A corrida de rua é um dos esportes mais populares que existe. Praticada por todos os tipos de pessoas – de diferentes idades, sexo e classe social – uma vez que a corrida entra na sua rotina, é difícil viver sem ela.

Uma das coisas gostosas de começar um esporte novo é descobrir o universo dos equipamentos. . Novas tecnologias não param de surgir e as marcas estão sempre anunciando mais performance, conforto, durabilidade.

Se você está dando os primeiros passos nesse cativante universo, muito provavelmente deve saber que a escolha do tênis ideal é uma etapa essencial para obter bons desempenhos e proteger sua integridade física.

Que tal conferir algumas dicas para escolher o tênis ideal para sua corrida?

tenis ideal - escolha

Qual a função do tênis ideal na minha corrida?

Um tênis de corrida, basicamente, deve cumprir duas importantes funções:

  • Proteger os pés dos corredores;
  • Melhorar o desempenho durante o exercício.

A proteção do pé é garantida por toda a estrutura do tênis, mas especialmente por seu sistema de amortecimento, que diminui o impacto do choque do pé contra o piso. Consequentemente, a diminuição do impacto – e outros fatores como a flexibilidade e conforto do material – influenciam na melhora do desempenho do atleta.

Quais são as estruturas que devo prestar atenção em um tênis?

Toda a estrutura de um tênis de corrida é desenvolvida pensando em garantir a melhor experiência para o praticante dessa atividade. Por isso, conhecer suas funções e características é uma boa maneira de começar a avaliação do tênis ideal.

Em um tênis de corrida você encontra:

  • Cabedal: parte superior do tênis que tem como função a proteção e o conforto dos pés;
  • Palmilha: responsável por manter seu pé fixado e na postura correta dentro do calçado;
  • Entressola: estrutura que fica entre o cabedal e a sola com todo o sistema de amortecimento. Tem função de diminuir o impacto e controlar os movimentos do pé;
  • Sola: parte do tênis que tem contato com o chão e que deve, além de garantir estabilidade, fornecer tração para o atleta;
  • Sistema de amarração: garante a firmeza do pé dentro do calçado, porém sem apertar para evitar lesões;
  • Talão: parte do tênis que sustenta o calcanhar e fixa o tornozelo corretamente no calçado, garantindo passos firmes e evitando torções.

Tipo de pisada: isso influencia na escolha?

Se você já buscou por algum tipo de tênis de corrida, muito provavelmente ouviu falar sobre o seu tipo de pisada.

O formato do nosso pé pode influenciar significativamente na escolha do tênis ideal e, por isso, muitos calçados são desenvolvidos com formatos específicos para os três tipos de pisada que geralmente são observadas em corredores:

Pisada Neutra (ou normal)

tenis ideal - pisada normal

Observada em pés que apresentam arco de tamanho normal, que tem contato completo com o solo na pisada, deixando uma leve concavidade entre o calcanhar e os dedos.

Nesse tipo de pisada não se observa desvio do peso do corpo para um lado ou outro.

Pisada Supinada

tenis ideal - pisada supinada

O arco formado entre a parte interna do calcanhar e dos dedos é acentuado (quadro chamado de “pé cavo”) e faz com que a pisada force a parte externa do pé, suportando o peso do corpo durante a corrida.

Esse tipo de pisada dificulta a absorção de impacto por não permitir o contato completo do pé com o chão e, por isso, demandam tênis que auxiliam na correção do movimento e amortecem o contato com o solo.

Pisada Pronada

tenis ideal - pisada chata

Quem apresenta a pisada pronada tem um arco bem pequeno formado entre o calcanhar e os dedos, colocando praticamente toda a sola do pé no chão – quadro também chamado de “pé chato”.

Esse tipo de pisada traz instabilidade para o corredor, que compensa o desequilíbrio jogando os joelhos para dentro e sobrecarregando essa estrutura. Eles demandam tênis que, portanto, ajudem na estabilidade e maior controle dos movimentos.

Na dúvida, escolha um tênis de pisada neutra

Quando você entrar em uma loja especializada, é provável que o vendedor queira saber seu tipo de pisada. Caso ainda tenha dúvida sobre seu tipo de pisada, pense sempre em escolher um tênis de pisada neutra.

Para conhecer a forma como você aterrissa no chão quando corre, é preciso não apenas mais tempo de treino, como também testes bem específicos. Tênis neutro não tem erro: serve para todo mundo. Apenas um treinador ou profissional do esporte poderá te orientar sobre um tipo específico de calçado, que pode (ou não) corrigir um eventual desvio.

O que avaliar na hora de escolher o tênis ideal?

Portanto, além do tipo de pisada – que vai lhe ajudar a entender qual o modelo de tênis ideal para você – alguns outros detalhes podem ser essenciais na escolha do calçado mais confortável:

  • O tênis deve ficar firme e confortável, mas nunca apertado. Você deve ser capaz de deslizar os pés por dentro do calçado com facilidade.Os calcanhares devem estar firmes e bem envolvidos, mas com algum espaço para que você consiga desliza-los para fora do tênis mesmo com os cadarços amarrados. A parte de cima dos seus pés também não pode estar apertada contra os cadarços;
  • As pontas dos dedos nunca devem estar em contato com a ponta do tênis. Sempre garanta um espaço de pelo menos 1 cm entre elas;
  • Sinta firmeza no peito do pé e não pressão. Se estiver apertado demais, isso é sinal de falta de espaço;
  • Seu pé vai inchar e desinchar durante a corrida. Por isso, o calçado nunca pode estar apertado demais na hora da compra. Você precisa ser capaz de mexer seus dedos para cima e para baixo dentro do tênis;
  • O calçado deve ser capaz de dobrar na região em que seu pé também dobra. Por isso, sua estrutura não deve ser muito rígida;
  • A parte de trás do tênis deve ser macia para evitar bolhas;
  • Prefira calçados mais leves para tornar a passada mais fácil;
  • Faça um pequeno trote com o tênis que pretende levar ainda na loja, para observar como seu pé se comporta com ele;
  • Cuidado com os modismos. Já passamos pela onda dos minimalistas (com solado bem fino e baixinho) e dos maximalistas (com bastante amortecimento e solados altos), e experimentamos muitos tipos de materiais. O que define o tênis ideal são as características de cada corredor, por isso é preciso testar o calçado.
  • Sentiu algum desconforto no momento de testar o tênis? Lembre-se que ele vai aumentar durante a corrida. Por isso, descarte o calçado caso não esteja 100% confortável com ele.

tenis ideal - proteção

Posso ter mais de um tipo de tênis?

Com o tempo, você vai perceber suas necessidades com relação ao tipo de calçado e assim será capaz de escolher modelos mais específicos de tênis para seus treinos. O importante é estar atento ao seu corpo, a como ele está se adaptando à sua rotina de corrida.

Converse sempre com um treinador sobre como está se sentindo. Aos poucos você vai se conhecer muito melhor! Neste momento, pode ser legal ter mais de um par de tênis, de perfis diferentes. Assim, você não “vicia” os seus pés e trabalha toda a musculatura deles, tornando-os mais fortes e versáteis na corrida.

Vale lembrar que um bom tênis de corrida, utilizado com frequência nos seus treinos e provas, tem seis meses de vida útil (ou cerca de 700km corridos). Por isso, para um praticante regular, a troca do tênis de corrida é um hábito recorrente.

O seu tênis novo também precisa ser amaciado antes de um treino mais longo ou uma prova. Por isso, opte por estreiá-lo aos poucos, fazendo treinos curtos para que sua estrutura se ajuste ao seu tipo de pisada e formato de pé. Dessa maneira, ele ficará mais confortável para as corridas mais intensas e longas.

Encontrou o tênis ideal para sua corrida? Conte para a gente como você tem se preparado para seus treinos e provas!