Verão no Brasil é sinônimo de temporada de férias escolares por aqui. Isso significa que as ruas das cidades – e principalmente as praias – estão tomadas por crianças e suas famílias que buscam descansar e se divertir nesse período de folga.

Se você é da turma que não abre mão de uma praia com seus filhos nessa época do ano, é importante estar atento para garantir essa diversão com muita segurança. Que tal conferir alguns cuidados que você precisa ter para curtir a praia com crianças?

praia com crianças - texto

Muita atenção com o sol

O sol é o grande personagem do verão, afinal ele pode ser o herói ou o vilão da nossa relação com essa estação do ano. Para ir a praia com crianças é preciso ter atenção a alguns cuidados básicos com os raios solares, que podem causar quadros de insolação e até mesmo queimadura.

Para isso, além do protetor solar ideal, sempre leve na bolsa dos pequenos uma muda de roupa que possa molhar, chapéu, óculos escuros e chinelos. Garanta que eles sempre estejam protegidos.

Tenha a bolsa cheia de brinquedos

Crianças precisam de entretenimento, especialmente quando estão de férias. Elas não vão querer ficar apenas sentados abaixo da barraca contemplando o mar e o sol, não é mesmo? Por isso, sempre garanta que sua bolsa esteja cheia de brinquedos para que eles possam se divertir ao ar livre, na areia ou dentro da água.

Baldinhos de areia, frescobol, bolas de vôlei e futebol, barcos infláveis, pranchas de surf e muitos outros itens podem ser indispensáveis para a diversão dos pequenos na praia.

Cuidado com a alimentação

Não se esqueça da frasqueira de comida quando o assunto é ir para a praia com crianças! Além das bebidas refrescantes, tenha sempre uma boa opção de lanchinhos que vão controlar o apetite dos pequenos até a hora de fazer uma refeição completa.

Fique sempre alerta

Praias são alguns dos locais mais perigosos para crianças quando o assunto é se perder dos pais. Por ser um local com muito espaço e um volume muito grande de pessoas, é natural que crianças percam referências visuais e se afastem dos pais na procura de voltar para suas próprias barracas.

Para evitar que isso aconteça é importante que os pais sempre estejam alertas. Além de sempre manter um olho nas crianças quando elas se afastam da barraca, outros cuidados podem ajudar:

  • Colocar uma peça de roupa chamativa nos pequenos;
  • Marcar um ponto de encontro de fácil identificação;
  • Ajudar a criança a encontrar pontos de referências fáceis para voltar para a barraca certa sempre que se afastar.

Atenção no banho de mar

Não é só na hora da brincadeira que é preciso ter cuidado com as crianças. Na hora de ir para o mar, além de garantir que sempre tenha um adulto próximo, é importante lembrar-se de colocar boias nas crianças menores e também ficar atento com a presença de águas vivas, que podem aparecer em excesso em algumas praias.

praia com crianças - brincadeira

Além desses, quais outros cuidados você vai ter para curtir a praia com crianças? Compartilhe suas dicas com a gente!