Uma das grandes tendências da alimentação atual é o “faça você mesmo”. Cada vez mais pessoas tem retomado o hábito de preparar suas próprias refeições e cultivar seus alimentos em casa.

Dentro dessa tendência o preparo de alimentos fermentados e com propriedades medicinais, como o Kefir, é o grande destaque para quem procura uma vida mais natural e saudável.

Se você está vivenciando essa prática mais saudável de alimentação, muito provavelmente já ouviu falar sobre o Kombucha. Mas sabe o que é ele, como prepará-lo e quais seus benefícios?

kombucha - texto 2

O que é o Kombucha?

Kombucha é o nome dado a um tipo de chá fermentado que, assim como o Kefir, conta com características probióticas que podem fazer muito bem para a nossa saúde. Produzido apenas com ingredientes naturais, o Kombucha pode ter características completamente diferentes de sabor e aroma, visto que elas são uma consequência da combinação de seus ingredientes.

Ele pode ser doce, seco, amargo, mais alcoólico ou mais suave, de acordo com a preparação conduzida por você.

Como posso preparar o meu?

Assim como acontece com o Kefir, para preparar um Kombucha você precisa contar com uma colônia específica de bactérias saudáveis que serão responsáveis por sua fermentação. Essas colônias, chamadas também de SCOBY ou mãe do Kombucha, são formadas de bactérias e leveduras que parecem com discos translúcidos e com textura mais amolecida.

Para obter uma colônia, é preciso receber uma doação de um SCOBY saudável de alguém que já produz seu próprio Kombucha. Essa mesma pessoa lhe orientará sobre o uso e cuidado da mesma.

O processo de fermentação do Kombucha é feito no chá verde, preto ou mate e é alimentado pela adição de açúcar (que pode ser cristal, refinado ou demerara) na mistura. O volume de açúcar adicionado (e a escolha do tipo de chá) é o responsável pelo desenvolvimento de suas características de sabor e aroma.

kombucha - texto

Para preparar o seu Kombucha você precisa seguir os seguintes passos:

1- Separar a colônia e 100mL do líquido que vem com ela;

2- Preparar 1L do chá de sua escolha e adoçá-lo a gosto. Deixar esfriar antes de colocar em contato com o Kombucha;

3- Misturar tudo em um recipiente que deverá ser fechado com a ajuda de um pano limpo e um elástico;

4- Guardar em local protegido do sol por 2 dias;

5- Provar o sabor do fermentado, que deve não ficar tão doce e nem tão com toques de vinagre. Se não estiver de acordo feche e aguarde mais dois dias de fermentação;

6- O processo completo de fermentação pode variar entre 5 e 15 dias e, por isso, você deve ter paciência e prová-lo sempre para garantir que o sabor está de acordo com o desejado;

7- Alcançada a fermentação desejada, é hora de colocar 90% do líquido produzido em outro recipiente e começar a saborizar o mesmo. Use frutas, especiarias e até grãos de café, se desejar;

8- Feche o recipiente com uma tampa e deixe fora da geladeira para finalizar a fermentação e produzir uma pressão interna, que é a responsável por sua efervescência. Quando isso acontecer é só levar para a geladeira e consumir gelado;

9- Os 10% do líquido produzido no começo deve ser guardado para futuras produções. Você pode usá-lo para reiniciar um processo de desenvolvimento de bebida ou colocar mais 500mL de chá e guardá-lo para uma nova oportunidade.

Como cuido do meu SCOBY?

O cuidado do SCOBY é um processo que demanda atenção (assim como cuidar da sua colônia de Kefir ou do seu Levain), mas que é simples e pode ser feito em casa.

Mantenha sempre seu SCOBY com os 500mL de chá em um local longe do sol (na geladeira ou não). Deixe-o fechado com panos e elásticos e nunca com tampa, para que a colônia possa respirar. Alimente com açúcar e com cuidado para que ele não fique “vinagrado”.

Se você perceber que sua colônia mofou, é necessário jogá-la fora e adquirir uma nova para reiniciar o processo.

Quais são os benefícios do Kombucha?

Além de ser uma fonte rica em probióticos (os famosos lactobacilos vivos) e por isso fazer muito bem para a saúde do seu intestino, o Kombucha também tem alto poder antioxidante e é rico em vitaminas do complexo B e vitaminas C.

Para adicioná-lo de maneira correta e saudável à sua alimentação, é importante sempre falar com um nutricionista sobre o assunto!

Você já conhecia o Kombucha? Já provou essa poderosa bebida? Conte para a gente um pouco de sua experiência com ela!