Icaridina é um nome que, muito provavelmente, você nunca ouviu falar. Mas essa palavra vai se tornar cada vez mais comum nas estações quentes e chuvosas do Brasil.
Que tal entender o que é Icaridina e como esse composto pode lhe ajudar a cuidar da saúde nesse verão?
Icaridina: o que é isso?
Icaridina é o nome dado a uma substância que foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como eficiente na proteção contra insetos – em especial o Aedes aegypti. Por isso, ela tem sido utilizada como principio ativo de repelentes e protetores solares.
Apesar de ganhar destaque no mercado de inseticidas agora, a Icaridina é uma substância que existe desde a década de 90. Ela foi desenvolvida para combater surtos de malária na região do Amapá.
Por que a Icaridina funciona?
O sucesso da Icaridina contra insetos se deve a muitas características da substância, que permitem sua maior eficácia.
Baixa toxicidade
A Icaridina é um princípio ativo que tem baixo índice de toxicidade, não agredindo os tecidos do corpo humano. Ela nem mesmo danifica peças de roupa, plásticos e outros materiais.
Proteção prolongada
O tempo de proteção da Icaridina é uma de suas características mais importantes. Repelentes que contam com essa substância podem agir na área protegida da pele por até 10h. Esse tempo é significativamente maior do que a ação protetora de repelentes que não contam com a substância.
Vale lembrar que o tempo de eficácia do produto pode variar para mais ou para menos, de acordo com fatores externos (como aplicação correta e produção de suor).
Substância hipoalergênica
A Icaridina é hipoalergênica. Por isso o uso de produtos que contenham essa substância é permitido para adultos, idosos, gestantes e crianças de todas as idades. É importante, entretanto, conversar com seu médico sobre a aplicação de repelentes com o mesmo.
Proteção contra dengue, zika, febre amarela e chikungunya
A busca por repelentes com icaridina aumentou significativamente nos últimos anos por conta de sua eficácia na proteção contra doenças transmitidas por insetos. Dentre elas, a dengue, zika, febre amarela, chikungunya e malária podem ser combatidas com a ajuda do composto.
O uso desse tipo de repelente, entretanto, não anula a necessidade de manter outras ações de combate contra os mosquitos transmissores das doenças.
Maior área de proteção
Os produtos com Icaridina são responsáveis por desenvolver uma grande nuvem protetora em torno da área da pele em que foi aplicado. Essa nuvem se dissipa lentamente, aumentando o tempo de proteção do tecido, como também sua área protegida (cerca de 4cm).
Baixa necessidade de reaplicação
Como seu tempo de duração é prolongado, produtos com Icaridina contam com baixa necessidade de reaplicação.
Não é oleoso
Diferentemente de outros repelentes e protetores solares que contam com ação contra insetos, os desenvolvidos com Icaridina não são oleosos. Essa característica é favorável para minimizar o desconforto do uso contínuo do produto.
Você já conhecia a Icaridina e sua capacidade de agir na proteção da sua saúde? Encontre seu repelente com essa substância aqui no Pão!