O açúcar é um ingrediente que, para muitos, é indispensável na cozinha.  Entretanto, existem vários tipos de açúcar disponíveis no mercado, que atendem a várias demandas culinárias e nutricionais diferentes.

Mas qual açúcar levar para a casa? Nesse artigo, apresentamos os principais tipos de açúcar do mercado. Aprenda a escolher o seu!

Açúcar refinado

tipos de açúcar - refinado

Muito provavelmente o tipo de açúcar mais popular da culinária, o açúcar refinado é também o que você vai encontrar com maior facilidade no mercado. Sua principal característica são seus grãos bem finos, brancos e pequenos, deixando-os mais fáceis de misturar e diluir em bebidas e receitas.

O processo para deixá-lo refinado faz com que ele seja considerado a versão mais “pura” de açúcar do mercado e, por isso, rapidamente absorvido pelo organismo humano.

Açúcar cristal

tipos de açúcar - cristal

Opção tão popular quanto o açúcar refinado, o cristal é um açúcar também de rápida diluição, mas que tem os cristais um pouco maiores e mais transparentes (ou amarelados).

Ele é dissolvido (e absorvido pelo corpo) mais lentamente que o açúcar refinado, mas conta com praticamente as mesmas características nutricionais do mesmo, sendo usado para adoçar receitas e também para fins decorativos.

Mascavo

tipos de açúcar - mascavo

O açúcar mascavo é aquele de coloração marrom, bem diferente dos tradicionais que costumamos utilizar nas nossas receitas. Ele é extraído diretamente da cana-de-açúcar e não passa por um processo de refinamento, preservando seus valores nutricionais (como concentração de minerais) e seu sabor, que é muito parecido com a rapadura.

Ele é considerado um açúcar de absorção mais lenta pelo organismo humano, exatamente por que não é refinado e por isso também é classificado como “mais saudável” por profissionais da saúde.

Demerara

tipos de açúcar - demerara

O açúcar demerara é uma versão do mascavo que passa por um processo discreto de purificação refinamento, porém mantendo os valores nutricionais do ingrediente que é extraído da cana-de-açúcar.

Por muito tempo ele foi utilizado em receitas doces sofisticadas, por conta de seu valor elevado. Entretanto, ele se tornou um dos queridinhos de quem procura um sabor mais ameno para adocicar suas receitas, porém com boa qualidade nutricional.

Light

tipos de açúcar - light

Você provavelmente já ouviu falar do açúcar light, certo? Esse tipo de açúcar é a versão do açúcar refinado que é misturada com um percentual de adoçantes, para manter seu poder de adocicar receitas, mas reduzir o valor calórico do mesmo.

Vale lembrar que o açúcar light não é uma versão isenta de calorias, mas sim aquela que oferece um valor calórico menor em uma mesma porção de açúcar refinado. Por isso, esse é o açúcar favorito de quem pretende reduzir a ingestão calórica, mas não quer abrir mão do sabor adocicado.

Açúcar de confeiteiro

tipos de açúcar - confeireiro

O açúcar de confeiteiro é aquele utilizado para preparações culinárias e confeitarias, como doces em grandes porções, coberturas, glacês e chantilly. Sua principal característica são os grãos ultrafinos, que permitem uma mistura mais eficiente e rápida do ingrediente com as receitas.

Seu processo de refinamento é bastante sofisticado, para conseguir criar esses microcristais de açúcar, deixando-o com o aspecto bem branco e muito parecido com talco. Por isso também ele é muito utilizado para fins decorativos em doces.

Orgânico

tipos de açúcar - orgânico

O açúcar orgânico caracteriza, na verdade, a forma de produção desse ingrediente. Produtos orgânicos são aqueles produzidos de maneira sustentável, de acordo com regras e regulamentações específicas que garantem a preservação dos recursos utilizados para seu desenvolvimento. Por isso, são livres de agrotóxicos e de componentes químicos artificiais.

Exatamente por conta de sua forma de produção é que ele apresenta grãos mais “inteiros”, muito parecidos com o mascavo na coloração e sabor. Mas vale lembrar que nem todo açúcar mascavo é um açúcar orgânico, ok?

Cada tipo de açúcar conta com uma utilização e características específicas. Para fazer o uso correto desses ingredientes na sua alimentação, não deixe de se consultar com um médico e nutricionista, garantindo saúde e sabor sempre!

Qual açúcar você costuma ter em casa? Conte para a gente!