Com gás ou sem? Na hora de matar a sede, todo mundo já ouviu essa pergunta, que divide opiniões! Mas seja você do time que ama as bolhinhas ou quer viver longe delas, o fato é que outra questão está sempre aparecendo nessa discussão. Ou vai dizer que você nunca se perguntou se água com gás faz mal?
É para colocar o assunto em discussão que estamos aqui. Para acabar com todo e qualquer burburinho, a gente decidiu ir direto ao ponto: água com gás é segura, refrescante e pode até trazer alguns benefícios para o seu corpo!
Quer ver só? Então venha com a gente!
O que é água com gás e como ela é feita?
Se você já achou que a água com gás era algum tipo de bebida não muito boa, pode ficar tranquilo! No fundo, ela é apenas água que conta com uma injeção de dióxido de carbono (CO2) sob pressão, o que cria aquelas bolhas características e dá um toque levemente ácido à bebida. Algumas águas com gás vêm direto de fontes naturais, já gaseificadas, enquanto outras são produzidas artificialmente.
E uma coisa importante: água com gás pura não é a mesma coisa que refrigerante! Diferente das versões açucaradas, ela não tem adoçantes, corantes ou outros ingredientes extras. Ou seja, uma opção refrescante sem culpa!
Benefícios da água com gás
Agora que já sabemos o que é, vamos ao que interessa: beber água com gás traz benefícios? A resposta é sim! Veja só como:
1. Hidrata igual à água comum
Tem gente que acha que a água com gás “desidrata”, mas isso é um mito! Ela hidrata tanto quanto a água sem gás e pode ser uma ótima alternativa para quem quer variar um pouco o sabor sem recorrer a refrigerantes.
2. Pode ajudar na digestão
Sabe aquela sensação de barriga estufada após uma refeição pesada? A água com gás pode ser sua aliada! Estudos indicam que ela pode estimular os sucos digestivos e ajudar o estômago a trabalhar melhor. Se você sente que precisa de um “empurrãozinho” na digestão, vale a pena testar.
3. Dá uma sensação de saciedade
As bolhas ocupam espaço no estômago e dão uma leve impressão de saciedade, o que pode ser útil para quem quer controlar o apetite entre as refeições. Claro, não substitui uma alimentação equilibrada, mas pode ajudar a evitar aqueles beliscos desnecessários.
4. Pode substituir refrigerantes
Se você é fã de refrigerantes, mas quer reduzir o consumo de açúcar, a água com gás pode ser uma excelente alternativa! Experimente adicionar frutas como limão, laranja ou morango para um toque de sabor natural — ou até conferir algumas receitas de drinques sem álcool para variar um pouco nas festas e comemorações sem precisar dos refris.
A água com gás pode fazer mal?
É importante saber que a água com gás não faz mal. Mas, também, é preciso rever alguns mitos. Vamos lá ver quais são as maiores preocupações com esta bebida?
1. Pode fazer mal para os dentes?
Como a água com gás é um pouco mais ácida do que a água comum, ela pode desgastar o esmalte dos dentes com o tempo. Mas, calma! O impacto é bem menor do que o de refrigerantes e sucos ácidos. Se você tem dentes sensíveis, pode ser interessante intercalar com água normal.
2. Atrapalha a absorção de cálcio?
Esse é um mito antigo! Não há nenhuma evidência científica de que a água com gás enfraqueça os ossos ou interfira na absorção de cálcio. A preocupação maior deve ser com refrigerantes, que contêm fósforo, e não com a água gaseificada pura.
3. Pode causar estufamento?
Sim, e isso depende de cada organismo. Algumas pessoas podem sentir um pouco mais de gases ou inchaço ao consumir água com gás, principalmente se já tiverem tendência a desconfortos digestivos. Se você percebe que isso acontece com você, é só moderar o consumo.
Como aproveitar melhor a água com gás no dia a dia?
Agora que você já sabe que a água com gás é segura, que tal algumas ideias para incorporá-la no seu dia a dia?
1. Dê um toque especial com frutas
Adicione rodelas de limão, hortelã, gengibre ou frutas vermelhas para um sabor natural e refrescante.
2. Use como base para drinks sem álcool
A água com gás é ótima para preparar seus drinks e mocktails (coquetéis sem álcool). Misture com sucos naturais e ervas para criar bebidas sofisticadas e saudáveis.
3. Intercale com água sem gás
Para evitar qualquer desconforto digestivo, a dica é variar entre água com e sem gás ao longo do dia. Assim, você aproveita os benefícios sem exageros.
A água com gás não só é segura, como também pode trazer vantagens para a saúde e ser uma aliada para quem quer largar os refrigerantes. O segredo é consumi-la com equilíbrio e observar como seu corpo reage.
E agora que você já sabe que a água com gás não faz mal, você pode aproveitar da sua água borbulhante sem culpa! E se quiser comprar água com gás perto de você, é só ir nas nossas lojas do Pão, no site do Pão de Açúcar ou no app do Pão de Açúcar Mais, que logo menos está na sua casa.
Até a próxima!