Você sabe o que é tahine? Já ouviu algo sobre essa pasta cremosa, aromática e saborosa? Ou, quem sabe, experimentou esse famoso ingrediente da culinária do Oriente Médio?
Feito de sementes de gergelim, ele é um alimento comumente incluído no preparo de receitas doces e salgadas típicas do território, como homus, babaganuche, bolos, tortas e molhos. Além disso, o tahine também pode ser consumido como tempero e acompanhamento de pães e biscoitos salgados. Que tal saber mais sobre ele?
Alimento nutritivo e com propriedades benéficas à saúde
Versátil. Essa, talvez, seja uma das definições mais indicadas para o tahine (ou taíne, tahini, tahin). Afinal, como já dissemos anteriormente, ele é um ingrediente que combina muito bem com diversos tipos pratos. Mas não pense que suas qualidades se restringem apenas à versatilidade culinária.
Também é importante saber que o tahine é rico em vitaminas E e do complexo B, proteínas e minerais, como cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio e zinco. Seguindo a orientação de um nutricionista, e em uma rotina com hábitos saudáveis e equilibrados, ele pode:
- Ajudar a manter o tônus muscular e ganhar massa magra;
- Auxiliar o controle do diabetes e peso, promovendo sensação de saciedade;
- Conservar a vitalidade dos cabelos, unhas e pele, protegendo-a contra o envelhecimento precoce;
- Melhorar a saúde óssea e cardiovascular;
- Reduzir o risco de anemia e câncer.
Pasta árabe cremosa e de sabor único
O tahine geralmente é feito a partir de sementes de gergelim descascadas, moídas e tostadas. Porém, ele também pode ser elaborado com sementes cruas – o que torna a pasta mais saudável, já que há menos gorduras em sua composição.
De textura oleosa, o alimento pode ser utilizado no lugar da manteiga ou pasta de amendoim. Também vale lembrar que sementes com cascas são mais difíceis de serem moídas, o que acaba influenciando na textura do ingrediente. E não se esqueça de que o tipo de semente usado no preparo do ingrediente pode interferir no sabor apresentado.
Caso a receita leve gergelim branco, por exemplo, o paladar terá traços mais amendoados. Já se a pasta contiver sementes pretas, seu caráter será mais amargo.
Inclua o ingrediente nas suas receitas
Se você acha que fazer tahine em casa é uma missão impossível, bem… você está enganado. Afinal, além de ser uma receita bastante simples, fácil e rápida, os ingredientes necessários para ela são apenas três.
Faça tahine com sementes de gergelim, óleo e sal
Primeiro, você deve separar uma xícara de sementes de gergelim preferencialmente descascadas, duas a quatro colheres de sopa de óleo com sabor neutro (uva, canola ou azeite leve), e uma pitada de sal.
Depois, coloque as sementes para torrar entre três e cinco minutos em uma panela em fogo médio, sempre mexendo. Só tenha cuidado para elas não queimarem, ok? Sua coloração tem de ser bem clara, e não marrom. Lembre-se de transferi-las para um recipiente e esperar esfriarem.
Por fim, coloque as sementes em um processador e triture-as até terem aspecto de farofa. Adicione o óleo e moa mais a mistura entre dois e três minutos. Sua consistência deve ser macia (caso contrário, processe mais um pouco com mais óleo). Tempere com sal a gosto e mexa pela última vez.
Viu como é fácil? Para conservar o tahine, armazene-o em geladeira por um mês.
–
Agora que você sabe o que é tahine e muito mais sobre esse alimento árabe, confira a receita de Falafel Rosa com Homus e Molho de Tahine que publicamos aqui no Blog do Pão!