilhe conosco suas experiências e até mesmo suas dificuldades nessa tarefa!

Esse artigo teve a contribuição e revisão do Dr. Leandro Lukacsak, CRO SP 78885, dentista da clínica OralFix Odonto.