O verão chegou! E com ele, os temidos pernilongos e mosquitos, que além das desconfortáveis picadas, também podem transmitir doenças perigosas.

Por isso, para se proteger da ação desses insetos nessa época do ano (e em todas as outras), os repelentes são grandes aliados da nossa saúde. Que tal tirar algumas dúvidas sobre o uso desse produto?

Quem pode usar repelente?

Com exceção de crianças que ainda não completaram dois anos de idade (que não podem utilizar repelentes aplicados diretamente na pele), qualquer pessoa pode usar produtos aprovados pela ANVISA, sem contraindicações – inclusive gestantes e idosos.

Existem linhas específicas para crianças, como produtos que tem indicação apenas para pessoas mais velhas, a partir dos 12 anos. O recomendado para fazer o uso seguro do repelente é sempre conferir as informações apresentadas no rótulo.

uso de repelentes - crianças

Repelente em creme ou spray: qual usar?

Apesar de apresentarem diferenças de composição – e até mesmo de concentração de alguns ativos – os dois modelos oferecem a mesma proteção para o seu corpo se utilizados de acordo com a recomendação do fabricante.

Como aplicar o meu repelente?

O repelente é um produto que deve ser utilizado enquanto você está acordado. Para funcionar corretamente, você precisa aplicá-lo em toda a superfície da pele que está exposta ao ambiente (inclusive mãos, pés e rosto).

Como o mosquito é atraído pelo gás carbônico exalado pela nossa pele, é o tecido exposto que demanda mais proteção. E não adianta aplicar o produto em apenas uma parte da pele exposta, visto que isso não é suficiente para proteger os tecidos que não estão com repelente.

Tome cuidado apenas ao aplicar o produto no rosto, para não deixar entrar em contato com boca ou olhos. Para poder fazer a aplicação segura, coloque o produto nas mãos e espalhe delicadamente por toda a face.

Preciso reaplicar o repelente depois de algum tempo?

O repelente precisa ser reaplicado com a frequência recomendada pelo fabricante. A média de duração de seu efeito pode chegar a até 4 horas, mas esse período pode variar de acordo com cada produto.

Vale verificar também a recomendação do fabricante com relação a mudanças de temperatura ou contato com água, para saber se existe necessidade de nova reaplicação.

Existe um repelente ideal para o meu tipo de pele?

Alguns tipos de repelente podem ser indicados para determinados tipos de pele. Essas indicações podem variar por conta de sua composição química, como também por conta de sua forma de aplicação (spray ou creme).

Para encontrar o repelente ideal para seu tipo de pele, vale a pena conversar com um dermatologista sobre o assunto.

uso de repelentes - creme ou spray

Passar o repelente por cima da roupa ajuda a aumentar a proteção?

Não existe problema em aplicar o repelente sobre a roupa, mas é pouco provável que o mosquito consiga picar parte da pele que está abaixo de um tecido. Em caso de infestação, entretanto, essa pode ser uma prática que ajuda a mantê-los longe por mais tempo.

De qualquer maneira, é importante lembrar que a composição dos repelentes pode danificar o tecido de algumas peças.

Passei protetor solar. Posso passar o repelente?

Pode e deve. A prática ideal é sempre aplicar o protetor solar primeiro, para depois aplicar o repelente. Aguarde um intervalo de 15 minutos entre cada aplicação, para garantir o efeito correto de cada um.

Sempre que for reaplicar o protetor solar, faça nova aplicação do repelente.

Posso passar repelente antes de dormir?

O uso de repelentes na pele antes de dormir não é recomendado. Além de não ser comprovado seu funcionamento durante o sono, existe o risco de intoxicação com o produto durante esse período.

Para dormir e ficar longe dos mosquitos, prefira métodos naturais de proteção. Use janelas teladas, repelentes elétricos (que protegem o ambiente) ou deixe ventiladores e ar condicionado ligados.

O repelente pode ser usado continuamente?

Se o uso contínuo for realizado de acordo com as recomendações do rótulo, não existe risco para a saúde. Alguns fabricantes fazem a recomendação de volume de uso por dia e, por isso, é importante seguir essa orientação.

Se usado corretamente, o repelente é um grande aliado para a sua saúde no combate contra a ação de mosquitos e pernilongos. Você já escolheu o seu?

Repelentes_Blog_verao_2201