As mulheres Baniwa estão transformando sua realidade e a de sua comunidade indígena por meio da produção sustentável de pimenta. Localizadas na região da Terra Indígena Alto Rio Negro, no Amazonas, possuem a pimenta como marco cultural de seu povo. O protagonismo dessas mulheres se tornou símbolo de empreendedorismo ao transformar o cultivo sustentável da Pimenta Jiquitaia em negócio que gera renda e contribui com a qualidade de vida da comunidade Baniwa.

mulheres baniwa produção

Imagem: Carol Quintanilha/ISA

Alternativa sustentável

Gerar renda com a pimenta foi uma demanda das mulheres Baniwa, que em 2005 começaram a buscar alternativas sustentáveis de produção na região. A partir de um levantamento de recursos naturais que possibilitariam o comércio sem dano ao meio ambiente, selecionaram a pimenta porque possui um plantio relativamente simples, é fácil de manejar e bem consumida na região.

A Casa da Pimenta

O processo de organização da produção e venda da pimenta foi possível graças à criação da Casa da Pimenta, uma rede de casas de beneficiamento da Pimenta Jiquitaia, que garante que o dinheiro da venda das pimentas chegue às mulheres produtoras. Em passos pequenos e firmes, a cadeia produtiva foi estruturada e, hoje, a pimenta é reconhecida por renomados restaurantes e chefes de cozinha internacionais.

mulheres baniwa

Imagem: Carol Quintanilha/ISA

A força das mulheres Baniwa

A produção e comercialização da Pimenta Jiquitaia foi um caminho encontrado pelas mulheres da comunidade para, respeitando os recursos naturais da região e a história e a cultura do povo Baniwa, gerar renda para a comunidade e apresentar ao mundo uma pimenta brasileira e única. “A pimenta sempre foi muito valorizada em nossa cultura desde os tempos dos nossos antepassados. Nós, mulheres Baniwa, ficamos contentes com a valorização da nossa pimenta pelo Pão de Açúcar”, diz Nazária Andrade Montenegro Fontes, produtora da Pimenta Jiquitaia.

Hoje, a Pimenta Jiquitaia integra o Programa Caras do Brasil, que tem como objetivo desenvolver pequenos produtores e levar sabores e tradições regionais para todo o Brasil. É possível encontrar a Pimenta Jiquitaia em algumas lojas G7 do Pão de Açúcar em São Paulo:

  • Jardim Paulista;
  • Clodomiro Amazonas;
  • Real Parque;
  • Ricardo Jafet;
  • Sócrates;
  • Shopping Iguatemi;
  • Praça Panamericana.
mulheres baniwa pimenta

Imagem: Carol Quintanilha/ISA

Picância intensa e sabor único

A diversidade de pimentas cultivadas e de modos de preparo da Jiquitaia garantem para o mix de pimentas uma picância marcante e um blend exclusivo. Além disso, o sabor da pimenta em pó proporciona outras nuances para o prato. Pode ser utilizada para temperar carnes vermelhas e peixes, ser adicionada aos temperos de costume, e até para a finalização de doces e sobremesas.

Assista ao filme que conta a história das mulheres Baniwa

Vídeo: Fernanda Ligabue/ISA

Confira outras ações de sustentabilidade do Pão de Açúcar em www.paodeacucar.com/sustentabilidade