O trigo é um dos cereais mais consumidos do mundo, junto com o milho e o arroz, situação que torna esse alimento um ingrediente básico na mesa de várias famílias de diversos países.
Por aqui no Brasil, o trigo é um alimento extremamente popular. Ele está presente nos nossos pães, massas e até em bebidas, como a cerveja. Por isso, sua produção é tão importante para o mercado alimentício brasileiro.
Que tal conhecer tudo sobre o trigo e suas características?
Tipicamente brasileiro, mas com origem no Egito
Apesar de extremamente popular no Brasil, o trigo não é um alimento que é natural da América do Sul. As primeiras plantações de trigo foram identificadas no Egito, e em regiões próximas a esse país, que tem características climáticas favoráveis para o desenvolvimento dessa planta.
O trigo foi trazido para o Brasil pelos portugueses, que criaram as primeiras plantações desse cereal na região do estado de São Paulo. A adaptação do trigo ao clima brasileiro foi tão rápida e eficiente, que outras regiões do país também começaram a desenvolver suas próprias culturas. Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores desse alimento, exatamente por essa identificação do cereal ao terreno e clima do país. Essa situação também faz com que o trigo seja um dos principais ingredientes presentes na mesa do brasileiro e, portanto, essencial para a manutenção da saúde de muitas famílias.
Características nutricionais do trigo
O trigo é um alimento extremamente importante para a nossa saúde no aspecto nutricional. Além de ser uma importante fonte de energia para o organismo, por ser um carboidrato, o trigo é um alimento rico em vitaminas e minerais essenciais para vida humana, como as vitaminas do complexo B, o potássio, o fósforo e o magnésio.
Outra característica nutricional interessante do trigo é a sua alta concentração de fibras alimentares, que auxiliam na regulação da atividade intestinal, no controle da glicemia e do volume de gordura no sangue, além de atuar também no aumento da sensação de saciedade – que ajuda a controlar o apetite.
Moagem e preparação do trigo para consumo
A maior parte do trigo que consumimos é moído, para poder dar origem às receitas que nós tanto amamos. O processo de moagem do trigo é feito para retirar o endosperma do grão (que representa cerca de 75%), que é a parte desse alimento que dá origem às farinhas brancas.
A moagem também pode ser feita com a casca junto com o endosperma, para criar as farinhas integrais, que são mais grossas e com valor nutricional mais elevado.
Ambos os tipos de farinha podem ser usados em diferentes receitas, para garantir o melhor aproveitamento desse produto na nossa alimentação. Vale reforçar que o trigo também pode ser consumido na forma de grão ou farelo.
O trigo e o glúten
O glúten é uma proteína encontrada nos grãos de trigo, cevada e centeio, responsável por várias características encontradas nesse alimento. Muito se fala sobre a relação do trigo e do glúten e como essa situação pode influenciar na qualidade da saúde de muitas pessoas.
No aspecto culinário, o glúten é o responsável por dar às massas feitas com esse alimento a sua característica elástica, que permite sua expansão quando levado ao forno para processos de panificação. Exatamente por isso é que massas feitas com grãos e cereais que não tem essa proteína não conseguem reproduzir as mesmas características físicas daquelas preparadas com trigo, cevada ou centeio.
Em termos de saúde, o glúten é uma proteína que é naturalmente absorvida pela maior parte das pessoas e não oferece risco para a qualidade de vida. Indivíduos diagnosticados com doença celíaca, por sua vez, são aqueles que apresentam dificuldade de absorção dessa proteína. Eles podem desenvolver sintomas gastrointestinais indesejados após a ingestão de alimentos à base de trigo, cevada ou centeio.
Para saber se o glúten é prejudicial ou não para a sua saúde, caso você sinta desconforto ao consumir alimentos à base de trigo, é recomendável marcar uma consulta médica e realizar exames que podem confirmar o diagnóstico dessa doença.
O trigo está mais presente no seu dia a dia do que você imagina. Já conferiu quais alimentos da sua rotina contém esse importante alimento? Compartilhe com a gente suas dúvidas e opiniões sobre esse assunto!
março 1, 2018
muito obrigada por me ajudar na minha pesquisa da escola
março 2, 2018
🙂 o prazer é nosso, Pricila!
maio 28, 2018
Obriga do por me ajudar em um trabalho de escola 🙂 .
maio 28, 2018
Ficamos felizes em ajudar, Manuela 😉
agosto 22, 2018
Estou pesquisando sobre o trigo para um oferta de emprego…através da leitura neste rico texto…fui empregado…fica aqui meus agradecimentos…
agosto 22, 2018
Edson,
Ficamos muito felizes em saber que nosso texto te ajudou nessa conquista! Esperamos que tenha muito sucesso na nova caminhada <3
agosto 5, 2019
obrigado por me ajudar no trabalho da escola = )
agosto 5, 2019
🙂
setembro 4, 2019
por vocês eu consegui fazer um trabalho da escola avaliativo muito obrigada
setembro 5, 2019
<3
fevereiro 18, 2020
Boa tarde.
Costumo cozinha o trigo (inteiro) e fazer salada,gosto muito.
Esta forma de consumir é saudável?
fevereiro 19, 2020
Oi, Carmen! Tudo bem? Sugerimos que consulte seu nutricionista para esclarecer essa dúvida 🙂
setembro 4, 2020
QUAL PARTE DA PLANTA(TRIGO) USAMOS PARA FAZER AFARINHA?
setembro 4, 2020
Oi, Ruan! Tudo bem? Como dissemos no texto, o endosperma 🙂