Embora também assuma o papel de ajudar na limpeza de casa, como ao eliminar odores e gorduras, o vinagre tem como função principal a presença na culinária. Seja para oferecer mais sabor à comida ou preservar alimentos em conserva, o condimento pode apresentar ingredientes variados em sua composição. Que tal conhecer alguns tipos de vinagre para introduzir no seu dia a dia?
Ingrediente culinário com propriedades benéficas
A história do vinagre remonta há 8000 anos, quando descobriram que, com a ação de bactérias capazes de produzir ácido acético, ocorreu a formação do ingrediente pela fermentação do álcool etílico.
Conhecido por ser usado como tempero de saladas, molhos, carnes etc, o líquido ácido é produzido a partir das fermentações alcoólica e acética. Enquanto na primeira leveduras transformam o açúcar de algum alimento in natura ou ingrediente que o possua em álcool, na segunda, as bactérias acéticas transformam esse álcool em ácido acético (também chamado de ácido etanoico ou, em linguagem popular, vinagre).
Esse vinho azedo tem substâncias antioxidantes e pouca quantidade de calorias. Vale saber, inclusive, que o “pai da Medicina”, Hipócrates, o utilizava como medicamento para o tratamento de doenças. Em uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis, o vinagre pode oferecer alguns benefícios à saúde, como ao ajudar:
- Na melhora da digestão;
- No controle do açúcar no sangue e níveis colesterol;
- Na prevenção de inflamações no intestino.
Tipos de vinagre para usar no dia a dia
O vinagre, eventualmente, pode ser aromatizado (temperado). Além disso, podem existir diversos outros tipos de vinagre, já que esse condimento tem como matéria-prima alimentos e bebidas.
Vinagre de álcool
O vinagre de álcool, como o próprio nome diz, é originado a partir da fermentação de álcool etílico proveniente da cana-de-açúcar.
Tem sabor intenso e cor transparente, apesar de poder apresentar também caráter colorido com corantes e aromatizado com frutas e ervas. Seu uso é mais voltado a conservas, higiene de frutas e legumes, e tempero de carnes e saladas, embora também se mostre uma boa opção como produto de limpeza para casa.
Vinagre aromatizado
O vinagre aromatizado pode ter em sua composição especiarias, ervas, frutas e outros condimentos. Seu uso é mais frequente em molhos de saladas e também sobremesas.
Vinagre de arroz
O vinagre de arroz é feito a partir da fermentação do arroz. Por isso, é um dos tipos de vinagre que não apresentam sódio em sua composição, além de conter antioxidantes e aminoácidos.
Presença frequente em pratos da culinária oriental, como chinesa e japonesa, ele pode ser produzido com grãos de arroz variados: branco, preto e vermelho. Tem características mais suaves e neutras, embora possa apresentar um leve toque agridoce.
Vinagre balsâmico
O vinagre balsâmico tem como matéria-prima a uva. Portanto apresenta antioxidantes em sua composição, responsáveis por proteger o organismo contra radicais livres.
Um dos tipos de vinagre mais famosos, ele tem como características a coloração escura, o sabor adocicado, o aroma amadeirado e a textura encorpada. Harmoniza muito bem com entradas, carnes, molhos, peixes, sobremesas e vegetais.
Vinagre branco
O vinagre branco é um dos tipos de vinagre mais populares. Tendo sua origem a partir da fermentação de cereais, ele aparece como tempero e higienizador de frutas e legumes na culinária, assim como opção de produto de limpeza.
De caráter puro, tem sabor azedo e picante.
Vinagre de frutas
O vinagre de frutas pode ser elaborado a partir da fermentação de frutas diversas, como abacaxi, framboesa, jabuticaba, kiwi, laranja, manga, maracujá, tangerina, entre outras.
Fonte de antioxidantes, minerais e vitaminas, o que pode fortalecer e ajudar no bom funcionamento do organismo, ele é comumente utilizado como tempero de pratos diversos.
Vinagre de maçã (vinagre de sidra)
O vinagre de maçã, ou vinagre de sidra, tem como matéria-prima a sidra, que é o suco fermentado da maçã. Além de ser um dos tipos de vinagre menos ácidos, ele também é conhecido por apresentar bastante quantidade de nutrientes da fruta, como antioxidantes.
Geralmente utilizado em conservas, molhos, pratos agridoce e saladas, tem coloração amarela/castanha, aroma frutado e sabor suave.
Vinagre orgânico
O vinagre orgânico, como o nome antecipa, é um vinagre feito com alimentos livres de agrotóxicos e provenientes de agricultura sustentável.
É mais saudável do que os demais tipos de vinagre e contém grande quantidade de nutrientes.
Vinagre de vinho
O vinagre de vinho pode ser produzido a partir de vinho tinto ou branco. O primeiro geralmente é mais utilizado com carnes e pratos marinados, e pode alterar a cor dos alimentos. O segundo, por sua vez, aparece mais na combinação com saladas, legumes e peixes.
Ambos têm sabor mais frutado, adocicado e suave. Eles também contêm antocianinas, compostos antioxidantes que atuam contra radicais livres e que podem ajudar a prevenir doenças.
–
Você já conhecia todos esses tipos de vinagre? Quais os que mais usa no dia a dia? Confira também 12 truques para se sair bem na cozinha que publicamos no Blog do Pão!