Não é difícil encontrar pessoas que desejam eliminar aquela gordurinha extra da barriga, não é mesmo?

A gordura na região abdominal pode ser formada na área subcutânea, que fica abaixo da pele, e não prejudica a saúde. Por isso, o efeito é considerado estético, como os famosos culotes. Já a gordura que se forma na região visceral fica localizada no interior do abdômen, passa por atividade metabólica constante e, se existir em grande quantidade, pode prejudicar a saúde.

Então que tal descobrir quais são os fatores que influenciam a origem da gordura abdominal e como você pode eliminá-la?

perder barriga homem

Genética

Quando o assunto é saúde, dificilmente a genética fica de fora, certo? E quando pensamos em gordura não é diferente. Afinal, existem corpos que podem ser mais propícios do que outros para emagrecer ou engordar! Da mesma forma, há pessoas que podem ter mais tendência a engordar em partes do corpo que não necessariamente a barriga.

De qualquer forma, lembre-se de que a genética não é 100% determinante para o seu corpo. Então mesmo se você tiver esses genes e desejar perder uns quilinhos, existem formas de driblar isso e perder barriga!

perder barriga genética

Idade

Conforme vamos envelhecendo, o nosso metabolismo tende a diminuir. Além disso, de forma geral, é comum que nessa fase da vida as pessoas reduzam as atividades físicas. Com isso, há um maior consumo de calorias do que a queima, o que também pode influenciar o acúmulo da gordura na região abdominal.

A junção desses dois fatores pode fazer com que a massa muscular também diminua com o passar dos anos, então, a composição do corpo fica com mais gordura. Portanto, aos 50 anos você pode comer da mesma forma que aos 20, mas, ainda assim, pode acumular gordura caso não esteja queimando calorias de modo suficiente.

perder barriga idade

Estresse

Se você quer saber por que perder barriga é tão difícil, entenda que o estresse tem direta ligação com isso. Afinal, quando ficamos estressados, um hormônio conhecido como cortisol é liberado, podendo aumentar a quantidade gordura acumulada.

Então se você lida com preocupações diárias, frustrações e cobranças, não se esqueça de que esses fatores podem dificultar a perda do acúmulo de gordura na barriga, ainda que você se alimente corretamente e faça exercícios físicos.

perder barriga estresse

Sono insuficiente

A qualidade do seu sono também pode influenciar a gordura abdominal. Na fase adulta, por exemplo, é importante dormir de 7 a 8 horas por dia, favorecendo o equilíbrio do metabolismo e a disposição para o dia seguinte.

Dessa forma, pessoas que dormem pouco podem ficar mais propensas ao acúmulo de gordura na barriga, uma vez que apresentam um metabolismo mais lento.

perder barriga sono

Quais estratégias você adota no seu dia a dia para perder barriga? Dormir mais, aderir a uma alimentação saudável e equilibrada, e praticar exercícios físicos pode ser o começo para uma nova rotina de qualidade de vida! Confira também outros conteúdos com dicas saudáveis que já publicamos aqui no blog!