Cozinhar é uma deliciosa arte que nem todo mundo tem tanta facilidade para executar no dia a dia da melhor maneira. Quem não tem intimidade com a cozinha, pode perder muito tempo preparando pratos básicos e simples.

A boa notícia é que você não precisa ser um especialista em culinária para poder executar bons pratos com eficiência e praticidade. Separamos alguns truques de cozinha que vão lhe fazer se sentir como um chef de primeira na sua próxima aventura culinária!

truques de cozinha - alho

1-    Tire o cheiro de alho das mãos

Não tem nada mais desagradável do que ter que picar um dente de alho e ficar com o cheiro desse alimento impregnado na mão pelo resto do dia, não é mesmo? Mas nada de correr para o banheiro e esfregar as mãos com sabão e água para tirar o odor do alho!

Tudo que você precisa para limpar é uma torneira aberta com água corrente. Coloque as mãos sob a água, sem esfregar, deixe suas mãos lá por alguns segundos e pronto! O cheiro vai embora rapidinho.

2-    Frite fatias de bacon no micro-ondas

Fritar uma irresistível fatia de bacon para colocar no hambúrguer ou na receita que você preparou pode ser um caos se você não tem um bom sistema de exaustão na sua cozinha. Que tal evitar que a fumaça e a gordura se espalhem por sua casa com a ajuda do seu micro-ondas? Veja como é simples:

  • Forre um prato com uma ou duas folhas de papel toalha;
  • Selecione as fatias de bacon que você vai fritar e coloque no prato;
  • Cubra com mais uma folha de papel toalha;
  • Leve ao micro-ondas por cerca de 2 minutos;
  • Adicione mais 30 segundos se necessário.

Sua fatia de bacon vai ficar crocante e sequinha em tempo recorde – e sem sujeira!

3-    Corte os tomatinhos cereja com a ajuda de um prato

Precisa cortar um grande volume de tomates cereja para sua receita? Tudo que você precisa é de dois pratos e uma faca bem afiada. Posicione os tomates em um prato e coloque o outro sobre a porção que você vai cortar. Segure bem o prato superior com uma das mãos e com a outra, bem lentamente, utilize a faca para cortar os tomates ao meio.

Pronto! Você tem uma porção de tomates cereja partidos ao meio em menos de um minuto.

4-    Congele suas ervas nas formas de gelo

Para ficar mais eficiente na hora de cozinhar um molho, uma sopa ou outros pratos semelhantes, uma boa ideia é preparar mini porções de ervas e azeite congeladas para usar toda vez que for para a cozinha.

Use uma forma de gelo e coloque, em cada cubinho, um pouco de azeite, suas ervas favoritas para cozinhar (orégano, manjericão, salsa e outras) e leve para a geladeira.

Assim, quando precisar preparar alguma receita, tudo que você precisa fazer é tirar a forma da geladeira e colocar na panela. A mesma estratégia funciona bem com vinhos!

5-    Não tem rolo de massa na cozinha? Use uma garrafa cheia!

Não é todo mundo que tem, hoje em dia, um rolo de massa na cozinha. Mas quem disse que você precisa dele? Quando precisar abrir uma massa, basta pegar uma garrafa de vidro (de vinho, água ou outra bebida), passar um pouco de farinha em sua superfície e usar como se fosse um rolo.

Viu como é simples?

6-    Sempre congele a água de cozimento dos legumes

Cozinhou legumes em casa? Nunca jogue a água de cozimento fora, afinal, você sempre pode utilizá-la para enriquecer outras receitas, diminuindo inclusive o uso de temperos prontos.

Se você não tem uma receita para utilizar essa água de imediato, use a mesma técnica de congelamento em cubos de gelo e retire do congelador quando precisar dela.

truques de cozinha - vegetais

7-    Errou no sal no molho ou na sopa? A batata pode te ajudar!

Quem nunca preparou aquele delicioso molho ou uma sopa e, na hora de temperar, errou a mão no sal? Não precisa se desesperar! Para corrigir o excesso de sal, basta colocar na panela meia batata descascada crua e deixá-la agir por alguns minutinhos.

Esse legume age como uma esponja, que puxa o sal em excesso e corrige o tempero para seu prato ficar bem saboroso!

8-    Descasque o tomate sem ter trabalho

Descascar tomates é uma tarefa muito complicada, não é mesmo? Mas você sabia que para torná-la prática, basta levar os tomates para uma panela com água fervente por cerca de cinco minutos? O resultado é que as cascas se soltam com muita facilidade uma vez que você tira os tomates da água!

9-    Desfie o frango grelhado em alguns minutos

A sua receita pede uma porção de frango desfiado? Não tem problema! Veja como é fácil prepará-lo:

  • Cozinhe o frango na panela de pressão;
  • Tire do fogo e deixe esfriar;
  • Sem remover a tampa, chacoalhe bem a panela;
  • Quando você abrir, ele estará praticamente todo desfiado e pronto para usar!

10-    Use leite em pó para acertar no purê

Nem sempre a gente consegue acertar o ponto ao fazer um purê de batatas ou de outro ingrediente. Se o seu purê ficou muito aguado, existe uma maneira simples de recuperá-lo. Basta usar um pouco de leite em pó, misturar um pouquinho e observar a melhora da consistência.

O ingrediente ajuda a devolver um pouco de cremosidade para esse tipo de receita!

11-    Prepare um arroz soltinho

Quem não adora um arroz soltinho? Mas se você já tentou preparar uma porção de arroz, sabe o quão desafiador pode ser deixar os grãozinhos secos e bem separados, não é mesmo?

O segredo de um bom arroz soltinho é, no momento do preparo, colocar algumas gotas de suco de limão na água que você vai usar para cozinhar. A acidez do limão ajuda a deixar a mistura de arroz e água menos pastosa, permitindo que o grão absorva melhor o líquido e fique macio e soltinho.

12 –    Faça gelos cristalinos

Que tal servir copos de sucos ou drinks com aqueles gelos cristalinos iguais aos usados em bares e restaurantes? Para isso, basta ferver a água que será colocada na forma de gelo, antes de levá-la ao congelador.

O processo de ebulição da água remove as bolhas de ar, que deixam o gelo com aquele aspecto fosco que nem todo mundo gosta.

truques de cozinha - gelo

Essas são apenas alguns truques de cozinha simples, mas que vão te fazer sentir como um chef profissional de cozinha na hora em que for colocar a mão na massa. Conhece outros truques que não citamos aqui? Conte para a gente!