Você com certeza conhece alguém que já disse não conseguir viver mais sem sua máquina de lavar louças, não é mesmo? A praticidade de colocar tudo que está sujo na máquina que vai fazer o trabalho para você é bastante atrativa. Mas será que vale tanto a pena assim?

Vivemos cada vez mais em busca de rotinas e práticas sustentáveis para o nosso dia a dia. Será que lavar louça na máquina ajuda a economizar mais água do que lavar a mão?

lavar a louça - máquina

Máquinas têm se tornado mais eficiente ao longo dos anos

A grande maioria dos brasileiros não acredita que uma máquina de lavar louça possa ser mais eficiente que a lavagem a mão. Mas ela é a melhor opção para quem quer praticidade e economia.

As máquinas mais modernas podem gastar até 10L de água por ciclo de lavagem (valor que varia com seu volume de capacidade). Usar a torneira, mesmo que seja meio aberta, pode gastar até 120L em apenas 15 minutos de lavagem.

Além da economia de água (e, é claro, dinheiro), a máquina de lavar lhe ajuda a economizar tempo na rotina, que fica livre para outras coisas.

Água quente é o segredo do menor gasto na lavagem

O que faz a máquina de lavar louça ser mais econômica do que você é a água quente. Por usar uma água em temperatura acima dos 60°C no processo de lavagem, a máquina consegue ser mais rápida para remover gordura e resíduos das peças.

Mesmo que você lave sua louça a mão com a torneira de água quente, não conseguirá chegar a temperatura usada no eletrodoméstico.

lavar a louça - água quente

Sabão mais concentrado também ajuda na eficiência

Além da água, o sabão utilizado nas máquinas de lavar louça também ajuda a melhorar a eficiência de seu serviço. Ele é, geralmente, desenvolvido com uma fórmula mais concentrada e potente. Assim, junto com a água quente, consegue remover com mais facilidade a sujeira de louças, vidros e metais.

Dá pra ser econômico na lavagem a mão também

O grande empecilho para o uso da máquina de lavar louças é, sem sombra de dúvidas, seu valor de investimento. Por isso, se você não pode ter esse eletrodoméstico em casa, não se preocupe! É possível ser econômico também ao lavar suas louças a mão.

A melhor maneira de lavar as suas louças e economizar água é encher a pia de água, deixando a torneira fechada. Assim, você ensaboa pratos, copos, talheres e outros utensílios, usando a água armazenada na pia para enxague. Essa técnica, inclusive, é utilizada em diferentes culturas ao redor do mundo!

Com essa simples mudança, ao invés de gastar 120L de água em 15 minutos, você consumirá apenas 20L – e a natureza agradece!

lavar a louça - mão

Você costuma utilizar a máquina de lavar louça ou prefere deixar tudo limpo com as próprias mãos? Conte para a gente sua opinião sobre esse assunto!