As colheres estão com a gente o tempo todo na cozinha. Do café da manhã à sobremesa, elas passam por receitas afetivas e almoços de domingo. Mas… você consegue identificar todos os tipos de colheres e sabe que cada uma delas pode deixar sua rotina muito mais prática, descomplicada e até mais bonita?

A colher certa faz diferença no preparo, na hora de servir e até na experiência de quem vai saborear. E é por isso que estamos aqui hoje, para te auxiliar a escolher o tipo de colher certa para cada momento, como as incríveis aliadas do nosso dia a dia que elas são.

Vamos lá descobrir quais modelos existem, como usar cada um e o que considerar na hora de escolher? Boa leitura!

Por que conhecer os tipos de colheres?

Conjunto de colheres antigas em diferentes estilos

Se a gente escolhe o copo ideal para o drink e o prato perfeito para uma refeição especial, por que não fazer o mesmo com as colheres?

Saber usar os diferentes tipos de colheres é um cuidado que parece simples, mas faz uma grande diferença no preparo dos alimentos, na saúde da sua família (isso porque tem colher que não combina com certos tipos de panela) e até no prazer à mesa.

Além disso, cada colher tem um papel diferente: algumas são ideais para mexer, outras para servir com leveza, e tem aquelas que deixam a mesa posta ainda mais charmosa. Saber o momento certo de usar cada uma evita bagunça, ajuda a manter o sabor dos pratos e ainda facilita — e muito — a vida na cozinha.

Colheres para cozinhar

Aqui começa a mágica. As colheres de cozinha são nossas parceiras no preparo — mexem, refogam, viram e misturam. Mas atenção: nem toda colher serve para todo tipo de panela. E escolher bem faz diferença. Confira como!

Colher de pau

Colher de pau sobre fundo branco

Clássica das clássicas. Aquela que remete à cozinha da vó. A colher de pau é ótima para mexer doces, molhos e massas mais pesadas. Não arranha, não conduz calor, mas exige cuidado: ela pode reter umidade e acumular resíduos se não for bem lavada e seca.

Dica de ouro: prefira usar com panelas de inox ou cerâmica. E, de tempos em tempos, ferva por alguns minutos para garantir a higiene.

Colher de silicone

 Colheres de silicone coloridas sobre fundo azul

Moderna, colorida e queridinha das cozinhas práticas. É flexível, não risca panelas antiaderentes, não retém cheiro nem sabor. Vai bem com qualquer preparo, do refogado ao brigadeiro. Ah, e ainda aguenta altas temperaturas. Se você busca praticidade e segurança, essa é daquelas colheres coringa para ter sempre à mão.

Colher de inox

Colher de inox sobre fundo branco

Forte, durável e resistente. Ideal para mexer molhos mais líquidos ou caldos quentes. Também é fácil de lavar e vai direto na lava-louças. Mas, cuidado: se usar em panelas com revestimento antiaderente, ela pode riscar e comprometer o material. Use com consciência.

Colheres para servir

Chegou a hora de colocar a comida na mesa. E aqui, a colher certa faz diferença na estética, na praticidade e até na textura do que vai no prato.

Concha

Concha de cozinha servindo creme em ramequim com frutas ao fundo

Impossível pensar em sopa ou feijão sem lembrar dela. A concha é perfeita para líquidos e caldos, e seu formato evita respingos na hora de servir. Tem modelos maiores (para panelões) e menores (para molhos). Um item indispensável em qualquer cozinha.

Colher de arroz

Colher de madeira cheia de arroz cru

Sim, existe uma colher pensada só para isso. Ela tem uma base mais reta e larga, que ajuda a servir sem esmagar os grãos. Se você é do tipo que gosta de um arroz soltinho e bonito no prato, vale muito a pena ter uma dessas.

Colher vazada

Colher vazada sendo usada para cozinhar brócolis

Sabe aquele legume cozido ou aquela abobrinha refogada que solta água? A colher vazada, ou escumadeira, é perfeita para pegar esse tipo de alimento. Com furos na base, ela escorre o excesso de líquido e ajuda a servir com leveza e cuidado. Vai bem com tudo que exige um toque a mais de atenção.

Colheres de mesa

Conjunto de colheres de mesa em diferentes tamanhos

Agora vamos para a mesa posta. E, mais uma vez, o que não falta são opções e tipos para incrementar o momento seja para a refeição do dia a dia ou daquele almoço cheio de Dia das Mães! As colheres aqui não são só funcionais, mas também ajudam a compor a experiência de quem vai saborear a refeição.

Colher de sobremesa

Colher de sobremesa em um copo com sobremesa

Mais delicada do que a de sopa, mas maior do que a de chá. Ideal para mousses, pudins, frutas picadas e sobremesas em geral. Também quebra um galho para servir porções menores em refeições mais casuais.

Colher de café

Colher de café sobre uma xícara de café preto em um pires branco.

Pequenininha e charmosa, é perfeita para mexer o açúcar do café, dar aquele toque no espresso ou acompanhar uma dose de digestivo. Um item que não pode faltar quando a pausa do café convida para momentos compartilhados entre amigos.

Colher de chá

Colher de chá dourada adicionando açúcar a um copo de chá.

Mais comum no dia a dia, serve tanto para mexer o chá quanto para pequenas degustações. Muitas vezes aparece também em cafés da manhã, acompanhando iogurtes, mingaus ou pequenas porções de frutas.

Colher de sopa

Colher de sopa ao lado de uma tigela de sopa cremosa.

Essa é a colher clássica das cozinhas. Seja em medidas caseiras para as receitas como o instrumento para degustar os caldos, a colher de sopa é um item indispensável em todos os conjuntos de talheres e que deixa a sua mesa ainda mais completa.

Como escolher a colher certa para cada preparo?

Escolher a colher ideal vai muito além da estética. É um cuidado que conversa com o sabor e com a praticidade. Aqui vão algumas dicas práticas:

Considere o material da panela

Colheres de inox podem danificar superfícies antiaderentes. Prefira silicone ou bambu nesse caso.

Escolha o tamanho certo

Colheres maiores para panelas grandes, menores para porções mais delicadas. Isso evita a bagunça e facilita o uso.

Higienização conta (e muito)

Colheres de pau exigem cuidados extras. Já o inox e o silicone são mais higiênicos e fáceis de limpar.

Pense na durabilidade

Investir em bons materiais evita trocas constantes e valoriza sua cozinha.

Tenha variedade

Se você está montando uma casa nova ou renovando sua cozinha, saiba que um bom kit básico com diferentes tipos já resolve a maioria das situações da cozinha e da mesa.

Seja para preparar um prato especial, servir com carinho ou montar aquela mesa bonita no fim de semana, saber os tipos de colheres certos para cada situação faz parte do nosso cuidado com a casa e com quem a gente ama.

No fim das contas, são esses pequenos gestos que deixam a rotina mais gostosa, prática e cheia de bem-estar. Afinal, cozinhar é um dos jeitos mais bonitos de cuidar — e escolher a colher certa é só o começo. E se você quiser procurar o tipo de colher que você precisa para a sua cozinha, nós temos nas nossas lojas do Pão uma seção com esses e outros itens importantes para o seu dia a dia.

Até a próxima!