Bodegas Pinord é uma vinícola espanhola localizada no território de Penedés, um dos mais famosos do país na prática vinícola. Atualmente distribuindo seus exemplares para 45 países em todo o mundo, a tradicional produtora usufrui de sabedoria e experiências adquiridas em mais de 150 anos de vida para continuar fazendo história no universo dos vinhos.
Vinícola familiar com mais de 150 anos de tradição
A história da Bodegas Pinord começou no século XIX, quando das mãos da família Tetas nasceram vinhos tintos e brancos em propriedade própria.
Seguindo métodos artesanais e típicos da região de Sant Cugat Sesgarrigues, e produzindo rótulos a partir de uvas de cultivo particular, os Tetas continuaram fabricando exemplares que agradavam a todos. Por isso, em 1942 eles decidiram expandir os negócios e criaram, a quatro quilômetros de distância da propriedade, uma nova bodega.
Instalada em Vilafranca del Penedès, a bodega está ao lado da estação ferroviária, o que possibilitou a distribuição de seus rótulos em grande volume na época. Até os dias atuais, porém, a propriedade é utilizada pela família.
Relevância no mercado nacional
Com a concepção da nova bodega, a família Tetas decidiu renomear a vinícola tendo como inspiração o nome da propriedade na qual se estabeleceram, Pi del Nord (PiNord). Vale saber que após ser convertida a investir em cultivo ecológico, ela permanece sendo palco da produção de uvas de excelente qualidade ainda atualmente.
A partir de 1942, quando as instalações da Bodegas Pinord foram criadas, os vinhos produzidos começaram a ser altamente reconhecidos e prestigiados. Beneficiando-se do crescimento dos vinhedos familiares e do desenvolvimento das variedades autóctones (nativas do país), a vinícola soube firmar seu nome como um dos mais importantes produtores de Penedés.
Sucesso no cultivo de uvas autóctones
O início do cultivo da uva branca Xarel-lo, em meados de 1940, superou expectativas.
Pelo fato de a variedade dar origem a espumantes e frisantes, os Tetas decidiram diversificar sua produção e apostar nesse estilo de vinho. Por isso, o responsável pela fabricação produzia os exemplares e dirigia todas as noites para Barcelona com 500 litros da bebida. A proposta era oferecer um rótulo fino que, em pouco tempo, passou a ser muito apreciado.
Com o sucesso das vendas, a família investiu na produção de vinhos com fermentação natural, ou seja, que produzem gás carbônico, criando então o primeiro Vino de Aguja da Espanha pelas mãos de Josep Mª Tetas.
Usufruto de agricultura ecológica e biodinâmica
Já aclamada no país, a Bodegas Pinord começou a exportar seus rótulos para países em todo o mundo. Com o rápido crescimento, suas instalações foram ampliadas e a produção refinada.
Nas décadas de 1950 e 1960, além dos vinhos até então fabricados, a vinícola também passou a oferecer outros tipos da bebida, como os tranquilos e Moscatel. Já nos anos de 1990, a bodega passou por um novo período de expansão ao adquirir terras no território do Priorato.
Lá, a propriedade Mas Blanc, após anos de trabalho, se tornou um local onde a ecologia é a prioridade. Inclusive, vale saber que ela foi a primeira bodega da Espanha a ser certificada biodinâmica pela organização Demeter.
Pensando em oferecer valor e qualidade dentro desse conceito, a família Tetas construiu uma nova bodega, com instalações planejadas e variedades autóctones e importadas, por exemplo. Com um catálogo ampliado, a vinícola consolidou o seu sucesso no crescimento dos mercados internacionais de vinho no século XXI.
Métodos artesanais e equipe altamente qualificada
Atualmente, a Bodegas Pinord está sob administração da última geração da família. Podendo contar também com o trabalho de grandes profissionais do universo vinícola, ela continua com a sua proposta inicial de ser uma empresa com tradição familiar, espírito pioneiro e inovador, amor à terra e paixão pelo bom vinho.
Desde o início de sua história até os dias atuais, a bodega conquista boas avaliações de críticos, como Robert Parker, e classificações notáveis em periódicos, como Wine Spectator, o que atesta a alta qualidade de seus vinhos e Cavas.
Elaborando mais de cinco milhões de garrafas por ano com rigoroso controle, tecnologia de ponta e o selo de produção familiar, a vinícola se faz presente em diferentes Denominações de Origem por meio de vinhedos autóctones que têm mais de 60 anos de idade.
–
Você já degustou vinhos e Cavas da Bodegas Pinord? Ou, quem sabe, já fez uma visita às suas instalações em terras espanholas? Confira no Pão de Açúcar Adega uma seleção especial de rótulos produzidos por ela!
Veja também outros posts de vinho e histórias de vinícolas que já publicamos aqui no Blog do Pão!