A vodka é um dos destilados mais populares (se não o mais popular) do mundo. Os primeiros registros dessa bebida foram encontrados na Polônia, como uma água destilada de grãos. Essa água era usada para tratar a pele do homem no pós-barba.
Na Rússia, entretanto, foi que o consumo da bebida se popularizou. O teor alcoólico alto conquistou boa parte da população que buscava por alternativas para se manter quente no rigoroso inverno do país.
Hoje a vodka é um importante produto de exportação dos dois países, sendo desenvolvida também em outros cantos do mundo. Mas, com tantas opções de vodka por ai, você sabe como escolher a sua? Nesse artigo, compartilhamos algumas dicas!
Do que é feita a vodka?
A Vodka é uma bebida produzida em um método básico de fermentação e destilação de grãos, raízes, tubérculos e outros alimentos. Esses alimentos podem ser o arroz, milho, trigo, a batata e até mesmo a beterraba ou a uva.
O processo de destilação da vodka pode ser repetido cerca de três vezes ou mais. Essa, inclusive, é uma informação usualmente destacada no rótulo. Acredita-se que quanto mais vezes a bebida é destilada, mais clara e suave ela será. Vale lembrar também que é importante observar a qualidade da água utilizada em sua preparação. Quanto mais pura e de qualidade, maior a chance de desenvolver uma bebida ainda mais gostosa de saborear.
Depois de destilar, a vodka é filtrada e está praticamente pronta para beber. Nenhum processo de envelhecimento da bebida é necessário.
As vodkas mais baratas são geralmente produzidas com uma combinação de grãos, cereais e outros ingredientes. As de maior qualidade costumam fermentar e destilar apenas um único ingrediente em água.
Qual o sabor da Vodka?
De maneira geral, podemos dizer que o sabor de uma vodka muda muito pouco entre diferentes preparações. O que distingue uma bebida de outra é a sua sensação e textura quando saboreada.
Algumas vodkas podem parecer mais oleosas, enquanto outras passam uma sensação de frescor. A sensação de queimação na língua também é um fator que diferencia as bebidas. Para perceber essas discretas diferenças, inclusive de aromas, é preciso ter “rodagem”. Isso significa já ter provado diferentes tipos dessa bebida ao longo da vida.
As vodkas saborizadas são outras opções disponíveis no mercado para quem quer consumir essa bebida. Elas são produzidas com um método tradicional de infusão de ingredientes em uma vodka já pronta. Esses ingredientes podem ser frutas, ervas, condimentos e vegetais, que trazem sabor para a bebida.
O que preciso saber para escolher minha vodka?
Para escolher a vodka que você vai consumir – ou levar para a casa – algumas dicas podem te ajudar:
- O preço da vodka reflete em sua qualidade. Quanto mais barata, menos processos de destilação e purificação ela passou. Por isso, caso esteja em busca de um rótulo de qualidade, o preço pode te ajudar a escolher uma opção melhor;
- Se você vai usar a vodka como ingrediente de uma receita de coquetel, prefira rótulos que não são muito caros. A mistura com outros ingredientes ajuda a mascarar características que seriam percebidas caso você consumisse a bebida pura;
- Observe o número de vezes que a bebida foi destilada. Quando esse número é alto, geralmente ele é apresentado no rótulo como uma medida de qualidade e pureza;
- Observe também quais ingredientes foram usados na preparação da vodka. Ela foi preparada com um mix de grãos e cereais ou apenas com a fermentação de um único produto? Prefira sempre as opções feitas a partir de ingredientes únicos;
- Rússia e Polônia são as terras das vodkas e por isso você sempre vai encontrar opções interessantes dessa bebida vindas desses países. Mas não significa que não existam outras boas vodkas produzidas ao redor do mundo. Os Estados Unidos, Suécia e a França têm se destacado também nesse mercado;
- Se você gosta de vodka, sempre procure provar novas marcas para desenvolver seu conhecimento sobre a bebida.
–
Você tem uma vodka favorita? Consegue descrever as principais diferenças entre os rótulos que já consumiu? Conte para a gente sua experiência sobre o assunto!