Você sabia que 70% da superfície do nosso planeta é constituída por água? Se sim, sabia que apenas 2,5% dessa água disponível no mundo é doce e que apenas 2% dessa mesma água está disponível e pronta para consumo imediato?

Precisamos da água não somente para consumir, preparar receitas ou tomar banho. A água também é responsável por influenciar atividades econômicas – como a agrícola e a industrial – é meio de transporte para muitas pessoas e materiais, e também é indispensável para garantir o equilíbrio ecológico.

Com o intuito de celebrar o dia mundial da água, nós separamos algumas dicas simples para lhe ajudar reduzir o desperdício desse recurso na sua rotina. Confira!

Feche a torneira ao escovar os dentes

dia mundial da água escovação

Quem nunca deixou a torneira aberta ao escovar os dentes que atire a primeira pedra, não é mesmo? Mas isso não significa que você precisa continuar com esse hábito na sua rotina, sabendo que precisamos economizar mais água no dia a dia.

Para escovar seus dentes de maneira sustentável, lembre-se sempre de fechar o fluxo de água da torneira entre uma escovada e outra – e a regra também vale para a hora do bochecho, ok?

Tome banhos econômicos

dia mundial da água banho

Nada é mais relaxante do que curtir uma boa ducha em um determinado momento do seu dia. Mas também é possível aproveitar essa hora da sua rotina para pensar em um aproveitamento sustentável da água para essa finalidade.

Sabe aqueles banhos deliciosos de 15 ou 20 minutos que você adora curtir nos dias quentes ou frios? A perda de água nessas situações é imensa e, convenhamos, você não precisa de tanto tempo assim para higienizar seu corpo e cabelo, não é mesmo? Por isso, para tomar um banho de qualidade, mas sem prejudicar o consumo de água durante essa atividade, que tal reduzir o tempo de ducha para 5 a 10 minutos? O planeta agradece!

Ensaboe a louça toda antes de enxaguar

dia mundial da água lavar louça

É possível otimizar o consumo de água ao lavar a louça, você sabia disso? Basta criar o hábito de ensaboar todos os utensílios que precisam passar pela limpeza para, somente depois, enxaguá-los com um jato de água da sua pia. O hábito de ensaboar e enxaguar um por um pode aumentar o desperdício de água nessa tarefa simples.

Sempre use a máquina de lavar roupas e louça com a capacidade máxima

mundial da água lava louça

As máquinas de lavar roupa e louça são um avanço tecnológico importante para quem cuida de casa. Entretanto, muitas pessoas ainda evitam utilizar esses eletrodomésticos por terem medo de aumentar o consumo de água desnecessariamente.

Para poder tornar o uso de suas máquinas de lavar mais eficiente e, inclusive, econômico, uma boa estratégia é sempre optar por ativá-las quando estiverem completamente cheias, para que você consiga higienizar um volume maior de peças por vez, economizando o consumo de água.

Não lave as calçadas da rua

dia mundial da água calçada

Você lava as calçadas da sua rua com água? Se não tem esse hábito, já viu alguém na sua rua ou bairro fazendo isso? A prática de higienizar ruas e calçadas é um dos hábitos que mais aumenta o consumo de água em nossas atividades corriqueiras – e, na grande maioria das vezes, elas nem são eficientes.

Por isso, se você tem o hábito de usar mangueiras ou baldes de água para lavar sua rua, evite. E não deixe também de orientar seus vizinhos, familiares e amigos para evitar fazer o mesmo.

Priorize lavagens econômicas para o seu carro

dia mundial da água carro

Lavar o carro regularmente pode ser uma tarefa essencial na sua rotina, especialmente se você usa esse transporte com frequência. Entretanto, você sabia que existem locais especializados em realizar lavagens econômicas para veículos quando o assunto é consumo de água? Sempre procure por esses locais na hora de levar o seu carro para lavar e, dessa maneira, ajude a controlar o desperdício!

Fique atento a vazamentos

dia mundial da água vazamento

Sua torneira ou chuveiro estão sempre pingando? Você reparou que o chão do seu banheiro ou cozinha está com alguns acúmulos de água irregulares? Esses podem ser sinais simples de que existe algum vazamento ou situação de desperdício desse recurso na sua casa.

Por isso, sempre que identificar uma situação atípica nesses locais, não deixe de investigar a possibilidade de existir algum problema no encanamento.

Não jogue o óleo de cozinha no ralo da pia

dia mundial da água óleo

Quando você prepara algo com óleo na sua cozinha – como uma fritura, por exemplo – como faz para descartá-lo após o uso? Se você tem o hábito de jogar tudo que sobrou no ralo da pia, pare imediatamente de fazer isso.

As gorduras que são descartadas na tubulação de água são encaminhadas para os esgotos, podendo alcançar mananciais de água e poluí-los, dificultando sua limpeza para uso em outras situações. Por isso, para descartar seu óleo corretamente, lembre-se de depositá-lo após o uso em um recipiente específico e levá-lo para locais que fazem esse tipo de descarte.

Aplique técnicas de reaproveitamento sempre que possível

dia mundial da água reaproveitamento

Você já parou para pensar em como pode fazer para reaproveitar ao máximo a água que utiliza na sua casa? Algumas ideias simples podem fazer a diferença para você e para o planeta como coletar a água do chuveiro durante o banho para usar na limpeza de casa ou na descarga, ou aproveitar a água da chuva para regar plantas.

As alternativas são várias, basta ter um pouquinho de criatividade para aplicá-las!

 

O que você tem feito para preservar o consumo de água na sua rotina? A compra de legumes escovados, o uso de produtos concentrados de limpeza e criar o hábito levar para a casa frutas da estação, são outros exemplos de mudanças simples para começar e que podem lhe ajudar a cuidar desse recurso natural.

Aqui no Pão de Açúcar implantamos algumas ações que ajudam a cuidar da água, como o Food Truck Sustentável e as lojas verdes, que reutilizam água pluvial para irrigação e lavagem. As lojas verdes, inclusive, contam com sistema de ar condicionado especial, que não utiliza água para climatização dos ambientes. Além disso, no GPA, já trabalhamos com a implantação de redutores de vazão de torneiras e válvulas especiais em nossas lojas e sistema de reuso de água para lavagem de veículos pesados. 😉

Quais são os seus motivos para celebrar o dia mundial da água? Conte para a gente!