bolo de milho - texto

Tempo de preparo: 60 minutos

Rendimento: 16 porções

Introdução

O milho é um dos alimentos mais antigos do mundo. Seu nome é derivado de uma palavra indígena que significa “sustento da vida” – e isso diz muito sobre o que o milho é para muitas populações.

Aqui no Brasil ele é um alimento muito popular, do qual aproveitamos praticamente tudo (em alguns casos, até a folha). O bolo de milho, portanto, é uma consequência da união da cultura indígena com as tradições portuguesas que chegaram por aqui.

Bebida do cozinheiro

Já provou um suco de milho? Vale a pena a experiência para usar tudo que esse alimento tem de saboroso! Prepare um para você enquanto põe em prática a receita do bolo.

Ingredientes

Modo de preparo

Com a ajuda de um liquidificador bata todos os ingredientes, menos o fermento em pó, até conseguir uma mistura bem homogênea. Quando finalizar, adicione o fermento e misture tudo delicadamente.

Coloque os ingredientes em uma forma de bolo já previamente untada e com farinha para não grudar. Leve ao forno preaquecido a 200° e deixe assar por cerca de 40 a 50 minutos.  Observe sempre para ver se ele está bem douradinho antes de retirar.

Sirva quente.

Harmonização

A melhor combinação para uma fatia de bolo de milho é, como você sabe, um copo de café bem brasileiro. Mas se você estiver servindo essa receita em uma Festa Junina, vale abrir uma exceção para harmonizar com vinho quente ou quentão!

Veja outras receitas que já publicamos aqui no blog do Pão!