Você quer variar nas suas bebidas naturais do dia a dia, inserindo mais saúde e sabor, mas sem saber bem como variar? Se a resposta for sim, você já ouviu falar na kombucha?

Essa bebida vem conquistando cada vez mais espaço entre os apaixonados por um estilo de vida equilibrado e não é para menos: além de ser fácil de encontrar, você pode até prepará-la em casa!

Mas se você não sabe bem o que ela é ou quais são os benefícios dela, fique tranquilo que explicamos tudo nesse artigo para você. Confira o processo de fabricação da kombucha e como incluí-la na sua rotina para aproveitar o melhor desta bebida fermentada. Vamos lá?

O que é kombucha?

Uma bebida com mais de dois mil anos de história, sendo redescoberta, atualmente, como uma grande aliada para se manter uma vida saudável. Essa é a kombucha!

Criada originalmente entre a Ásia e a Rússia, a kombucha é uma bebida fermentada feita a partir do chá adoçado e de uma colônia de bactérias e leveduras conhecida como SCOBY (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast), ou, em bom português, cultura simbiótica de bactérias e leveduras.

Durante o processo de fermentação, o SCOBY consome o açúcar presente no chá e libera uma série de substâncias benéficas, incluindo ácidos essenciais, enzimas e vitaminas do complexo B. O resultado? Uma bebida refrescante, levemente ácida e cheia de propriedades que podem contribuir para o equilíbrio intestinal e para a saúde do seu corpo como um todo. 

SCOBY (colônia de bactérias e leveduras) sendo usado no processo de fermentação do kombucha.

Como a bebida é feita e para que serve?

A kombucha começa sempre a partir da preparação de um chá, geralmente preto, verde ou mate, que é adoçado e esfriado naturalmente.

É a partir daí que entra em cena o SCOBY, a colônia de bactérias e leveduras que age para fermentar a mistura por um período que pode variar entre 7 a 14 dias, a depender da temperatura ambiente e a preferência pessoal pelo sabor.

Depois disso, a kombucha está pronta. O melhor é que ela pode ser consumida de várias maneiras: pura, gelada ou natural, misturada com frutas, combinada com outros tipos de suco, em vitaminas, molhos e até em coqueteis sem álcool, os famosos mocktails.

Mas o melhor mesmo é que não é apenas por seu sabor único que a kombucha é uma ótima opção para se adotar no dia a dia. Mais que isso, essa é uma receita incrível também por seus potenciais benefícios à saúde, especialmente relacionados ao bem-estar digestivo e ao fortalecimento do sistema imunológico.

Principais benefícios da kombucha para a saúde

O sabor meio ácido e gaseificado é o grande atrativo para essa bebida? Sim, mas vamos combinar que nada disso é tão importante, no caso da kombucha, quanto seus possíveis benefícios para a saúde.

Olha só alguns dos potenciais ganhos que você pode ter com essa delícia:

Pessoas brindando com kombucha, celebrando os benefícios para a saúde intestinal.

Melhora da saúde intestinal

A kombucha é uma ótima fonte de probióticos (os famosos lactobacilos vivos). Eles fazem muito bem para a saúde do seu intestino.

Esses probióticos presentes na kombucha ajudam a equilibrar a microbiota intestinal, favorecendo a digestão e prevenindo problemas como constipação intestinal e inchaço abdominal.

Sistema imunológico fortalecido

Sabia que o intestino é um dos principais responsáveis pela imunidade do corpo? Sim, e manter a flora intestinal equilibrada pode ajudar na defesa contra doenças, mantendo seu organismo mais forte e preparado para te auxiliar quando for preciso.

Super ação antioxidante

Além de probióticos, a kombucha também é megaimportante como fonte de antioxidantes, como os polifenois, que ajudam a combater os radicais livres, reduzindo o risco de doenças inflamatórias e envelhecimento precoce.

Detox natural

Outro destaque superimportante é que a kombucha contém ácidos orgânicos que ajudam o fígado a eliminar toxinas do organismo, dando um alívio para eliminar impurezas e substâncias prejudiciais ao corpo.

Mais energia e disposição

A presença de pequenas quantidades de cafeína e vitaminas do complexo B pode ajudar a aumentar a energia de forma natural.

 Mulher relaxando com kombucha, buscando mais energia e disposição.

Equilíbrio do pH do corpo

A presença de ácidos orgânicos na kombucha pode ajudar a manter o equilíbrio ácido-base do organismo, promovendo um ambiente mais saudável para as células. 

Como consumir kombucha no dia a dia

Outro ponto que vale destacar quando a gente fala sobre a kombucha é sua versatilidade. Dá para combinar com todos os estilos e gostos, e nós vamos te mostrar como!

Ela pode ser consumida de várias formas no dia a dia. Pode ser pura, acompanhando refeições ou até mesmo em drinks e receitas. Veja aqui algumas dicas:

  • No café da manhã: ela serve como uma opção refrescante para começar o dia com mais disposição.
  • No lanche da tarde: substitui refrigerantes e bebidas açucaradas.
  • Em coqueteis sem álcool: combina muito bem com frutas cítricas e especiarias.
  • Para fazer o pós-treino: hidrata e repõe energia com um toque natural.
  • Em preparos de molhos para salada: traz um toque diferente e saboroso.
  • Na salada de frutas: ao misturar com pedaços de morango, uva, melão e laranja para um sabor extra!

Seja qual for a sua escolha, o importante é experimentar e encontrar a melhor forma de encaixá-la na sua rotina. 

Como preparar kombucha em casa

Kombucha caseiro com frutas: framboesa, mirtilo e hortelã.

Assim como acontece com o kefir, para preparar kombucha você precisa contar com uma colônia específica de bactérias saudáveis que serão responsáveis por sua fermentação. Para obter uma cultura, é preciso receber uma doação de um SCOBY saudável de alguém que já produz sua própria Kombucha.

A partir daí, fazer kombucha em casa é mais simples do que parece. Você vai precisar de:

  • 1 litro de água.
  • 1 colher de chá preto ou chá verde (ou 2 sachês).
  • 50 g de açúcar.
  • 1 SCOBY.
  • 100 ml de kombucha já fermentada (para ativar a fermentação). 

Passo a passo

1 – Ferva a água e adicione o chá. Deixe em infusão por 10 minutos e coe.

2 – Adicione o açúcar e mexa até dissolver completamente.

3 – Deixe esfriar até a temperatura ambiente.

4 – Transfira para um recipiente de vidro e adicione o SCOBY e a kombucha já fermentada.

5 – Cubra com um pano limpo e deixe fermentar por 7 a 14 dias. Em local arejado e longe da luz direta. Também é importante que o recipiente fique fechado nesse meio tempo. Só depois de pronto é que você pode colocar na geladeira, combinado? Até para consumir gelado, se quiser.

Lembretes

  • O processo completo de fermentação pode variar entre 5 e 15 dias e, por isso, você deve ter paciência e prová-lo sempre para garantir que o sabor está de acordo com o desejado;
  • Quando a fermentação atingir o sabor de sua preferência, é hora de colocar 90% do líquido produzido em outro recipiente. Os 100 mls que sobrarem deverá ser guardado para futuras produções.
  • Você poderá saborizar sua kombucha com frutas, especiarias e até grãos de café, se desejar.
  • Enquanto não finalizar o processo, inclusive com o sabor de sua escolha, mantenha o recipiente fechado, fora da geladeira e longe de qualquer luz para finalizar a fermentação. Isso ajudará a produzir uma pressão interna, que é a responsável por sua efervescência.  

Receitas com kombucha

Receitas de kombucha caseira em garrafas de vidro com frutas e ervas frescas.

Se você já está querendo ampliar suas opções para aproveitar ao máximo essa bebida, nós temos uma boa notícia: o que não falta são receitas e versões de Kombucha para experimentar.

É possível fazer as suas próprias opções com frutas, cafés, “temperadas” com especiarias e outras ervas. Confira essas ideias:

Kombucha com gengibre e limão

Uma receita refrescante e cheia de propriedades digestivas!

  • 1 litro de kombucha pronta
  • Suco de 1 limão tahiti
  • 1 pedaço pequeno de gengibre ralado

Misture os ingredientes, transfira para uma garrafa com tampa e deixe na geladeira por 24 horas antes de consumir.

Kombucha com frutas vermelhas

Perfeito para um toque adocicado e antioxidante. O passo a passo é simples, veja só:

  • 1 litro de kombucha pronta
  • ½ xícara de morangos, amoras e framboesas amassadas

Misture tudo, engarrafe e deixe fermentar por mais 24 horas antes de consumir. 

Onde comprar kombucha?

É possível encontrar também versões de Kombucha prontas, comercializadas em alguns supermercados no país. Essas alternativas são opções práticas e rápidas para quem quer aproveitar os benefícios da bebida; mas não tem tempo para preparar.

Nas nossas lojas do Pão você consegue encontrar, assim como no site do Pão de Açúcar ou no app Pão de Açúcar Mais. Há muitas marcas e sabores disponíveis para você escolher a que mais combina com o seu paladar.

A kombucha é uma ótima alternativa para quem busca uma bebida natural, saborosa e cheia de benefícios para a saúde. Seja comprando pronta ou preparando em casa, ela pode fazer parte do seu dia a dia de maneira simples e prazerosa.

Até a próxima!