Para se criar um bom vinho tinto é preciso, primeiramente, ter em mãos uma boa uva. Existem vários tipos de uva para vinho e que são cultivadas em diferentes lugares do mundo. Como bom curioso e apaixonado por essa bebida, é importante que você conheça as principais representantes dessa lista, não é mesmo?
Nós vamos lhe ajudar com essa tarefa. Confira abaixo quais são os principais tipos de uva para vinho tinto e suas características marcantes!!
Cabernet Sauvignon
A Cabernet Sauvignon é, muito provavelmente, a uva mais conhecida e utilizada para produzir vinhos tintos em todo o mundo. Sua versatilidade permitiu que ela saísse dos terrenos franceses onde sempre foi cultivada – na região de Bordeaux – e ganhasse o mundo, fazendo muito sucesso nas Américas (mais especialmente no Chile, Argentina e Brasil).
Essa é uma ótima uva para vinhos encorpados, com taninos mais densos e cor bastante profunda. Seu aroma marcante remete a frutas maduras, pimenta, café, tabaco ou terrosos. Ideal para rótulos que precisam envelhecer em garrafa.
Carménère
Você provavelmente conhece a Carménère como a uva do Chile, não é mesmo? Mas antes de ser considerada a uva para vinho tinto mais popular nas vinícolas desse país, a Carménère começou a ser cultivada na França – país de origem dessa cepa. Após chegar no Chile, entretanto, é que essa uva ganhou a popularidade e o status que merece.
Os vinhos feitos com Carménère são encorpados, frutados e apimentados, com taninos também bem presentes.
Malbec
A grande maioria das cepas popularmente utilizadas para produzir vinhos tem origem na França. A Malbec é uma dessas uvas, que apesar de ter raízes francesas, veio ganhar popularidade e sucesso na Argentina – país responsável por produzir os melhores rótulos de Malbec do mundo.
Os vinhos Malbec são lembrados por sua característica aromática e um discreto sabor de especiarias, que combinam muito bem com carnes vermelhas. Apesar disso, são macios e saborosos.
Merlot
Outra cepa francesa conhecida por seus bons vinhos tintos é a Merlot. Apesar de ter sua origem na região de Bordeaux, ela produz excelentes rótulos em outros cantos do mundo.
As uvas Merlot são responsáveis por fazer vinhos bastante encorpados, mas macios e bem fáceis de consumir. Sua cor geralmente é de um rubi marcante.
Por ser bastante frutada, a Merlot é uma excelente uva para produzir vinhos jovens e que, portanto, não tem longo processo de envelhecimento no barril ou na garrafa. Mas, esses rótulos podem surpreender quando passam por técnicas de envelhecimento, que deixam seu sabor mais aveludado.
Pinot Noir
Mais uma francesinha popular, a Pinot Noir é provavelmente a cepa francesa que mais fez sucesso em seu país de origem, por produzir rótulos únicos e premiados em todo o mundo.
Essa uva é originária da Borgonha e tem como sua principal característica a produção de vinhos leves e delicados, que são considerados extremamente sofisticados e elegantes.
Por ser uma cepa bastante delicada, ainda é difícil encontrar bons Pinots Noir fora da França. Entretanto, com o avanço das técnicas de cultivo dessa uva, alguns países de diferentes cantos do mundo têm começado a se arriscar na produção de rótulos com ela – e surpreendido positivamente o mercado dos vinhos.
Semillón
Outra uva francesa, mas não tão conhecida quanto as outras apresentadas aqui, é a Semillón. Essa é uma uva bastante particular, que produz vinhos doces, geralmente na região de Bordeaux.
A Semillón também tem sido usada para a produção de vinhos tintos, não apenas na França, como também na região da Oceania. Lá os vinhos são mais leves e cítricos quando jovens, mas complexos e aromáticos quando envelhecidos.
Tempranillo
A primeira cepa não-francesa dessa lista de tipos de uva para vinho tinto é a Tempranillo. Essa uva espanhola, muito popular em seu país de origem, é responsável por criar vinhos jovens, com corpo médio, aroma de ervas e um forte sabor frutado.
Além da Espanha, Portugal e Argentina também produzem bons rótulos com essa uva. Todos exploram suas características ideais para vinhos que não passam muito tempo no barril.
Syrah
Uma cepa que tem começado a se tornar mais popular para nós brasileiros, por ter conquistado alguns produtores da América do Sul, é a Syrah. Sua origem também é francesa – mais especificamente do Vale do Rhône – e apesar de ser muito cultivada por lá, a Syrah também é bastante utilizada por vinícolas australianas, uruguaias e argentinas.
Seu vinho é bastante peculiar, com aroma de defumados e especiarias, além de um sabor levemente frutado. Sua cor, ao servir na taça, é bastante intensa e marcante.
Tannat
Uva do sudoeste da França, a Tannat, é uma cepa que parece ter nascido para os terrenos uruguaios – tanto é que os vinhos famosos desse país sul americano são todos produzidos com essa espécie.
Os Tannats – tanto franceses, quanto uruguaios – produzem vinhos bastante encorpados, de coloração forte, com notas de torrefação e taninos marcantes. Por isso, recomenda-se que eles sejam consumidos após algum tempo de envelhecimento em barril. Essa característica, entretanto, não impede que muitas vinícolas desenvolvam rótulos que valorizam seus fortes e peculiares sabores.
Sangiovese
É impossível falar de uvas para vinhos tintos sem citar uma das mais populares cepas da Itália: a Sangiovese. Utilizada para produzir os famosos rótulos da região de Chianti, a Sangiovese é a uva favorita de muitas vinícolas Italianas e é praticamente cultivada somente por lá.
Produz vinhos que podem variar de intensos a leves, de acordo com a região em que a cepa é cultivada, como também com o tempo de barril. Sua característica marcante é o sabor que remete a morangos. Todos, entretanto, têm grande potencial de guarda por um bom período em garrafa.
–
Várias são as uvas disponíveis para criar bons vinhos tintos em diferentes cantos do mundo. Depois de conhecer um pouco mais sobre algumas das uvas mais populares, você saberia dizer qual é a sua favorita? Conta pra gente! Confira também algumas das uvas usadas para produzir vinhos brancos!
julho 5, 2017
Tenho preferência pela uva carménere, mas não desprezo as outras!
julho 5, 2017
Também adoramos a Carmenère, especialmente se for de origem Chilena 😉
fevereiro 1, 2019
Eu aprecio todos, acompanhado de um bom queijo.
fevereiro 1, 2019
Nós também 🙂
julho 5, 2017
Cabernet Sauvignon ?? e Carmenérè
julho 5, 2017
São uma delícia, né?
julho 5, 2017
Cabernet , Melot e Pinot Noir – adoro vinho
julho 5, 2017
Oba! Nós também! <3
julho 7, 2017
não se falou do vinho gewurztraminer
julho 7, 2017
Olá, Heitor!
É porque essa não é uma uva tão popular quanto às outras. Mas a Gewurztraminer produz excelentes vinhos com um toque mais picante, né?
julho 20, 2017
Olá. Que tal uma publicação sobre as uvas e vinhos da Sicilia ? São ótimas.
julho 20, 2017
Oi, Rodney!
Obrigado pela sugestão. Vamos enviar para nosso time de pautas! 😉
fevereiro 7, 2018
Amo a cabernet sauvignon e a sangiovese..
fevereiro 8, 2018
Nós também, Neide!
julho 19, 2018
Olá! Eu e minha esposa adoramos a Merlot e Sauvignon chilenas e recentemente descobrimos a Syrah argentina e tem sabor e aroma únicos! O mundo dos vinhos é fantástico!
julho 20, 2018
É mesmo fantástico e apaixonante! <3
agosto 13, 2018
gosto do malbec mas tomo outros
agosto 14, 2018
Conte pra gente quais, Celeste!
setembro 1, 2018
Malbec + Charuto + Djavan ! Precisa de mais ???!
setembro 3, 2018
Precisa não, Robson 😉
outubro 10, 2018
Creio que cada uva tem seu momento ideal, mas a Sangiovese e Malbec agradam mais meu paladar. 😍
outubro 11, 2018
São deliciosas, né? 😉
outubro 20, 2018
Boa noite,
Primeiro gostaria de agradecer pelas matérias, bem detalhada e de fácil compreensão.
Aproveito o ensejo para dar uma sugestão: Que vocês acham de fazer uma matéria exclusiva da produção de uvas e vinhos aqui do Brasil
Abraços.
outubro 22, 2018
Nery, obrigado pelo carinho! 🙂
Temos um conteúdo que fala um pouco desse assunto: https://content.paodeacucar.com/vinhos/destinos-brasileiros-tomar-um-vinho
Mas guardaremos sua sugestão para aprofundar mais sobre o tema!
dezembro 19, 2018
PRECISO COMPRAR UM VINHO TINTO SECO PARA UMA AMIGA, NÃO ENTENDO DE VINHOS , ME INDIQUEM UM SABOROSO.
janeiro 4, 2019
Katia, tudo bem?
Navegando nos nossos conteúdos de vinhos você acha várias dicas para escolher um de acordo com o gosto da sua amiga! Acesse: https://content.paodeacucar.com/categorias/vinhos
janeiro 9, 2019
Gosto muito da Merlot. (Ainda não tive o prazer de conhecer todas)
Apesar de ser um entusiasta recente dos vinhos, quanto mais conheço, mais me apaixono!! Tenho aprendido bastante com a Mikaela Paim, uma sommeliere de primeira linha! Obrigado por toda informação, bons goles e saúde!
janeiro 9, 2019
Que bom ouvir isso de você, Jonathan! Saúde! 🙂
abril 10, 2019
Carménère Meu preferido e um dos únicos que não me causam Enxaqueca. De preferencia o Tamaya Reserva. AMO DE PAIXÃO. Delicioso. Porem, muito difícil de encontrar. Compro com representantes. Uma Pena os Hipermercados e delicatessen nao venderem este Vinho.