Nestes dias frios, vale refletir: você sabe como fazer sopa de feijão? Isso porque, além de ser uma paixão nacional, é importante aproveitar a versatilidade dos alimentos. Presente em quase todas as cozinhas brasileiras, o feijão cai bem como acompanhamento na maioria dos pratos. E não para por aí: além de muito saboroso, o ingrediente é rico em fibras, ferro e proteínas, deixando a comida ainda mais nutritiva.
E quando ele sobra na geladeira? Jogar fora não é uma opção, principalmente quando queremos unir economia, sustentabilidade e alimentação nutritiva. E é pensando nisso que trouxemos essas dicas de como transformar o feijão cozido do dia anterior em uma deliciosa sopa de feijão. Vamos lá?
Ingredientes para a sopa de feijão
A base da sopa pode ser feita com todos os tipos de feijão, como o carioca, preto, branco ou até o fradinho, a depender do que você tiver em casa. O importante é aproveitar o que já foi cozido e está armazenado na geladeira. Veja a seguir os ingredientes necessários:
- 1½ xícara (chá) de feijão cozido e temperado (com caldo).
- 1 cebola.
- ½ cenoura.
- 1 talo de salsão.
- 2 dentes de alho.
- 3 xícaras (chá) de água.
- 1 colher (sopa) de azeite.
- Sal a gosto.
Como fazer sopa de feijão passo a passo
Prática e rápida de fazer, em poucos passos você pode transformar sobras do almoço em uma nova refeição cheia de sabor e nutrientes.
- Descasque e passe a cenoura pelo ralador.
- Lave, seque e pique o salsão em cubinhos.
- Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho.
- Em uma panela, refogue a cebola com azeite e tempere com uma pitada de sal. Junte a cenoura, o salsão e refogue por 3 minutos até murchar. Adicione o alho e mexa por mais 1 minuto para perfumar.
- Acrescente o feijão cozido ao refogado, regue com 1 xícara (chá) da água e misture bem. Mantenha em fogo médio apenas para o feijão aquecer, por cerca de 3 minutos. Assim, fica mais fácil de bater.
- Bata a mistura no liquidificador (se preferir uma sopa com mais texturas, você pode deixar parte dos grãos inteiros).
- Volte o caldo de feijão batido para a panela, junte o restante da água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo para médio, tempere com sal e deixe engrossar um pouco o caldo.
- Sirva a sopa com torradas ou farofinha de pão e gremolata.
Dicas para variar a receita
A sopa de feijão é extremamente versátil. Com algumas substituições e acréscimos, você pode adaptar a receita ao seu gosto, ao clima e até às restrições alimentares da família. Confira abaixo algumas opções deliciosas:
Com macarrão ou arroz
O uso de macarrão tipo argolinha, conchinha ou espaguete quebrado dá um toque mais clássico à sopa. Já o arroz, que também pode ser reaproveitado, deixa a refeição mais leve e com textura diferente. Ambas são ótimas fontes de carboidrato e ajudam a “sustentar” a sopa por mais tempo.
Versão vegetariana ou com carne
Para quem não consome carne, a versão tradicional já é naturalmente vegetariana. Mas você pode acrescentar novos sabores para deixar a sopa ainda mais gostosa e nutritiva. Algumas opções são os cogumelos, tofu grelhado e um bom caldo de leguminosas.
Já para os que gostam de proteína animal, é possível incrementar a sopa adicionando carne desfiada (como músculo cozido), linguiça em rodelas, bacon dourado e frango desfiado. O ideal é que esses ingredientes sejam inseridos no momento em que você estiver refogando a sopa ou no final, para que os complementos não desmanchem durante o cozimento.
Como armazenar e congelar a sopa
Quer fazer sopa de feijão em maior quantidade para comer outro dia? Tudo bem, basta armazenar corretamente, na geladeira ou congelador, para consumir de forma segura depois. Veja abaixo algumas dicas:
Na geladeira
Armazene a sopa em pote de vidro ou plástico com tampa, por até 3 dias. Quando for consumir, basta aquecê-la em fogo baixo ou no micro-ondas.
No congelador
Divida a sopa em porções individuais em potes próprios para congelamento ou saquinhos zip. Ela pode ser congelada por até 3 meses. Dica importante: se for congelar, evite colocar o macarrão ou o arroz na sopa, pois eles tendem a amolecer muito. Congele apenas o caldo com os legumes e adicione o macarrão ou arroz na hora de reaquecer a comida.
Reaproveitar o feijão que está na geladeira vai além de economia: é uma atitude consciente frente ao desperdício de alimentos, um problema cada vez mais urgente no mundo moderno.
Além disso, preparar uma sopa quente no outono ou inverno é um verdadeiro abraço em forma de comida. E com as dicas de variação que mostramos aqui, você poderá agradar a todos os gostos e aproveitar ao máximo os ingredientes da estação! Por isso, use e abuse da criatividade, consciência e sabor, e deixe a sua cozinha ser um lugar de transformação, onde o feijão de ontem pode virar o prato preferido de hoje.
Agora que você já sabe como fazer sopa de feijão, que tal experimentar essa receita hoje mesmo? E para mais dicas — ou ingredientes que complementem a receita —, é só passar nas nossas lojas do Pão, no site do Pão de Açúcar ou verificar as ofertas no app Pão de Açúcar Mais.
Até a próxima!