Um dos diferenciais da culinária francesa é a sua capacidade de unir sofisticação e equilíbrio de sabores em suas receitas, e a quiche lorraine é um exemplo clássico disso. De sabor delicado, textura cremosa e base crocante, essa torta salgada combina com qualquer tipo de ocasião, desde um brunch a um almoço leve, podendo também ser servida em um jantar, ao lado de uma taça de vinho branco.
Confira com a gente a origem dessa receita, qual é a diferença entre quiche e torta, os ingredientes clássicos utilizados para o preparo da quiche lorraine, o passo a passo para você fazer em casa e as variações deliciosas, inclusive vegetarianas, para deixar o prato ainda mais saboroso e especial! Vamos lá?
Origem da receita da quiche Lorraine
A quiche lorraine surgiu na região da Lorena, no nordeste da França, durante a Idade Média. Originalmente, a receita era recheada com creme feito de leite, ovos e bacon defumado. Com o passar do tempo, foi adicionado o queijo ao prato e hoje é comum que seja acrescido também todo tipo de ingrediente, deixando a refeição ainda mais saborosa.
Diferença entre quiche e torta
Embora muita gente confunda quiche com torta salgada, existem diferenças importantes entre as duas. A quiche, por exemplo, tem origem francesa e é feita com uma massa mais leve e amanteigada, geralmente sem fermento. E o seu recheio é composto por uma base cremosa de ovos e creme de leite, que pode ser enriquecida com queijos, vegetais ou carnes.
Já a torta salgada é mais popular no Brasil e possui uma massa mais firme, muitas vezes feita com óleo, leite e fermento, ou até mesmo com massa folhada. O recheio da torta não depende de uma base líquida para firmar. Ele costuma ser mais denso, com ingredientes como frango desfiado, legumes refogados ou carne moída.
Ingredientes da receita tradicional da quiche lorraine
Quer experimentar esse prato tipicamente francês na sua casa? Oui, por que não? Então acompanhe com a gente o passo a passo … e nos deixe saber o que você achou nos comentários, combinado?
Para a massa
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo.
- 150 g de manteiga gelada em cubos.
- 5 colheres (sopa) de água gelada.
- 1 colher (chá) de sal.
Para o recheio
- ¾ de xícara (chá) de queijo francês emmental ralado grosso.
- ½ xícara (chá) de bacon em cubos de 0,5 cm.
- 400 ml de creme de leite fresco.
- 4 ovos.
- Sal.
- Noz-moscada ralada na hora a gosto.
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
- Farinha de trigo para polvilhar na bancada.
Passo a passo para uma quiche lorraine perfeita
Ingredientes separados? Pronto, agora é hora de colocar a mão na massa. Para isso, você vai precisar separar o preparo em duas partes, para a massa e para o recheio. Veja só!
Preparo da massa
- Em uma tigela, misture a farinha com o sal.
- Junte os cubos de manteiga e misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa.
- Acrescente a água gelada aos poucos, uma colher por vez, misturando com as mãos até conseguir formar uma bola. Evite trabalhar demais a massa, assim ela fica mais crocante.
- Modele a massa em uma bola e achate levemente para formar um disco. Assim, fica mais fácil de abrir com o rolo.
- Embale com filme e leve para a geladeira por, pelo menos, 1 hora (se preferir, prepare a massa no dia anterior).
OBS: caso tenha preparado a massa no dia anterior, retire da geladeira 10 minutos antes de abrir, pois ela fica bem dura.
Preparo do recheio
- Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média) e separe uma fôrma para quiche, com fundo removível, de 24 cm de diâmetro de abertura e 22 cm de base.
- Na bancada polvilhada com farinha, abra a massa da quiche com o rolo de macarrão até formar um círculo grande o suficiente para cobrir o fundo e a lateral da fôrma. Polvilhe farinha sobre e sob a massa durante o processo.
- Enrole a massa no rolo e desenrole sobre a fôrma. Com a ponta dos dedos, pressione delicadamente a massa no fundo e na lateral da fôrma. Passe o rolo sobre a borda para cortar o excesso de massa (você pode utilizar as aparas para fazer biscoitos).
- Leve a fôrma com a massa para a geladeira por 10 minutos enquanto o forno aquece.
- Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru, para que a massa cresça de forma uniforme.
- Leve ao forno por cerca de 30 minutos para pré-assar. Enquanto isso, prepare o recheio.
- Coloque o bacon em uma frigideira e leve ao fogo médio por 3 minutos, mexendo de vez em quando, até começar a dourar. Com uma colher, transfira o bacon para um prato forrado com papel-toalha e reserve.
- Em uma tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela grande. Junte o creme de leite fresco e misture bem com um batedor de arame. Tempere com uma pitada de sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.
- Retire a massa pré-assada do forno e diminua a temperatura para 180 ºC (temperatura média). Com cuidado, remova o papel-manteiga com os grãos de feijão.
- Para rechear a quiche, coloque os ingredientes na seguinte ordem: distribua no fundo da massa o queijo ralado, os cubos de bacon e preencha com o creme de ovos. Volte a fôrma ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até a quiche inflar e ficar bem dourada.
Quiche lorraine vegetariana
Para uma versão vegetariana, basta substituir o bacon por legumes assados ou refogados, como abobrinha, espinafre, cogumelos ou tomates-cereja. É importante refogar os ingredientes para retirar o excesso de umidade e evitar que a quiche fique encharcada.
Com queijos diferentes
- Queijo minas padrão: mais leve e acessível;
- Emmental ou comté: para um sabor mais suave e derretido;
- Parmesão: para um toque mais salgado e dourado;
- Gorgonzola: para quem gosta de sabores intensos (pode ser combinado com peras, damasco ou nozes);
- Brie ou camembert: para uma versão mais sofisticada e cremosa.
Seja para impressionar os convidados em um brunch de domingo, tornar um jantar especial mais leve ou simplesmente se presentear com um prato reconfortante, a quiche lorraine é uma excelente pedida. E saiba que se você quiser achar os ingredientes certos, você consegue encontrar nas nossas lojas do Pão. É só ativar os cupons no app do Pão de Açúcar e se deliciar com todas as nossas dicas.
Bon appétit e até a próxima!