Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 40 bolinhos

bolinho de chuva - texto

Introdução

Quem nunca saboreou um bolinho de chuva que atire a primeira pedra. Essa receita tão tradicionalmente brasileira – e que tem toques de comfort food – é uma herança que herdamos da culinária portuguesa.

Podemos afirmar que os bolinhos de chuva brasileiros são a versão dos Sonhos portugueses, sem aqueles generosos recheios – e, convenhamos que eles não fazem falta alguma quando o bolinho é feito com carinho, não é mesmo?

Essa receita clássica que todos nós provamos na infância tem uma história tão gostosa quanto ela: nos dias de chuva, quando a criançada ficava em casa sem muitas opções do que fazer – já que não dava para brincar na rua –, as mães e avós adaptaram esse bolinho para preparar junto com os pequenos e, depois, adoçar a tarde!

Bebida do cozinheiro

A escolha da bebida do cozinheiro depende muito do momento do dia em que esse doce está sendo preparado. Se é pela manhã, uma boa xícara de café ajuda a manter o Chef atento à receita, durante a tarde ou noite, um copo de chá gelado pode ser uma alternativa refrescante para enfrentar o calor da cozinha.

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma vasilha, misture todos os ingredientes, adicionando por último o fermento. Em seguida, esquente o óleo em uma frigideira e, quando estiver bem quente, use uma colher de sopa para colocar a massa em pequenos pelotes.

Quando os bolinhos de chuva estiverem dourados, deixe escorrer o óleo em um papel toalha e, por fim, polvilhe com açúcar e canela. Sirva.

Harmonização

O bolinho de chuva é aquela comida que aquece o coração, além de forrar o estômago. É uma delícia no final de uma tarde chuvosa, para servir em um café da manhã ou até de sobremesa em um almoço em família.

Por isso, ele vai muito bem com uma xícara de café ou chá, um copo de leite quentinho ou, para quem quer sofisticar, um licor de sua preferência.